sábado, 22 de março de 2014

Confira a avaliação de Sociologia 3º ano (Primeiro bimestre 2014)


Avaliação de Sociologia Terceira Série
Conteúdo Programático:
Unidade 1: Globalização
Foto: Qual é o correto?
(a) O professor se dirigiu a você
(b) O professor se dirigiu à você

Descubra com os "sete grandes pecados" da crase: http://bit.ly/1fPWFMe

1. (PITÁGORAS) Diferencie a economia especulativa de economia real e dê exemplo para cada um dos casos.

resposta da questão 1:
A economia real é aquela que se refere diretamente ao cidadão comum, aquele que compra no crediário, que viaja, que compra comida, lazer e transporte, ou seja, sua subsistência. A crise atingiu a todos na rede econômica, da produção ao consumidor. A economia especulativa refere-se ao âmbito das bolsas de valores, do mercado virtual, em que se joga com probabilidades que podem ou não dar certo.


2. (PITÁGORAS) Argumente e relacione: pobreza, fome, crise dos alimentos e reforma agrária.

resposta da questão 2:
Pensando em rede, observamos que Pobreza, Fome, Crise dos alimentos e Reforma Agrária encontram-se interligados tanto como causa dos problemas, como soluções destes. A reforma agrária torna-se necessária para solucionar a crise de alimentos, como também para contribuir para a erradicação da pobreza e, consequentemente da fome.



3. (PITÁGORAS) Observe os dados da FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – e responda ao que se pede:
·    25 mil pessoas morrem, a cada dia, em consequência da fome e da pobreza.
·    854 milhões de pessoas não têm comida suficiente: número maior do que as populações dos Estados Unidos, Canadá e União Europeia.
·   820 milhões de pessoas, nos países em desenvolvimento, passam fome. Dessas, uma em cada quatro vive na África subsaariana.
·    524 milhões de famintos do mundo vivem no sul da Ásia – mais do que as populações da Austrália e dos Estados Unidos.
·   Na década de 1990, a pobreza caiu 20%. Mas o número de pessoas famintas aumentou para 18 milhões.
·   Mais de 60% das pessoas cronicamente famintas são mulheres.
·   200 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade sofrem de má nutrição aguda ou crônica.
·  Cada ano morrem mais de 5 milhões de crianças de subnutrição e deficiências de vitaminas e minerais essenciais.
Diante dos dados apresentados e junto com seus conhecimentos, explicite maneiras de solucionar o problema da fome no mundo.

resposta da questão 3:
Resposta pessoal. O aluno deve apresentar uma argumentação coesa e fundamentada nos dados expostos no enunciado da questão.


4. (PITÁGORAS) Observe a charge a seguir
Explique qual é a crítica apresentada nessa charge.

resposta da questão 4:
Enquanto o problema da crise de alimentos preocupa a população mundial, os países mais ricos estão preocupados apenas com seus próprios desperdícios.


5. (PITÁGORAS) Defina o que é globalização econômica e cultural.

resposta da questão 5:
Com o termo globalização, indica-se um fenômeno econômico complexo em razão do qual o mundo todo é / poderia ser / deveria ser um mercado único, no qual se trocam mercadorias - ou seja, bens financeiros, bens reais e serviços - de acordo com o mecanismo da demanda-oferta e a fixação de preços no ponto em que essas variáveis se cruzam. 
A globalização cultural, no Brasil, teve na programação dos canais de televisão e, principalmente, na internet papel decisivo para a reconstrução cultural dos nossos hábitos. Mesmo que a maioria da população ainda não tenha acesso à intenet, a transformação dos hábitos se generaliza pela sociedade. Com isso, não se veem mais diferenças regionais e locais tão significativas. As pessoas vestem as mesmas marcas, comem os mesmos sanduíches, falas as mesmas gírias, comentam os mesmos programas e notícias... Internet, Google, Youtube, Facebook, Twitter, Skype interligam as pessoas em todos os cantos do mundo. As fronteiras internacionais caem, no mundo virtual (passa a existir um), não existem barreiras, fazemos parte do mundo globalizado. Podemos acrescentar que a globalização provocou um modo novo de pensar, em que as pessoas pensam como em rede; tudo está relacionado e interligado, mesmo para quem dela não se beneficia. 



6. (UERJ/Adaptada)
A fusão da Sadia com a Perdigão, em maio de 2009, resultou na criação da Brazil Foods, décima maior empresa alimentícia do continente americano e segunda do país.
Esse evento é decorrente de uma estratégia das grandes corporações e representa uma tendência mundial da atual fase do capitalismo.
A denominação da atual fase do capitalismo e uma justificativa para a adoção dessa estratégia estão indicadas em:
a) liberal - redução dos preços das mercadorias
b) monopolista - ampliação da participação no mercado
c) monetarista - diminuição dos custos de comercialização
d) concorrencial - aumento da escala de compras da companhia
e) nacionalista – intervencionismo estatal na economia

resposta da questão 6:[B]
Comentário da questão:


Uma das características estruturais do atual momento histórico do capitalismo é a tendência à concentração de capital em patamares inéditos nesse modo de produção. A expressão concreta dessa propensão se dá por meio das fusões e aquisições, envolvendo empresas de porte multinacional, o que resulta em corporações ainda maiores. Essa característica justifica a denominação da presente fase do capitalismo - monopolista -, na qual se verifica a formação de monopólios e oligopólios mundiais. Nesse contexto, um dos interesses estratégicos mais significativos para o processo de compra ou fusão entre grandes empresas é a possibilidade de ampliar rapidamente a sua participação no segmento de mercado no qual elas atuam.



7. (ESAF) Entre os eixos temáticos que orientam os movimentos sociais no Brasil na atualidade, um se refere às manifestações contra as políticas neoliberais e os efeitos da globalização. Entre estas manifestações, podemos citar:
a) as edições do Fórum Social Mundial;
b) a luta pelo Orçamento Participativo;
c) o sistema de cotas escolares para negros;
d) os protestos dos trabalhadores sem-terra;
e) as invasões promovidas pelos sem-teto.

resposta da questão 7:[A]
Comentário da questão:
O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento altermundialista organizado por movimentos sociais de muitos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. Seu slogan é Um outro mundo é possível.


8. (UFC) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças tanto na esfera econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) a maioria das instituições financeiras globais tem suas sedes localizadas nos países subdesenvolvidos.
b) o avanço das telecomunicações e da informática e o uso da Internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
c) o Estado intervém diretamente na economia por meio de potentes investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d) as transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se, da mesma forma, nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e) os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.


resposta da questão 8:[B]
Comentário da questão:
A grande circulação de vultosa quantidade de capitais cotidianamente pelo mundo é facilitada de maneira exponencial pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e pelo avanço da tecnologia. 



9. (UFAL 2010) Mudanças na tecnologia e massificação da sociedade contribuíram para o crescimento da globalização. Hoje, o mundo se transformou num grande mercado, com informações circulando nos meios de comunicação de maneira veloz. Com a globalização, a sociedade internacional:
a) extinguiu as diferenças sociais entre as culturas, abrindo as portas para a afirmação de governos democráticos.
b) realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das dificuldades socioeconômicas existentes.
c) criou condições imediatas para a consolidação de uma sociedade sem violência, graças às riquezas sociais existentes.
d) entrou num período de paz trazido pela atuação da Organização das Nações Unidas, da qual participam todos os países do mundo.
e) afirmou sua vontade política radical de democratizar o mundo, impedindo a volta do fascismo e da violência política.

Resposta da questão 9: [B] 
Comentário da questão: 
A) Errada. As diferenças continuam e há muitos conflitos e lutas pela melhor distribuição das riquezas. 
B) Certa. Há movimentos que ajudam na gestão social mais solidária, evitando preconceitos e desigualdades, e estimulado um contato mais próximo com as diferenças. 
C) Errada. A violência não foi abolida. É preciso ainda muita reforma social para que o mundo se pacifique. 
D) Errada. Há muitas disputas, muitas armas e ambições. A ONU não conseguiu evitar o acirramento das intrigas políticas. 
E) Errada. Há defesa das ideias democráticas, mas não se trata de uma unanimidade. As discordâncias estimulam, muitas vezes, a violência e criam regimes antidemocráticos




10. (PITÁGORAS) Analise a imagem a seguir publicada na coluna de José Simão, no site UOL.
 
Disponível em: http://n.i.uol.com.br/uolnews/monkeynews_04_charge_iotti.jpg. Acesso em: 31/10/2011.
A imagem apresentada
a) alerta que o mercado financeiro mundial está em colapso, e tanto países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento estão sofrendo consequências desastrosas.
b) comprova que o processo de globalização econômica impede que a crise de um país afete outro, pois existem mecanismos de autorregulação do mercado, como a grande demanda de produtos em todo mundo.
c) mostra como pode ocorrer o processo de difusão de doenças infectocontagiosas com o avanço da globalização, onde há uma circulação muito maior de produtos e pessoas.
d) mostra que a saúde recebe tratamento bem diferenciado nos países desenvolvidos, onde há mais investimentos, ao contrario do que ocorre em países em desenvolvimento.
e) satiriza o processo de globalização econômica, onde acontecimentos ocorridos em países do hemisfério norte podem ter grandes consequências nos países do hemisfério sul.


resposta da questão 10:[E]
Comentário da questão:
A globalização econômica interligou o mercado mundial, provocando uma interdependência entre as economias de diversos países. Com isso, uma crise que se desenvolve em uma determinada região provoca efeitos  em todo o mundo globalizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário