quinta-feira, 28 de março de 2013

Confira a correção da Avaliação de Sociologia (Primeiro Ano/Primeiro Bimestre)



P2 do primeiro bimestre CNDL

Sociologia

Primeiro ano


1. (UFPR) Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos que são aceitos socialmente. Esse processo na Sociologia compreende o que se chama de socialização.
Como se desenvolve esse processo de  socialização nas sociedades modernas e  quais as principais instituições responsáveis por ele?





resposta da questão 1:

O aluno deve explicar o conceito de socialização considerando a família e a escola e seus papeis neste processo; a família e a socialização primária; a escola e a socialização secundária. A introdução da criança no convívio social e sua preparação para o trabalho.

Considerar a família como instituição responsável pela transmissão das primeiras regras de comportamento social para a criança;

Mencionar a importância do processo de Socialização para a Sociologia, por ser através dele que o indivíduo se transforma de um ser egoísta em ser social;

É pela Socialização que a criança apreende os valores e normas vigentes em uma sociedade determinada.





2. (UFPR) A Sociologia surge no final do século XIX para dar conta, em certa medida, das transformações que ocorreram na sociedade, principalmente na França e na Inglaterra, a partir do século XVIII. Que transformações foram essas e quais as suas principais características.



resposta da questão 2:

Citar a Revolução Industrial Inglesa e a Revolução Francesa e o que significou cada uma delas. Ou seja, a revolução Industrial que modificou radicalmente a organização da produção econômica e a Revolução Francesa que muda radicalmente as relações entre os indivíduos e o poder do Estado.




3. (UFPR) “Nunca um brinquedo refletiu tão bem o comportamento de uma época quanto a quarentona Barbie, uma boneca que acompanhou todas as mudanças dessas últimas quatro décadas. Ela é rica, bonita, famosa, inteligente e está sempre na moda. Tem o namorado perfeito e muitos amigos que a adoram. O mundo Barbie é cor-de-rosa, feito de sonhos e fantasia,onde tudo é possível."

(GARCIA, Cláudia.Barbie. Mais de 40 anos de história. Acesso: www.uol.com.Br/cgi-bin/bibliot/arquivo.cgi?, em 17 set. 2006.)



Esse texto fala a respeito de um produto que é um dos ícones da sociedade atual. A quem esse produto se direciona e que valores ele transmite?




resposta da questão 3:



O aluno  deve considerar a boneca como Barbie um brinquedo que se destina as camadas infanto-juvenis da sociedade contemporânea. Veicula valores impregnados do imperialismo econômico e cultural, não só quanto ao consumo mas também estéticos.



4. (CNDL) Observe a imagem da bandeira brasileira.      
O lema “Ordem e Progresso” da bandeira brasileira foi inspirado no cientista social
a) Émile Durkheim.
b) Karl Marx.
c) Max Weber.
d) Auguste Comte.
e) Pierre Bourdieu.


resposta da questão 4:
O lema da bandeira brasileira foi inspirado nos princípios do Positivismo defendidos por Auguste Comte e de grande influência nos grupos militares que apoiaram a implantação da República no Brasil em 1889. 



5. (UNESP) Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:

a) Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.
b) Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.
c) Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
d) Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer.
e) Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.


resposta da questão 5:[C]
Os três pensadores considerados clássicos da Sociologia são: Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. 

6. (UNESP) “À medida que se foi estendendo a influência da concepção de vida puritana – e isto, naturalmente, é muito mais importante do que o simples fomento da acumulação de capital – ela favoreceu o desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa. Era a sua mais importante, e, antes de mais nada, a sua única orientação consistente, nisto tendo sido o berço do moderno “homem econômico”.
(Marx Weber, A Ética protestante e o espírito do capitalismo. 1967:125)

De acordo com o texto, Max Weber está apontando para o “desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa” e o desenvolvimento do capitalismo a partir da influência da:

a) economia e sociedade.
b) ética protestante.
c) liderança carismática.
d) ética liberal.
e) teoria da ação social.

resposta da questão 6:[B]
De acordo com o pensamento desenvolvido por Max Weber a ética protestante foi a mola propulsora responsável pelo crescimento econômico causador da Revolução Industrial e consolidação do sistema capitalista. 


7. (Unioeste 2011) Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano.

Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?

a) O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
b) O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
c) O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
d) O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
e) O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis.




resposta da questão 7:[D]


Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. É uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.
É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.







8. (PITÁGORAS) Analise os fragmentos de texto a seguir.

MODO DE PRODUÇÃO PRIMITIVO


O modo de produção primitivo designa uma formação econômica e social que abrange um período muito longo desde o aparecimento da sociedade humana. A comunidade primitiva existiu durante centenas de milhares de anos, enquanto o período compreendido pelo escravismo, pelo feudalismo e pelo capitalismo mal ultrapassa cinco milênios.
Na comunidade primitiva os homens trabalhavam em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva, ou seja, de todos. Não existia ainda a ideia da propriedade privada dos meios de produção, nem havia a oposição proprietários x não proprietários.


MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

O que caracteriza o modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção (trabalho assalariado). As relações de produção capitalistas baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, que substituiu a propriedade feudal, e no trabalho assalariado, que substituiu o trabalho servil do feudalismo. O capitalismo é movido por lucros.
Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-producao. Acesso em 21/09/2011

Os fragmentos de textos e as figuras que ilustram a questão podem ser associados às teorias desenvolvidas por Karl Marx com relação aos modos de produção.

De acordo com a análise dos fragmentos de texto e das figuras, pode-se perceber que ao longo dos tempos as sociedades apresentaram diferentes modos de produção. Por isso, é possível inferir que

a) a ação do todo está dissociada da ação individual, e o modo de produção sempre prega padrões contrários aos estabelecidos pela sociedade, sejam eles sociais, políticos ou morais.
b) as grandes modificações dos modos de produção ao longo da história das civilizações só contribuíram para afirmar que os indivíduos modernos se diferenciam dos outros por ignorarem padrões pré-determinados.
c) as teorias de Karl Marx sobre o modo de produção descrevem que os indivíduos agem de acordo com seus ideais e conceitos criados por eles mesmos, sendo irrelevante o modo de produção a que estão inseridos.
d) o modo de produção condiciona o processo da vida social, política e espiritual em geral. Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas sim o contrário: o seu ser social é que determina a sua consciência.
e) o modo de produção tem como função primordial promover as mudanças nos padrões sociais, impedindo que a sociedade padronize o modo de agir dos cidadãos.

resposta:[D]



(CNDL) Observe a letra da música abaixo e responda as questões seguintes.



Ô pacato cidadão, te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia, mas a guerra todo dia
Dia a dia não
E tracei a vida inteira planos tão incríveis
Tramo à luz do sol
Apoiado em poesia e em tecnologia
Agora à luz do sol

Pacato cidadão
Ô pacato da civilização
Pacato cidadão
Ô pacato da civilização

Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder
Qualquer coisa que se queira saber querer
Tudo bem, dissipação de vez em quando é bão
Misturar o brasileiro com alemão

Pra que tanta sujeira nas ruas e nos rios
Qualquer coisa que se suje tem que limpar
Se você não gosta dele, diga logo a verdade
Sem perder a cabeça, perder a amizade

Consertar o rádio e o casamento é
Corre a felicidade no asfalto cinzento
Se abolir a escravidão do caboclo brasileiro
Numa mão educação, na outra dinheiro


Pacato Cidadão
(Samuel Rosa E Chico Amaral)

9. Quais elementos o Skank apresenta, nessa canção, que podem contribuir para uma análise sociológica?


resposta da questão 9:


O fim da utopia, o cotidiano a ser enfrentado, o cidadão pacato diante da realidade, a alienação diante da TV, a pluralidade cultural e racial, o meio ambiente e sua depredação, relações afetivas e desigualdade social.

10. Tomando a letra da música do Skank como referência, faça uma síntese da unidade. Quais são as suas conclusões?

resposta da questão 10:



A Sociologia é uma ciência relativamente nova, que estuda os padrões de comportamento da sociedade, a partir do "estranhamento" ou da "desnaturalização" do que parece natural, para compreender razões sociais para problemas sociais.

Durkheim propõe um "tratamento científico" dos fatos sociais - crenças, tendências, práticas do grupo tomadas coletivamente". Weber pretende entende a ação social e, a partir daí, explicar seu desenvolvimento e efeito. Marx só vê sentido numa ciência se a aparência e a essência das coisas não se confundirem.

A música "Pacato Cidadão" sugere uma leitura sociológica das coisas do cotidiano de um cidadão, que encontra absorvido pela sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário