sábado, 9 de março de 2013

Confira a correção do Notrevest - Segundo ano



Simulado Notrevest
Segundo Ano

 

45. (PITÁGORAS) "A ordem global busca impor, a todos os lugares, uma única racionalidade. E os lugares respondem ao Mundo segundo os diversos modos de sua própria racionalidade [...]. A ordem global funda as escalas superiores ou externas à escala do cotidiano. Seus parâmetros são a razão técnica e operacional, o cálculo de função, a linguagem matemática. A ordem local funda a escala do cotidiano, e seus parâmetros são a co-presença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização com base na contigüidade."



SANTOS, Milton. "A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção". São Paulo: Edusp, 2002, p. 338-339.



Sobre o processo de globalização tratado acima, assinale a alternativa correta.



a) A cultura é também a base por meio da qual se constroem poderosos vínculos de identidades coletivas que desafiam de múltiplas maneiras a homogeneização e o cosmopolitismo.

b) A globalização elimina as diferenças, singularidades e particularidades que pontilham a esfera da cultura, pois os fluxos globais de informação impõem uma complexa morfologia cultural.

c) A produção cultural constitui o mais importante setor da economia moderna, visto que todos os lugares são igualmente receptivos a suas mercadorias, pois todas as pessoas que neles vivem recebem ou interpretam imagens e apelos publicitários da mesma maneira.

d) A "sociedade em rede", produto da era das telecomunicações globais, não possui fronteiras sociais e geográficas, unifica populações e lugares, pois ela trata apenas de desigualdades sociais e econômicas.







46. (Unioeste 2010) Do ponto de vista sociológico a expressão “diversidade cultural” sustenta



a) o processo por meio do qual as classes dominantes combatem as formas de expressão dos grupos populares.

b) a pluralidade de manifestações e expressões como: rituais, práticas, comemorações, lamentações, produtos, hábitos dos grupos que constituem uma sociedade.

c) a ideologia subjacente ao exercício da cidadania das classes sociais hegemônicas.

d) apenas defesa dos direitos de negros, mulheres e indígenas.

e) apenas os direitos de membros das classes subalternos da sociedade.





Gabarito

Resposta da questão 45: [A]



Resposta da questão 46: [B]



A diversidade cultural é um termo que designa a pluralidade de manifestações simbólicas, artísticas, linguísticas e práticas dos grupos sociais, como bem indica a alternativa [B].




Nenhum comentário:

Postar um comentário