sábado, 22 de março de 2014

Confira a avaliação de Sociologia Segundo Ano (Primeiro bimestre 2014)


Avaliação de  Sociologia Segunda Série
Foto: #Agenda

- UECE recebe pedidos de isenção do vestibular 2014/2 http://abr.ai/1p83B8Z

- UNEAL divulga resultado do vestibular 2014 http://abr.ai/1p83LwU

Conteúdo Programático:
Unidade 1: Cultura e diversidade cultural

1. (UFPR 2009) A diversidade cultural que esteve presente na origem e na formação do Brasil ainda caracteriza nossa sociedade. Cite três elementos que atestam essa diversidade e comente cada um deles.

resposta da questão 1:


A diversidade cultural que esteve na origem e na formação do Brasil ainda caracteriza nossa sociedade. Cite três elementos que atestam essa diversidade e comente cada um deles.
Resposta possível: Sotaques, religião, costumes, gastronomia; que refletem a história e a influência da miscigenação.


2. (UFPR) “Uma das maiores procissões católicas do mundo, o Círio de Nazaré, em Belém do Pará, é patrimônio incontestável do Brasil. [...] A mais conhecida das procissões brasileiras é, na verdade, um conjunto de manifestações religiosas e profanas que expressam a identidade cultural do povo amazônico.”
(CARVALHO, Luciana e LIMA, Maria Dorotéa. Dias de alegria e muita fé. In: Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Ano 2, Nº 13, outubro de 2006, p. 40–41.)

As festas populares, de natureza religiosa ou secular, são um importante fator de sociabilidade.
a) Tendo como referência o exemplo do Círio de Nazaré, caracterize uma outra festa relevante na herança cultural do Brasil.


b) Comente o significado da festa selecionada no item anterior para a sociabilidade da(s) comunidade(s) em que ela ocorre tradicionalmente.

resposta da questão 2:

a) Por exemplo, o Bumba meu boi, auto popular brasileiro cuja figura central é um boi que se movimenta e dança rodeado por um grupo de vaqueiros, sendo morto e depois ressuscitado mediante o oferecimento de ouro, gado, fazenda, engenho de cana de açúcar ou moça bonita.

b) O Bumba meu boi ocorre no Brasil e em algumas poucas regiões africanas, levado por imigrantes brasileiros. A integração entre cantadores e, em especial, cantadeiras, com instrumentos próprios da manifestação, associada a apreciadores e curiosos, mantém esta manifestação do folclore brasileiro.




3. (CNDL) Observe atentamente a seguinte imagem.
Foto

Fonte: Facebook
Com base na imagem anterior, explique a importância da diversidade cultural como patrimônio comum da humanidade.


resposta da questão 3:

A cultura adquire formas diversas  através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser respeitada e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.



4. (CNDL) Observando a realidade da sociedade brasileira, dê exemplos da cultura de consumo presentes nos dias atuais.

resposta da questão 4:
Sociedade de consumo, é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada produção dos mesmos.
O conceito de sociedade de consumo está ligado ao de economia de mercado e, por fim, ao conceito de capitalismo, entendendo economia de mercado aquela que encontra o equilíbrio entre oferta e demanda através da livre circulação de capitais, produtos e pessoas, sem intervenção estatal.
Poderiam ser mencionados o consumo de bebidas (refrigerantes e alcoólicas), o consumismo desenfreado nos shoppings centers, entre outros.


5. (UFU) O respeito à diversidade cultural tornou-se consenso entre os cientistas sociais a partir dos estudos realizados em diferentes sociedades. Posteriormente tal atitude foi incorporada como um princípio por órgãos internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas). Porém, os mesmos pesquisadores concluíram também que o respeito à diferença cultural não é a forma comum de os indivíduos atuarem no cotidiano. O etnocentrismo e o racismo são atitudes recorrentes em muitas sociedades.
Qual a diferença conceitual entre racismo e etnocentrismo?


resposta da questão 5:


Etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo social sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro.
Não existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor desenvolvimento tecnológico (como, por exemplo, os habitantes anteriores aos europeus que residiam nas Américas, na África e na Oceania) se comparado a outro mas, possivelmente, é mais adaptado a determinado ambiente, além de não possuir diversos problemas que esse grupo "superior" possui.
O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.



6. (Interbits 2012) Leia o trecho da música Canto para minha morte, de Raul Seixas.
Qual será a forma da minha morte?
Uma das tantas coisas que eu não escolhi na vida.
Seixas, Raul. Canto para minha morte. In: Há 10 mil anos atrás. [LP] Philips, 1976.

Podemos dizer que a morte corresponde a um atributo universal dos seres vivos. Entretanto, há diversas formas de abordá-la. Sobre a forma como a sociologia aborda o tema, assinale a alternativa CORRETA.
a) A morte é a parte essencial da vida. Entretanto, a sociologia está comprometida em fazer com que a morte violenta deixe de existir.
b) A sociologia considera que a morte pode ser representada e compreendida de formas muito diversas, dependendo da cultura, da sociedade e da religião dos indivíduos.
c) Não é a sociologia, mas a medicina e a biologia que devem estar preocupadas com o problema da morte. 
d) A sociologia está preocupada em fazer uma catalogação dos tipos de morte humana, como o suicídio, o assassinato e o genocídio.
e) Todas as sociedades possuem medo da morte. É por isso que elas criaram a religião, que é uma forma de controlar esse medo.

resposta da questão 6:[B]
Comentário da questão:
O tema da morte não é de forma alguma uma discussão atual. Foram muitos os filósofos, historiadores, sociólogos, biólogos, antropólogos e psicólogos a discutir o assunto no decorrer da História. Isto porque a morte não faz parte de uma categoria específica; é uma questão que atravessa a história, é sobretudo uma questão essencialmente humana. Sendo assim, a sociologia considera que a morte pode ser representada e compreendida de formas muito diversas, dependendo da cultura, da sociedade e da religião dos indivíduos.




7. (UFPA)  A Cultura Popular corresponde às práticas cultivadas de maneira tradicional porque:
a) Está relacionada à tradição oral, coletiva e, muitas vezes, é marcada pela relação das pessoas com seu ambiente.
b) Atinge simultaneamente as pessoas pelos meios de comunicação eletrônica, como ocorre, por exemplo, nos programas de rádio.
c) Sua forma de difusão é a escrita, repassada de geração a geração desde tempos remotos.
d) Representa a cosmovisão das classes tradicionalmente dominantes.
e) É comercializada e consumida em larga escala devido às atuais técnicas de reprodução.


resposta da questão 7:[A]
Comentário da questão:

Cultura popular, cultura de massa .Estão relacionadas - Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa.
A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, etc.




8. (UEL)  Leia o texto a seguir.


Kino ouviu a leve batida das ondas da manhã na praia. Como era bom... Tornou a fechar os olhos para escutar a música dentro dele. Talvez só ele fizesse isso, talvez todos os homens da sua raça também fizessem. Tinham sido em outros tempos grandes fazedores de cantigas, de modo que tudo o que viam, pensavam, faziam ou ouviam virava cantiga. Era assim havia muito, muito tempo. As cantigas haviam ficado e Kino as conhecia, mas não havia cantigas novas. Não era que não houvesse cantigas pessoais. Naquele momento mesmo, havia na cabeça de Kino uma cantiga clara e terna e, se ele pudesse dar voz aos seus pensamentos, iria chamar-lhe a Cantiga da Família.
(STEINBECK, J. A Pérola. São Paulo: Circulo do Livro, p. 8.)
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
a) A cultura se mantém pela tradição, contudo ela pode ser continuamente recriada com a finalidade de exprimir as novas realidades vividas por indivíduos e grupos sociais.
b) A cultura herdada torna-se desnecessária à medida que os anos passam, sendo, portanto, salutar que os homens do presente esqueçam seus antepassados.
c) A música é o ponto de partida da formação de um povo, pois é a partir do momento em que os homens compõem e transmitem sonoramente suas ideias que passam a ter cultura.
d) São indivíduos isolados cujos valores se desenvolvem com independência em relação à base material que têm diante de si que constituem o ponto de partida para a formação da cultura de um determinado povo.
e) Certas raças não conseguem se desenvolver culturalmente, razão pela qual se limitam a exprimir sua história pela música em vez de o fazerem pela linguagem.

resposta da questão 8:[A]
Comentário da questão:
A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.



9. (CNDL) Observe os quadrinhos a seguir.
Foto: www.facebook.com/tirasarmandinho

Créditos: beckilustras@gmail.com
No último quadrinho a fala da personagem Armandinho expressa:

a) etnocentrismo
b) relativismo cultural
c) intolerância religiosa
d) desprezo à pluralidade cultural
e) aversão à diversidade cultural


resposta da questão 9:[B]
Comentário da questão:
A reação da personagem Armandinho denota respeito diante do posicionamento antagônico de seus amigo acerca de questões religiosas conflitantes.

10.  (ENEM) Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?


a) Cristo Redentor.            
b) Pelourinho.                    
c) Bumba-meu-boi.            
d) Cataratas do Iguaçu.      
e) Esfinge de Gizé.             


resposta da questão 10:[C]
Comentário da questão:
Segundo o texto da UNESCO, por cultura não se entende apenas o plano concreto, como o Cristo Redentor ou a Esfinge de Gizé, mas também o imaterial, que inclui crenças e idéias. O Bumba-meu-boi, de tantas variantes regionais, pode assim ser visto como um aspecto cultural brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário