quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Teste seus conhecimentos

Teste seus conhecimentos
 

1. (UnB) Acerca da sociologia como ciência, segundo Emile Durkheim, assinale a opção correta.
A) As ciências já constituídas devem servir de referência para uma ciência próxima a nascer, como é o caso da sociologia.
B) A sociologia deve decidir se apoia a liberdade ou o determinismo.
C) A ciência sociológica rejeita a solução dos problemas práticos da sociedade.
D) A sociologia é dependente de doutrinas práticas como o individualismo, o socialismo e o comunismo.
E) Os cálculos utilitários ou os raciocínios de algum tipo servem para explicar os fatos sociais.




resposta:[A]


2. (UnB) Antes de propor o método adequado para o estudo dos fatos sociais,
em seu livro As Regras do Método Sociológico, Emile Durkheim aponta quais são os fatos que podem receber essa denominação. De
acordo com Durkheim,
A) o pensamento que se repete nas consciências particulares e o movimento mecânico que todos os indivíduos fazem constituem fatos sociais.
B) o fato social é um fenômeno que ocorre na sociedade e que possui, de forma geral, interesse social.
C) o indivíduo cumpre funções regulares, como comer, beber, dormir, as que constituem os fatos sociais.
D) os fatos sociais se diferenciam dos fenômenos orgânicos, por serem representações e ações, e dos psíquicos, porque estes existem apenas na consciência individual.
E) a consciência individual constitui a origem dos grandes movimentos de entusiasmo ou indignação que frequentemente acontecem nas assembleias das diferentes categorias de profissionais.




resposta:[D]


3. (UnB) Segundo Emile Durkheim, o método a ser utilizado na sociologia
A) considera que a descrição objetiva do fato social exige suaconcordância com uma ideia do que se pretende.
B) exige que o indivíduo tome consciência das ideias acerca da realidade em que vive, analise-as e combine-as de acordo com o próprio entendimento.
C) determina que os indivíduos recorram aos fatos para confirmar as ideias, ou as conclusões que são tiradas delas.
D) permite estabelecer se uma representação social, que desempenha seu papel de harmonizar os atos dos indivíduos e o mundo que os rodeia, é comprovada, cientificamente, como falsa ou verdadeira.
E) exige ir além da separação entre o sujeito que conhece e o seu objeto de conhecimento na produção do conhecimento científico.




resposta:[D]
 


4. (UnB) Segundo Emile Durkheim, o conhecimento científico pode ser útil para a ação. Identificar um critério objetivo, inerente aos fatos sociais, que permita distinguir a saúde da doença nas diferentes
ordens de fenômenos sociais, pode esclarecer o sentido da prática,
permitindo, ao mesmo tempo, que a ciência permaneça fiel ao seu
próprio método. A partir dessa assertiva, assinale a opção correta.
A) O delito é um fato normal, na medida em que sociedade
isenta dele é impossível.
B) O delinquente é considerado pela sociedade um ser antissocial, um corpo estranho e inassimilável, introduzido no seio da sociedade.
C) O delito e a aversão que os membros da sociedade sentem por ele se relacionam com a fisiologia patológica da sociedade.
D) O delito é uma doença e a pena que lhe é aplicada constitui o seu justo remédio.
E) Para definir a patologia social, a sociologia adota o critério de observar se os fenômenos que ocorrem são gerais na sociedade. 




resposta:[A]


 5. (UnB) Com relação à objetividade da ciência social, segundo Max Weber, assinale a opção correta.
A A ciência empírica pode ensinar aos homens o que devem fazer e o que precisam querer em cada época.
B A ciência empírica tem como tarefa proporcionar normas e ideais obrigatórios, dos quais possam derivar preceitos para a prática.
C Os juízos de valor devem ser subtraídos à análise e à discussão científica, pois possuem uma origem subjetiva.
D O cientista tem o papel de extrair decisões políticas das análises que realiza, considerando, por exemplo, a relação de adequação ou de inadequação entre meios e fins no estudo da ação social.
E A ciência pode proporcionar a consciência daquilo que toda ação social ou inação implica.




resposta:[E] 




6. (UnB) Acerca do sentido da sociologia compreensiva, de acordo com Max Weber, assinale a opção correta.
A) O comportamento que é igual em seu curso e resultado externo se apoia, sempre, em constelações de motivos similares.
B) O objeto específico da sociologia compreensiva é um tipo qualquer de estado interno ou de comportamento externo.
C) O desejo de lucro é indiferente para a sociologia, na medida em que carece de um sentido subjetivamente referido ao comportamento dos outros.
D) A explicação racional deve ser considerada, de maneira especial, a meta de toda explicação sociológica.
E) A sociologia se interessa por comportamentos referidos, de acordo com o sentido subjetivo do ator, à conduta dos outros





resposta:[E] 


7. (UnB) No que se refere à compreensão nas ciências sociológica e econômica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.
A) Para Max Weber, os fenômenos sociais, semelhantes aos naturais, podem ser aprendidos por meio de proposições de forma e natureza matemática.
B) A compreensão da conduta do motorista que para diante do sinal vermelho exige que se constate quantos motoristas se detêm diante desse sinal.
C) O sociólogo ou historiador entende os comportamentos humanos de maneira intuitiva.
D) A explicação de fenômenos singulares exige a intermediação das proposições gerais.
E) O sentido subjetivo dos comportamentos humanos é, ao mesmo tempo, imediatamente perceptível e equívoco para o sociólogo.




 resposta:[E] 






8. (UnB) Considerando o problema da causalidade nas ciências histórica e sociológica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.
A) O pensamento causal de Max Weber se exprime em termos de necessidade.
B) O sociólogo se limita a tornar inteligível o sistema de crenças e de condutas da coletividade.
C) A interpretação compreensiva dos comportamentos humanos garante a validez universal dos resultados científicos.
D) A causalidade sociológica determina as circunstâncias únicas que provocam certo acontecimento.
E) A primeira regra da metodologia causal consiste em definir as características do indivíduo histórico que se quer explicar.






resposta:[E]


9. (UnB) A respeito da teoria da estruturação, conforme Anthony Guiddens, assinale a opção correta.
A) As ciências sociais apoiam-se nas mesmas fontes de descrição dos romancistas ou de outros que escrevem relatos ficcionais acerca da vida social.
B) Os atores sociais carecem de conhecimento acerca das condições e das consequências do que fazem em suas vidas cotidianas.
C) As coerções associadas com as propriedades estruturais de sistemas sociais constituem um tipo de característica fundamental da vida social humana.
D) A teoria da estruturação enfatiza ser facilmente definível o que é uma sociedade.
E) O estudo do poder deve ser visto como uma consideração de segunda ordem nas ciências sociais.





 resposta:[A]




10. (UnB) Quanto ao método comparativo na sociologia, assinale a opção correta.
A) O método comparativo, como elemento racional de controle, está ausente nos ensaios de Max Weber sobre a sociologia da religião.
B) Conforme Emile Durkheim, a comparação é uma técnica de trabalho utilizada para fazer analogias entre dois ou mais fatos, estabelecendo diferenças e semelhanças entre eles.
C) Para Max Weber, a comparação baseia-se em uma estratégia centrada na busca do paralelismo existente entre variáveis ou série de variáveis.
D) As explicações sociológicas baseadas em leis científicas abstratas, formuladas a partir da descrição empírica dos fenômenos, são aceitas por Emile Durkheim.
E) A sociologia deve seguir o caminho da experimentação indireta ou análise das variações concomitantes, utilizando um procedimento indutivo, segundo Emile Durkheim.



 resposta:[E]




11. (UnB) Com relação ao método de pesquisa, conforme o Ensaio sobre a Dádiva, de Marcel Mauss, assinale a opção correta.
A) A teoria comparada, econômica ou não, pode prescindir do uso do método etnográfico.
B) O método comparativo de Marcel Mauss, em consonância com os antievolucionistas, exclui a dimensão histórica.
C) A história social é distinguida da sociologia teórica e das conclusões de moral e de prática política e econômica.
D) O estudo da circulação de riquezas por meio da dádiva oferece a base de comparação inicial entre diferentes sociedades.
E) A origem religiosa da noção de valor econômico é rejeitada por Marcel Mauss. 






resposta:[D]





12. (UnB)  Acerca das migrações e da perspectiva sociológica, assinale a opção correta.
A) Os processos de aculturação na situação migratória não afetam a relação de dominação entre os homens e as mulheres.
B) A migração constitui um estado, isto é, uma característica permanente em alguns dos grupos humanos.
C) Os sociólogos da Escola de Chicago estudaram as migrações analisando diversos problemas, entre eles, os fenômenos de segregação e aculturação.
D) A figura dominante do imigrado na França na década de 60 do século XX era a de um homem de meia idade, casado, integrante de mão de obra qualificada.
E) A imigração hoje é concebida na França como processo de povoamento, vocação de estabelecer-se no país e não como migração de trabalho, de passagem.






resposta:[C]









13. (UnB) No que se refere à cidadania, assinale a opção correta.
A) O primeiro a rejeitar a admissão das mulheres ao direito à cidade, no momento da Revolução Francesa, foi Condorcet.
B) A tradição do civismo republicano sublinha os direitos civis e políticos, isto é, direitos e liberdades que o indivíduo possui, em face de intervenção do Estado, e que garantem sua autonomia.
C) A cidadania é identidade, ou seja, o sentimento de pertencer a uma comunidade política definida pela nacionalidade ou por determinado território.
D) A cidadania, desde a década de 80 do século passado, foi considerada por sociólogos e politólogos sob o ângulo das relações sociais de sexo.
E) A questão da cidadania foi tema tradicional de pesquisa do movimento feminista.





 resposta:[C]




14. (UnB)  Acerca de etnicidade e nação, assinale a opção correta.
A) As teóricas feministas rejeitam as dimensões de etnicidade e nação na desconstrução da homogeneidade da categoria mulheres.
B) O conceito de etnicidade na contemporaneidade diz respeito a uma característica que, como a idade, o sexo e a religião, modifica todo o sistema social e, ao mesmo tempo, é modificada por este.
C) A abordagem essencialista da nação, como existência determinante de raízes e origens, é consagrada nos trabalhos científicos mais recentes que abordam o assunto.
D) As novas concepções modernistas e construtivistas, fundamentadas nos fatores integrativos do Estado moderno que engendram a nação, são consagradas nos estudos mais recentes.
E) A nação, como categoria cognitiva e sociopolítica, diz respeito a abordagens que enfatizam o contexto relacional na compreensão da questão. 







resposta:[E]








15. (UnB) Com relação à flexibilidade nas organizações produtivas, assinale a opção correta.
A) O objetivo da flexibilidade é o de contribuir para aumentar o
nível de emprego.
B) A noção de flexibilidade se refere, especificamente, às mudanças ocorridas nos contratos de trabalho.
C) A flexibilidade é um termo neutro ou mesmo positivo, que se refere à adaptação e à organização do tempo de trabalho.
D) A ruptura do espaço de trabalho com o trabalho em domicílio, o teletrabalho, entre outros, concorre para o desenvolvimento da produção flexível.
E) O modelo de especialização flexível, estudado por Michael Piore e Charles Sabel, se funda no máximo de rigidez das organizações, empregos e trabalhos.






 resposta:[D]







16. (UnB)  No que se refere ao racismo no Brasil, assinale a opção correta.
A) Após os golpes de estado de 1964 e  1968, o mito da democracia racial continua a servir como ideal ou inspiração na sociedade brasileira.
B) A formulação de Gilberto Freire sobre o país constituir uma democracia social foi, historicamente, rejeitada no Brasil.
C) Para Florestan Fernandes, o racismo mascarado desempenhou importante papel na manutenção das desigualdades na sociedade brasileira.
D) A existência de mobilidade social e de abertura racial significa ausência de preconceitos e de discriminação, conforme Florestan Fernandes.
E) O racismo brasileiro deve ser lido como reação à igualdade legal entre cidadãos formais e informais que se instalou com o fim da escravidão.





resposta:[C]







17. (UnB) Com relação aos movimentos sociais, assinale a opção correta.
A) As lutas do movimento feminista na contemporaneidade focam, em todas as esferas sociais, as discriminações sexistas, o patriarcado, a misoginia ou a divisão sexual do trabalho.
B) O movimento feminista é considerado um movimento social recente.
C) Apenas alguns movimentos sociais devem ser considerados sexuados.
D) O papel das mulheres como sujeito coletivo em movimentos sociais mistos é central e visível.
E) O movimento das mulheres em bloco rejeita a ideia de que a igualdade com os homens supõe a transformação global das relações sociais.





resposta:[A]






18. (UnB) Considerando a perspectiva sociológica contemporânea da violência, assinale a opção correta.
A) A norma imposta, que não é modificada nem discutida aberta e democraticamente, não diz respeito à violência institucional.
B) A violência simbólica é aquela que oprime pela ação da força corporal, ou armada.
C) A escola é a única agência socializadora que opera a violência simbólica no Brasil.
D) As diferentes abordagens acerca da violência destacam o pouco espaço existente para o sujeito da argumentação, da negociação ou da demanda, enclausurado na exibição da força física pelo oponente.
E) O conflito e a violência constituem fenômenos sociais idênticos.






resposta:[D]

19.  (UnB) Emile Durkheim, considerado o precursor da sociologia jurídica, afirmava que o direito
A) é uma ciência neutra.
B) pressupõe continuidade e estabilidade social.
C) é extemporâneo à sociedade.
D) consiste em relações de poder que dependem da vontade e dos desejos dos indivíduos.
E) torna visível a estrutura social existente e varia de acordo com as relações sociais que rege.





resposta:[E] 




20. (UnB)  Na perspectiva da sociologia jurídica,
A) o direito é um aprimoramento do caráter humano.
B) o direito é uma função da sociedade.
C) o direito é proveniente de uma autoridade bem formada (Deus,
Natureza ou Razão humana).
D) Deus e a Natureza são objetos de estudo, porque o são de todas
as áreas relacionadas ao direito.
E) a lei escrita é objeto de estudo.






resposta:[C]





21. (UnB)  No Brasil, a inclusão da sociologia jurídica em currículos de cursos de nível superior derivou da necessidade de reflexão crítica sobre o direito e as instituições jurídicas. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que a sociologia jurídica
A) é área que exige professores que tenham concluído, necessariamente, os cursos de direito e de sociologia.
B) passou a constituir disciplina obrigatória em todos os cursos brasileiros de direito a partir de 2002.
C) foi incluída, oficialmente, em currículos de cursos de nível superior em 1994.
D) passou a ser área oficial de estudos jurídicos em razão de exigências de movimentos sindicais a partir da década 80 do século passado.
E) limita-se ao estudo das instituições jurídicas.






resposta:[E] 




22. (UnB)  A sociologia jurídica surgiu devido
A) à necessidade de explicar o direito para a população de baixa escolaridade.
B) ao crescimento vertiginoso de conhecimentos na área jurídica.
C) às disputas conceituais intermináveis entre acadêmicos de direito.
D) ao interesse epistemológico na relação entre direito e sociologia.
E) ao descompasso entre direitos assegurados e prática concreta de atores sociais.



resposta:[E]




23. (UnB)  Uma das dificuldades epistemológicas referentes à sociologia jurídica é a ausência de definições claras, objetivas e consensuais. Essa dificuldade ocorre porque
A) a sociologia jurídica exclui do âmbito de sua investigação a análise de adesão de atores sociais a normas jurídicas.
B) a sociologia jurídica é uma ciência humana carregada de subjetividade.
C) há um pluralismo jurídico e modelos de interlegalidades que nele se fundamentam.
D) sociólogos e juristas divergem, academicamente, quanto às metodologias de trabalho na área.
E) a sociologia jurídica constitui apenas interpretação da lei.




resposta:[C] 

 


sábado, 24 de novembro de 2012

Entre a luxúria e o pudor – Paulo Sérgio do Carmo


Entre a luxúria e o pudor – Paulo Sérgio do Carmo






Para compreender a história de nosso país não podemos ignorar a vida sexual de seus habitantes ao longo do tempo. No Brasil, particularmente nas décadas de 1920 e 1930, aflora a importância da dimensão sexual nos discursos históricos e sociológicos de Paulo Prado em Retrato do Brasil e de Gilberto Freyre em Casa Grande e Senzala. Tais autores empreendem uma interpretação metódica da identidade brasileira dentro da realidade tropical.
Temos, ao longo da história sexual dos brasileiros, aparentes contradições como a importância da manutenção da virgindade imposta às mulheres e, por outro lado, a extrema liberdade masculina manifestada na frequência aos bordéis e zonas de meretrício.
Os reflexos da revolução sexual em finais dos anos 1960, com as comunidades baseadas no “amor livre”, tem seus vestígios nas décadas seguintes no Brasil. País de clima quente, paraíso tropical, Carnaval. As imagens alegres que expressam licenciosidade, sensualidade e extroversão correspondem à realidade ou trata-se de um mito fabricado?

 

Ciência Política: Qualidade da democracia (aula 1)



 Ciência Política: Qualidade da democracia       (aula 1)

Os programas do curso USP Univesp TV de Ciência Política. É um curso regular de pós-graduação, ministrado pelo professor José Álvaro Moisés, do departamento de ciência política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Nessa aula foram trabalhados os conceitos de qualidade da democracia, instituições democráticas e cultura política. O professor José Álvaro ainda comenta as ondas democráticas que mudaram países em todo mundo a partir do século dezoito e entra na discussão sobre a qualidade dos regimes democráticos que surgiram.

Confira a primeira parte da aula

Assista agora a segunda parte da aula 



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Saiba mais sobre a Cooperação Brasil-África





Saiba mais sobre a Cooperação Brasil-África





As histórias africana e brasileira se misturam há séculos. Uma antiga relação cultural que se traduz em diversos costumes brasileiros influenciados por hábitos africanos presentes na gastronomia, na religião e na própria formação genética dos brasileiros. Mas nos últimos quarenta anos, o Brasil também tem influenciado profundamente o continente africano. Na esteira deste processo, inúmeros acordos de cooperação foram firmados entre os dois países, como mostra o programa Direito sem Fronteiras desta semana. Os reflexos da ajuda brasileira para os africanos são tratados pelo professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Pio Penna Filho, enquanto o embaixador Fernando José de Abreu explica como é feita a cooperação entre os países e qual é o papel do Brasil neste contexto. Atualmente, Fernando José de Abreu também dirige a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Infográfico sobre a obra de Karl Marx

Confira um infográfico sobre a obra de Karl Marx


Infográfico sobre a obra de Émile Durkheim

Confira um infográfico sobre a obra de Émile Durkheim


Infográfico sobre a obra de Max Weber

Confira um infográfico sobre a obra de Max Weber


Comentários de Pio Penna Filho

 Massacre em Gaza
Pio Penna Filho*

Foto: Israel prossegue com ataques à Faixa de Gaza

por Latuff 

A violência no Oriente Médio prossegue. Não bastasse a guerra civil na Síria, que já matou mais de 40 mil pessoas, Israel e os palestinos retomaram o clima de violência com um intenso fogo cruzado de mísseis e bombardeamentos aéreos e navais entre a Faixa de Gaza e o território israelense. O mundo volta a assistir a um conflito que parece não ter fim e poucos ainda acreditam que o recém anunciado cessar fogo seja, de fato, duradouro e efetivo.
É difícil dar razão a um ou a outro lado da contenda. Os palestinos do Hamas insistem em não aceitar a realidade da existência do Estado de Israel, de fato e de direito; e Israel insiste em não facilitar o encaminhamento político da questão palestina, ao não admitir os avanços na consolidação de um Estado palestino soberano.
A guerra, porém, é assustadoramente desigual. Enquanto os palestinos lançam mísseis primitivos em direção a Israel, os israelenses utilizam o que há de mais moderno do seu vasto arsenal destrutivo. O resultado é a enorme disparidade numérica entre os mortos e os feridos de ambos os lados, sem contar o potencial de destruição de uma infraestrutura precaríssima como é a dos palestinos.
Os palestinos do Hamas erram ao lançar mão da violência como instrumento político. Eles sabem que não dispõem de recursos suficientes para fazer frente a Israel e tem plena consciência de que Israel não deixa por menos atos de agressão. É como cutucar o leão com vara curta. O resultado é a irracionalidade e a intolerância, que sempre atinge mais a população civil, dos dois lados.
O Estado de Israel, por sua vez, não admite deixar sem resposta qualquer ato de agressão. Acaba respondendo com violência e sempre de forma desproporcional, inclusive sem se importar muito com a condenação internacional pelos exageros dos seus atos de revide.
Ademais, à parte o fato de ser um Estado bem estruturado e desenvolvido, Israel conta politicamente com o seu aliado mais importante: os Estados Unidos. É justamente essa aliança que lhe permite manter o padrão de dominação nos territórios palestinos, mesmo ao arrepio da comunidade internacional. Exemplo disso é o pouco caso que os israelenses fazem das diversas condenações proferidas pelas Nações Unidas pelas políticas opressoras praticadas contra os palestinos ao longo de décadas e que, afinal, sustentam um ódio permanente contra Israel.
É preciso considerar também que o radicalismo de algumas lideranças palestinas não ajuda em nada. Portanto, é insuficiente apontar o dedo e acusar Israel por todos os males da região e único causador do conflito. Infelizmente, há intolerâncias e radicalismos nos dois lados.
Não há solução para a guerra entre israelenses e palestinos que não passe pela criação de um Estado palestino que seja economicamente viável e tenha a sua soberania respeitada. Aliás, essa era a ideia inicial da Organização das Nações Unidas, que durante as discussões iniciais para a partilha da Palestina contemplava a criação de dois Estados, um para os judeus, e outro para os palestinos. A partilha ficou incompleta e o resultado está aí.

domingo, 18 de novembro de 2012

Frases célebres

Frases históricas

Charges

Frases históricas

Final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Multiculturalismo

Charges

Émile Durkheim

Absolutamente Sociologia

sábado, 10 de novembro de 2012

Notrevest (terceiro ano - quarto bimestre)



TERCEIRO ANO
 
Candidatos fazem a última prova do vestibular da Unicamp em São Paulo (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
39. (PITÁGORAS) Dentre as várias definições de Estado, a mais influente na contemporaneidade é decerto a do sociólogo alemão Max Weber. Para ele, o Estado é a instituição que "detém o monopólio do uso legítimo da força".
Dos textos a seguir, assinale aquele que, de acordo com a definição weberiana, NÃO apontaria uma crise na condição do Estado.
A)
"Dizem que ela existe                                                                                                                                                                          Prá ajudar!                                                                                                                                                                                    Dizem que ela existe                                                                                                                                                                        Prá proteger!                                                                                                                                                                                          Eu sei que ela pode                                                                                                                                                                            Te parar!                                                                                                                                                                                         Eu sei que ela pode                                                                                                                                                                                                  Te prender!...                                                                                                                                                                            Polícia!                                                                                                                                                                                                Para quem precisa                                                                                                                                                                 Polícia!                                                                                                                                                                                            Para quem precisa                                                                                                                                                                                      De polícia...
                "Polícia, Titãs.





B)
"Sinto no meu corpo                                                                                                                                                                          A dor que angustia                                                                                                                                                                                    A lei ao meu redor                                                                                                                                                                              A lei que eu não queria...                                                                                                                                                                                                                                       Estado Violência                                                                                                                                                                                            Estado Hipocrisia                                                                                                                                                                                   A lei não é minha                                                                                                                                                                                    A lei que eu não queria..."
                Estado Violência, Titãs.
C)
"você sai de casa e não sabe se vai voltar                                                                                                                                            a sociedade está em apuros, quando isso vai mudar ?                                                                                                                        com sua violência e corrupção a polícia não ajuda o pobre cidadão                                                                                         segurança é o que queremos                                                                                                                                                         violência é o que nos temos                                                                                                                                                            polícia decadente......decadente                                                                                                                                                            [...]
o suborno e a propina estão em todo lugar                                                                                                                                quem tem dinheiro não é preso não                                                                                                                                                          é o pobre que rouba um pão                                                                                                                                             fica mais de 5 anos na prisão [...]".
                              Polícia Decadente, Garotos podres.
D)
"[...] Liberdade! Liberdade!                                                                                                                                                                                 Abre as asas sobre nós!                                                                                                                                                                 Das lutas na tempestade                                                                                                                                                                            Dá que ouçamos tua voz!                                                                                                                                                                    Nós nem cremos que escravos outrora                                                                                                                                      Tenha havido em tão nobre País...                                                                                                                                              Hoje o rubro lampejo da aurora                                                                                                                                                        Acha irmãos, não tiranos hostis.                                                                                                                                              Somos todos iguais! Ao futuro                                                                                                                                                           Saberemos, unidos, levar                                                                                                                                                                Nosso augusto estandarte que, puro,                                                                                                                                              Brilha, ovante, da Pátria no altar!".
                                  Hino da proclamação da República.
E)

"Protegidos pela lei praticam as maiores injustiças                                                                                                                               São os donos da verdade,são a nossa maldita polícia                                                                                                                                  São nossos inimigos ou não?                                                                                                                                                            Não sei, não se pode confiar em quem tem                                                                                                                                               Uma arma na mão                                                                                                                                                                      Mesmo sem resistência,eles usam da violência                                                                                                                           Nos tratam como animais, eles não são imparciais                                                                                                                      Usam do medo, da violência e da repressão                                                                                                                                  São as mãos do poder e da corrupção                                                                                                                                             Não podemos fugir, temos que enfrentar                                                                                                                                     Eles podem nos matar, eu só odeio                                                                                                                                                    Polícia!".                                                                                                                                                                                                
Maldita Polícia, Inocentes.
 


40. (PITÁGORAS) Leia a letra da música “Candidato Caô Caô”, de Bezerra da Silva, interpretada pelo conjunto O RAPPA:

Candidato Caô Caô
O Rappa e Bezerra da Silva

Ele subiu o morro sem gravata
Dizendo que gostava da raça, foi lá
Na tendinha e bebeu cachaça e até
Bagulho fumou

Foi no meu barracão
E lá usou lata de goiabada como prato
Eu logo percebi é mais um candidato

As próximas eleições
As próximas eleições
As próximas eleições

Fez questão de beber água da chuva
Foi lá na macumba e pediu ajuda
Bateu a cabeça no gongá, deu azar

A entidade que estava incorporada
Disse: esse político é safado
Cuidado na hora de votar

Meu irmão se liga no que eu vou
Lhe dizer
Hoje ele pede seu voto amanhã
Manda a polícia lhe bater

Meu irmão se liga no que eu vou
Lhe dizer
Hoje ele pede seu voto amanhã
Manda a policia lhe prender

Hoje ele pede seu voto amanhã
Manda a policia lhe bater
Eu falei prá você, "viu"?

    Nesse país que se divide
Em quem tem e quem não tem
Sempre o sacrifício cai no braço operário
Eu olho para um lado, eu olho para o outro
Vejo desemprego vejo quem manda no jogo
E você vem, vem e pede mais de mim
Diz que tudo mudou e que agora vai ter fim
Mas eu sei quem você é
Ainda confia em mim?
Este jogo é muito sujo
Mas eu não desisto assim

Você me deve
Rárárárárárárá

Malandro é malandro e mané é mané

Você me deve
Você me deve, malandragem

O rappa

Você ganhou 200 vezes na loteria malandro
200 vezes, cumpadi!? É f...

Ai, ai, ai, ai
Peraí, cumpadi
Sujou, sujou

Ae malandragem, se liga na missão
Fica atento
Político é cerol fininho

Político engana todo mundo
Menoso o caboclo, ele deu azar na macumba do malandro
O caboclo deu azar na macumba do malandro

Hoje ele pede, pede, pede de você
Amanhã vai, vai, vai te f...   

As características do “candidato Caô”, descritas na letra de Bezerra da Silva, configuram um tipo ideal de dominação característico da sociedade brasileira e presente na caracterização de Max Weber. Trata-se da dominação
a) racional burocrática.
b) racional legal.
c) carismática.
d) tradicional.
e) com relação aos fins.


GABARITO
39. RESPOSTA: [D]

40. RESPOSTA: [C]