sábado, 15 de março de 2014

Avaliação de Sociologia (Segunda Série 2014)


Confira a correção da avaliação de Sociologia (P1 doPrimeiro bimestre)
SEGUNDA SÉRIE

1. (PITÁGORAS) Observe os dois instrumentos de comunicação que foram e ainda são extremamente utilizados na nossa sociedade: a carta e o whatsapp. Leve em consideração suas características e diferenças.

Relacione as diferenças entre os dois instrumentos de comunicação mostrados acima.


resposta da questão 1:
Os dois instrumentos de comunicação cumprem seu objetivo, mas destacam-se as diferenças: velocidade de comunicação, emprego de tecnologia avançada, utilização da escrita e do teclado, linguagem mais formal e linguagem codificada, entre outros.

2. Que transformações culturais se observam no mundo atual em decorrência da crescente utilização de mensagens eletrônicas e, consequentemente, do uso reduzido do instrumento carta?


resposta da questão 2:
Transformação de hábitos de linguagem, comunicação a longas distâncias a baixo custo e em tempo real, mudanças de hábitos das pessoas, tornando-os dependentes da informática, etc.



3. (PITÁGORAS) Observe as fotografias a seguir. Elas retratam ícones femininos de épocas diferentes.


Que diferenças podem ser observadas nos padrões de beleza das diversas épocas?

resposta da questão 3:
Em cada época, a cultura determina os padrões de beleza e dos costumes das pessoas. A beleza estética da figura masculina ou feminina já esteve associada à gordura, pois representava as pessoas que viviam na ociosidade e não faziam trabalho braçal. As fotos das modelos e atrizes, ao longo das décadas, demonstram diferenças de hábitos alimentares, nos dias de hoje, provocando um excesso de cuidados com a saúde.

4. (CNDL) Com base na observação da charge, explique o significado dos seguintes termos:


a) Etnocentrismo.

b) Relativismo cultural.


resposta da questão 4:
a) Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro.
Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.

b) O relativismo cultural é uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura. Um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por povos de diferente cultura.


5. (COLÉGIO PEDRO II) Ao longo da história, podemos destacar alguns estudos sobre raça e etnicidade que produziram impactos na realidade social, inclusive no cenário acadêmico.
a) Qual a concepção acadêmica de raça predominante no século XIX?

 b) Apresente as implicações sociais e políticas da concepção acima.

resposta da questão 5:

a) A concepção acadêmica de raça predominante no século XIX era a do darwinismo social, ou seja, apontando para uma suposta superioridade da raça branca.

b) As implicações sociais e políticas dessa concepção foram o preconceito racial, a exploração dos continentes africano e asiático, o estabelecimento do apartheid na África do Sul, o surgimento de regimes como o nazismo, entre outros.


6. (UFPA)  A Cultura Popular corresponde às práticas cultivadas de maneira tradicional porque:
a) Está relacionada à tradição oral, coletiva e, muitas vezes, é marcada pela relação das pessoas com seu ambiente.
b) Atinge simultaneamente as pessoas pelos meios de comunicação eletrônica, como ocorre, por exemplo, nos programas de rádio.
c) Sua forma de difusão é a escrita, repassada de geração a geração desde tempos remotos.
d) Representa a cosmovisão das classes tradicionalmente dominantes.
e) É comercializada e consumida em larga escala devido às atuais técnicas de reprodução.

resposta da questão:[A]

Comentário da questão:

Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa.
A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, etc.


7. (UFU 2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos.

Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como
a) preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
b) relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
c) etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
d) etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.


 resposta da questão 7:[C]

Comentário da questão:
Etnocentrismo é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir.1 Essa avaliação é, por definição, preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.



8. (UERJ) Cada um, de cada lugar do mundo, tem de assinalar em seu endereço eletrônico o país onde mora e de onde fala (.br, .ar, .mx, etc.); aquele que fala a partir dos EUA não precisa apor .us ao seu endereço e, assim, é como se falasse de lugar-nenhum, tornando familiar que cada qual se veja, sempre, de um lugar determinado, enquanto haveria aqueles que falam como se fossem do mundo e não de nenhuma parte especifica.
Adaptado de CARLOS WALTER PORTO-GONÇALVES. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
O texto acima contém uma reflexão acerca de um aspecto importante das redes mundiais de produção e circulação de conhecimento.
Segundo o autor, essas redes são marcadas pelo conceito de:
a) pluralismo
b) autoritarismo
c) nacionalismo
d) etnocentrismo

resposta da questão 8:[D]
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política e cultura
Subitem do programa: Etnocentrismo
Objetivo: Transferir conhecimentos acerca do conceito de etnocentrismo para sua identificação em determinada formação social.
Comentário da questão:
O etnocentrismo, nas suas múltiplas variantes, caracteriza-se principalmente pela visão autocentrada de mundo, por parte de uma determinada sociedade ou por um grupo social. Essa visão, frequentemente, leva ao estabelecimento de uma hierarquia na qual os demais grupos sociais ocupam posições inferiores.
O caso retratado no texto exemplifica esse conceito, por abordar o que seria uma postura etnocêntrica da sociedade dos Estados Unidos, na qual sua posição dominante seria evidenciada pela não utilização de um sufixo do país nos endereços eletrônicos estadunidenses.


9. (UEG 2012) “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.”
GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137.

Considerando-se as ideias pressupostas, o texto
a) afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais.
b) critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século. 
c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa.
d) nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais.

resposta da questão 9:

Comentário da questão:
Os pressupostos expostos no excerto e atribuídos à Gandhi dizem respeito ao reconhecimento à diversidade cultural, e além disso também apontam para a necessidade de valorização e afirmação da identidade própria, seja ela étnica, cultura ou religiosa.

10. (ENEM 2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto a o aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.
HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.

A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança
a) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
b) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
c) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
d) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
e) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.


resposta da questão 10:[C]

Comentário da questão:
No texto de Habermas, identifica-se a existência da dominação da maioria, mesmo dentro do contexto da democracia formal. Nesse sentido, a existência de um espaço público para debates pode servir para expressar conflitos culturais e insatisfação de minorias.













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