terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Avaliação de Sociologia (Primeiro Bimestre - Terceiro Ano)



Confira a correção da Avaliação de Sociologia do Primeiro bimestre
 Terceiro ano

 

1. (UNESP) No mundo atual têm ocorrido grandes transformações socioeconômicas atribuídas ao processo de globalização.
Cite dois aspectos positivos e dois negativos da atual globalização.



resposta:
 

Aspectos positivos: desenvolvimento dos meios de comunicação, avanço da tecnologia, formação grandes blocos econômicos, entre outros;
Aspectos negativos: exclusão social, desemprego, disparidades econômicas, entre outros.




2. (CNDL) Com base em seus conhecimentos, apresente cinco características do atual  processo de globalização econômica e cultural.


resposta:

As formações de blocos econômicos facilitam a circulação de mercadorias, proporcionando maiores mercados consumidores e investimentos de capital financeiro numa escala global.

O avanço tecnológico está presente em vários setores da economia, seja através dos meios de comunicação e até na mecanização das atividades agrícolas. Os países desenvolvidos se destacam nesse processo em virtude de maiores investimentos em tecnologia.

A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.




3. (UFU-adaptada) Explique o trecho:
“A chamada globalização dos mercados é apresentada teoricamente pelo pensamento burguês como uma evidência correspondente a fenômenos profícuos e completamente inéditos que a humanidade estaria a conhecer”.

Leia as citações abaixo para responder as questões 4 e 5.
As imagens chocantes feitas por celular dos instantes finais da morte da estudante de Filosofia e música Neda Soltani, 27, durante um protesto no sábado (20), na cidade de Teerã, ganharam o mundo através das redes sociais (originalmente o Facebook) e repercutiram nos quatro cantos do planeta.
Disponível em:  http://www.observatoriojovem.org/materia/interface-da-juventude-iraniana.

Segundo Helena Abramo (2001), o “cruzamento dos eixos do lazer e da cultura é de fato um dos mais importantes para os jovens porque nele são construídos espaços fundamentais de sociabilidade, de  elaboração de identidades individuais e coletivas, nele são processados elementos centrais para a construção de referências e para a formulação e eleição de valores e posturas de vida, processos centrais dessa fase de vida.
Juventude e cultura.
Disponível em http://www.mineiroptnatal.bio.br/frameset.htm.



4) Apresente três características da alteração que a internet representou na produção das formas de sociabilidade contemporâneas.



 resposta:


Exige-se que o candidato apresente 3 (três) dentre as características abaixo:
São entendidas como possíveis características:
- Redefinição da relação tempo-espaço;
- Maior agilidade da informação;
- Ampliação do contato, novas relações e interações entre indivíduos de diferentes culturas, segmentos sociais, realidades e contextos;
- Maior alcance e visibilidade das formas sociais e eventos locais;
- Fragilização das relações presenciais, Possibilidade do isolamento ou autoisolamento do indivíduo; Maior propensão ao estabelecimento de contatos mais efêmeros e fortuitos;
- Elaboração de uma forma de escrita particular  – grafia mais fonética, potencialidade fonética da comunicação oral manifestada na comunicação escrita;
- Formulação de formas de comunicação com lógica própria como os chats, o MSN entre outros; Uso intensivo de interface visual;
- Composição de textos coletivos e abertos (Wikipédia, por exemplo)
- O computador como um mediador dos contatos e do estabelecimento de interações.
- Ampliação do espaço de imaginação, de criatividade, de anonimato e de identidades;
- Sociabilidade: Ênfase na criação de redes sociais; Desterritorialização da sociabilidade
- Novas formas de lazer e de trabalho











5) Explique o impacto social da abolição relativa das fronteiras físicas que a internet possibilitou.




resposta:
 

Nesta questão deverão ser explicadas duas dimensões fundamentais em que se registram tais impactos, a saber: a dimensão espaço-temporal e a dimensão dos valores e comportamentos. Desse modo, a resposta deve conter a reflexão de que com a abolição parcial das fronteiras físicas em termos de comunicação – levando-se em consideração  o impacto da diferença lingüística e das possibilidades de acesso à rede de forma diferenciada para os distintos segmentos sociais – são percebidas as transformações na esfera das relações face a face com o significativo aumento da interação à distância, virtual e da possibilidade de múltiplos pertencimentos sociais e identitários. Na mesma medida, valores tradicionais são solapados, substituídos por  novos e acompanhados pela emergência de um tipo exacerbado de individualismo, assim como a possibilidade de uma nova forma de exclusão social: a digital/ “analfabetismo digital’.




(UFU) O processo de globalização acarreta, dentre outros aspectos, um novo ciclo de expansão do capitalismo associado a um novo modo de acumulação também conhecido como modo de acumulação flexível.
6) Identifique as principais características deste novo modo de acumulação.


resposta:
 

O aluno deverá apresentar 4 (quatro) dentre as características abaixo:
As principais características do modo de acumulação flexível são:
- Ampla utilização de novas tecnologias, especialmente voltadas para a automação e robótica;
- Flexibilização (mercado, produção, consumo, direitos)
- Polivalência
- Contratação de empresas pequenas ou subsidiárias pelas grandes empresas ou empresas centrais - terceirização de partes da produção e do trabalho
- Produção enxuta/produção por demanda e estoque mínimo - Just-in-time
- Adaptação ao mercado consumidor instável e muito diversificado
- Transnacionalização do capital/ financerização do capital
- Nova divisão internacional do trabalho
- Expansão do setor de serviço
- Aumento da extração de mais valia/ aumento do lucro






7) Apresente suas consequências no que diz respeito à organização da produção e às relações de trabalho.



resposta:
 

Exige-se que o aluno apresente 4 (quatro) dentre as conseqüências abaixo
As principais conseqüências para a organização da produção e relações de trabalho são:
- Substituição e concorrência  com a produção fordista, exigindo a adaptação objetiva e subjetiva dos trabalhadores.
- Exigência de polivalência, participação e envolvimento/ adaptabilidade
- Formas variáveis e flexíveis de remuneração.
- Perda/flexibilização da estabilidade e de direitos trabalhistas
- Precarização do trabalho
- Novas ferramentas de gestão visando intensificação do trabalho e aumento da produtividade Automação, subemprego/informalidade e desemprego estrutural
- Fragmentação dos trabalhadores e enfraquecimento da organização sindical
- Empresa enxuta e subcontratação de força de trabalho




8. (UFPR) “Quando um punhado de homens não tem emprego e não procura trabalho, buscamos as causas em suas situações imediatas e no seu caráter. Mas quando (...) milhões de homens estão desempregados, não podemos acreditar que  todos eles subitamente ficaram preguiçosos e deixaram de ‘ser bons’.”
(MILLS, C. W. A Sociedade de Massas. In: FORACHI, M. M.; MARTINS, J. S.Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 323.)
As mudanças no mercado de trabalho na Europa e nos Estados Unidos têm aumentado o desemprego dos trabalhadores. Na Espanha, em torno de 20% da população está desempregada. Como se pode explicar sociologicamente que países ricos tenham chegado a  essa situação de falta de oportunidades de trabalho para tantos trabalhadores?




resposta:


As mudanças no mercado de trabalho na Europa se devem: à crise econômica do capitalismo; ao crescimento do grupo  de países identificados como BRICS; aos efeitos do neo-liberalismo, como a crise do Estado de Bem Estar Social e as novas  realidades do trabalho; às novas tecnologias; à reestruturação produtiva e às mudanças na legislação trabalhista.


 
9. (UFPR) “A participação em realidades virtuais, através de jogos eletrônicos, conversações  on-line, comunidades virtuais, são modalidades e partes da cibercultura, cujos processos são interativos e permitem a integração potencial de texto, imagem e som no mesmo sistema. Interagindo a partir de pontos múltiplos em rede global, tais processos têm mudado o caráter da comunicação e esta tem moldado a cultura.”
(ARAÚJO, S. M. de; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia. Um Olhar Crítico. São Paulo: Contexto, 2009. p. 123.)

Aponte e justifique três aspectos pelos quais a Internet mudou a vida cotidiana das pessoas.



resposta:


Mudanças ocasionadas pela internet:
- No trabalho: fronteiras tênues entre o tempo de trabalho e o não trabalho, jornadas de trabalho estendidas.
- Nas relações pessoais: novas formas de contato e de interação social mediadas pela internet.
- No lazer, informação e comunicação: redefinição de suas formas e fontes.





10. (Unicamp) Faz cerca de vinte anos que “globalização” se tornou uma palavra-chave para a organização de nossos pensamentos no que respeita ao funcionamento do mundo. A palavra “globalização” entrou recentemente em nossos discursos e, mesmo entre muitos “progressistas” e “esquerdistas” do mundo capitalista avançado, palavras mais carregadas politicamente passaram a ter um papel secundário diante de “globalização”. A globalização pode ser vista como um processo, uma condição ou um tipo específico de projeto político.
(Adaptado de David Harvey, Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2006, p. 79.)


a) Identifique uma característica política e uma cultural do processo de globalização.

b) Quais as principais críticas econômicas dos movimentos antiglobalização?


resposta:


a) No plano político, a globalização do modelo liberal democrático do Estado a partir das nações ocidentais  tem gerado conflitos com outras formas de organização das relações de poder, que resistem às imposições  das potências econômicas e militares.
No plano cultural, a padronização das produções da chamada indústria cultural aponta para a homogeneização das mensagens de mídia no interesse de classes hegemônicas ou setores sociais a elas vinculados.
b) Os movimentos sociais que se têm manifestado no sentido da antiglobalização baseiam-se no acirramento  das desigualdades sociais a partir do aumento do desemprego e da desvalorização do trabalho. Denunciam  também as agressões ao meio ambiente e a degradação das condições de trabalho e moradia, sobretudo  nos grandes centros urbanos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário