sábado, 15 de março de 2014

Avaliação de Sociologia (Terceira série 2014)


Confira a correção da avaliação de Sociologia (P1 do Primeiro bimestre)
TERCEIRA SÉRIE
1. (UNICAMP) Faz cerca de vinte anos que “globalização” se tornou uma palavra-chave para a organização de nossos pensamentos no que respeita ao funcionamento do mundo. A palavra “globalização” entrou recentemente em nossos discursos e, mesmo entre muitos “progressistas” e “esquerdistas” do mundo capitalista avançado, palavras mais carregadas politicamente passaram a ter um papel secundário diante de “globalização”. A globalização pode ser vista como um processo, uma condição ou um tipo específico de projeto político.
(Adaptado de David Harvey, Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 79.).


a) Identifique uma característica política e uma cultural do processo de globalização.

b) Quais as principais críticas econômicas dos movimentos antiglobalização?


resposta da questão 1:

a) A globalização é a fase contemporânea da expansão mundial do capitalismo financeiro e monopolista. O vigor da globalização fica mais nítido na década de 90. Uma característica política é o enfraquecimento dos estados nacionais com uma crescente “deslegitimação” do poder administrativo e desvalorização da política local. Uma característica cultural é o processo de padronização de costumes de uma cultura dominante sobre as culturas e costumes regionais no mundo.

b) As principais críticas econômicas são: Um maior crescimento das disparidades econômicas regionais, principalmente nos países pobres ou aqueles que não conseguem uma maior integração socioeconômica, promovida pelo processo de globalização, o qual requer um maior equilíbrio de tecnologia e investimentos. Além disso, a globalização também traz desequilíbrios, defasagens, discriminações, muita instabilidade e custos sociais não só no movimento de inclusão, como, sobretudo, o de exclusão da economia global.


2. (UFSCAR) Após a Segunda Guerra, principalmente a partir dos anos de 1980, cresceu o fluxo de capitais especulativos no mundo, inaugurando o que é conhecido como “globalização financeira”.

a) Qual a relação entre o aumento dos fluxos de capital especulativo no mundo e o avanço dos setores de informática e telecomunicações?

b) Qual a política usualmente adotada pelos países emergentes para atrair capitais especulativos e quais os principais efeitos negativos desta política?



resposta da questão 2:

a) O avanço tecnológico nos setores de informática e telecomunicações possibilitou uma aceleração nos fluxos de informações para tomada de decisões, visando orientar os fluxos de capitais especulativos. Através da internet, os investidores tomam conhecimento dos fatos relevantes que ocorrem nas bolsas de valores de todo o espaço mundial conectado pela rede.

b) Manutenção de taxas de juros mais elevadas do que nos países mais desenvolvidos, onde o risco de perdas é menor do que nos países emergentes. A manutenção de taxas de juros elevadas restringe o crédito ao consumo, eleva os custos do capital produtivo e amplia o déficit público, pois o Estado passa a captar recursos com taxas também elevadas.


3. (CNDL) Explique a seguinte afirmação: “A chamada globalização dos mercados é apresentada teoricamente pelo pensamento burguês como uma evidência correspondente a fenômenos profícuos e completamente inéditos que a humanidade estaria a conhecer”.



resposta da questão 3:

O pensamento burguês apresenta a globalização como um estágio mais avançado do capitalismo, em que todos que dela participam saem beneficiados, não apresentando os aspectos de desigualdade que ela provoca.

4. (UFU) "A globalização tornou-se um conceito em moda nas ciências sociais, uma máxima central nas prescrições de gurus da administração, um slogan para jornalistas e políticos de qualquer linha. Costuma-se dizer que estamos em uma era em que a maior parte da vida social é determinada por processos globais, em que culturas, economias e fronteiras nacionais estão se dissolvendo. (...) Sustenta-se que uma economia realmente global emergiu ou está em processo de emergência e que, nesta, as economias nacionais distintas e, portanto, as estratégias internas de administração econômica nacional são cada vez mais irrelevantes.
(...) Essa imagem é tão poderosa que magnetizou analistas e conquistou imaginações políticas. Mas isto acontece?"
HIRTS, Paul e THOMPSON, Grahame. Globalização em questão: a economia internacional e as possibilidades de governabilidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p. 13 - Coleção Zero à Esquerda.


Tendo em vista o texto acima, discuta o conceito de globalização. Para sua reflexão, utilize os seguintes aspectos: economia internacional e governabilidade nacional.


resposta da questão 4:
Globalização pode ser definida como o fluxo livre nas fronteiras, tanto de capitais quanto de manifestações culturais. Com o fenômeno da globalização, a economia torna-se global. Empresas antes existentes apenas em um único país, expandem-se em filiais pelo mundo afora, formando os grandes conglomerados internacionais. Comenta-se por fim, sobre o fim da governabilidade nocional e sobre a perda da importância das fronteiras nacionais.


5. (UFPR) A globalização, também conhecida como mundialização, é um processo recente de transformação da sociedade capitalista. Entre seus traços, temos a formação de blocos comerciais internacionais, a formação de grandes grupos industriais, processos de produção altamente tecnificados, o aumento do consumo de massa, a difusão das novas tecnologias de informação, só para citar alguns.
Quais os efeitos da globalização para a natureza e o meio ambiente?


resposta da questão 5:
O aumento do consumo, incentivado pelos meios de comunicação, acarreta em uma maior produção de bens, o que gera necessidade de matérias-primas e fontes energéticas, ferindo o meio ambiente e a natureza. Ao mesmo tempo, há uma internacionalização da preocupação com o meio ambiente e os recursos naturais, demonstrando uma clara contradição do sistema.

6. (UERJ) No admirável mundo novo das oportunidades fugazes e das seguranças frágeis, a sabedoria popular foi rápida em perceber os novos requisitos. Em 1994, um cartaz espalhado pelas ruas de Berlim ridicularizava a lealdade a estruturas que não eram mais capazes de conter as realidades do mundo: “Seu Cristo é judeu. Seu carro é japonês. Sua pizza é italiana. Sua democracia, grega. Seu café, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arábicos. Suas letras, latinas. Só o seu vizinho é estrangeiro”.
Zygmunt Bauman Adaptado de Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

A alteração de valores culturais em diversas sociedades é um dos efeitos da globalização da economia.
O cartaz citado no texto ironiza uma referência cultural que pode ser associada ao conceito de:
a) localismo
b) nacionalismo
c) regionalismo
d) eurocentrismo





resposta da questão 6:[B]

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política e cultura
Subitem do programa: Nacionalismo, globalização
Objetivo: Transferir conhecimentos sobre o processo de globalização para reconhecimento de um conceito.
Comentário da questão:
De acordo com o texto, o mundo globalizado deslocou valores culturais há muito enraizados em diversas sociedades, em função de necessidades e demandas mercadológicas, como, por exemplo, a maior circulação e o consumo de produtos das procedências mais variadas. Assim, entra em pauta a revisão do valor da identidade nacionalista, no sentido de cada vez mais se redimensionar sua relevância e centralidade como critério de estabelecimento de diferenças e hierarquias entre países e povos.


7. (UNICENTRO 2010) No processo de desenvolvimento capitalista, "a globalização assume uma dinâmica interessante quando há o encontro entre o que é global, e o que é local. Neste caso, em muitos lugares temos a tradição se defrontando com uma dinâmica que modifica as características ou que as remodelam"
(Sociologia/vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 194).

Considerando que o processo de globalização não pode ser tratado como um fenômeno exclusivamente econômico ou político, mas como um fenômeno que também abrange o universo da cultura, assinale a alternativa incorreta.
a) Para alguns pensadores, estando no cerne do processo de globalização e do avanço dos meios de comunicação, o ato de poder se comunicar permite aos indivíduos expressarem suas opiniões e intenções, confrontando-as com as de outros indivíduos.
b) Os blocos econômicos são reuniões de países que possuem relações econômicas e uma proximidade geográfica, como exemplifica o MERCOSUL, e se organizam para realizar uma abertura comercial e alfandegária.
c) A instalação das montadoras de automóveis em uma determinada região serve de exemplo, da relação global e local. Elas se instalam e há um conjunto de mudanças na região que alteram hábitos e costumes.
d) A tendência chamada autocentrismo, que se origina da tendência do homem de olhar o mundo através de seus próprios valores, segue vigorando no mundo globalizado, pois, está presente na forma como muitas culturas encaram outros povos.
e) No Brasil, depois dos anos 50, com a entrada maciça de capitais e de empresas multinacionais, a cultura de massa foi fortalecida pelo processo de globalização, pelo fenômeno do consumismo e pelo avanço da tecnologia que passou a ofertar suas novidades no mercado sedutor da publicidade.



resposta da questão 7:[D]
Comentário da questão:
O termo mencionado no item D é o etnocentrismo e não autocentrismo.



8. (UFU) Há hoje um certo consenso em torno da tese de uma nova ordem internacional em gestação, afetando a vida das sociedades em graus variados, porém, em certas direções definidas.
 Assinale a alternativa que relaciona as ideias que, no conjunto, exprimem adequadamente as transformações que estão ocorrendo no mundo.
a) Globalização econômica, homogeneização da cultura e verticalização da vida política.
b) Globalização econômica, mundialização da cultura e internacionalização da vida política.
c) Globalização econômica, espacialização da cultura e verticalização da vida política.
d) Globalização econômica, estatização da cultura e internacionalização da vida política.


resposta da questão 8:[B]

Comentário da questão:
A alternativa que apresenta conceitos relacionados é a B. Globalização econômica, mundialização da cultura e internacionalização da vida política. Com a globalização ocorre o processo de enfraquecimento dos estados nacionais com uma crescente “deslegitimação” do poder administrativo e desvalorização da política local. No que tange ao caráter cultural ocorre o processo de padronização de costumes de uma cultura dominante sobre as culturas e costumes regionais no mundo.



9. (ENEM) Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações.
Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a
a) Internet.
b) Fibra ótica.
c) TV digital.
d) Telefonia móvel.
e) Portabilidade telefônica.



resposta da questão 9:[A]

Comentário da questão:

A Internet foi o sistema tecnológico de mais rápida difusão pelo mundo, conquistando mais de 50 milhões de usuários em apenas quatro anos. Hoje há no mundo mais de 1 bilhão de usuários desse meio de comunicação.
Seu uso para disseminar ideias, colher informações, divulgar dados, propor sugestões, realizar críticas, promover debates, delatar atos ilegais, dentre outras possibilidades, tornou a Internet uma das mais eficientes formas de ação social e política, a que atualmente recorrem pessoas físicas, instituições, empresas e governos.




10. (PITÁGORAS) "A ordem global busca impor, a todos os lugares, uma única racionalidade. E os lugares respondem ao Mundo segundo os diversos modos de sua própria racionalidade [...]. A ordem global funda as escalas superiores ou externas à escala do cotidiano. Seus parâmetros são a razão técnica e operacional, o cálculo de função, a linguagem matemática. A ordem local funda a escala do cotidiano, e seus parâmetros são a co-presença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização com base na contiguidade."
SANTOS, Milton. "A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção". São Paulo: Edusp, 2002, p. 338-339.


Sobre o processo de globalização tratado acima, assinale a alternativa correta.
a) A cultura é também a base por meio da qual se constroem poderosos vínculos de identidades coletivas que desafiam de múltiplas maneiras a homogeneização e o cosmopolitismo.
b) A globalização elimina as diferenças, singularidades e particularidades que pontilham a esfera da cultura, pois os fluxos globais de informação impõem uma complexa morfologia cultural.
c) A produção cultural constitui o mais importante setor da economia moderna, visto que todos os lugares são igualmente receptivos a suas mercadorias, pois todas as pessoas que neles vivem recebem ou interpretam imagens e apelos publicitários da mesma maneira.
d) A "sociedade em rede", produto da era das telecomunicações globais, não possui fronteiras sociais e geográficas, unifica populações e lugares, pois ela trata apenas de desigualdades sociais e econômicas.





resposta da questão 10:[A]

Comentário da questão:
Apesar da tendência de mundialização da cultura, com a consequente padronização cultural, o reforço da cultura e das identidades nacionais são formas de resistência ao processo de globalização.





Nenhum comentário:

Postar um comentário