segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Professores podem ensinar noções de democracia em sala de aula com o auxílio de recursos práticos e teóricos.



Professores podem ensinar noções de democracia em sala de aula com o auxílio de recursos práticos e teóricos.
O conceito de democracia é constantemente citado em aulas e também fora da escola, seja em notícias de jornais ou em propagandas políticas. No entanto muitas crianças e adolescentes podem não assimilar o real sentido dessa palavra, por não saberem de que forma ela pode se fazer presente em suas ações do cotidiano.

Cabe às escolas disponibilizar ferramentas acadêmicas para que os estudantes tenham um entendimento mais claro da forma como a democracia afeta a vida de todos nós. Para tanto, é fundamental proporcionar atividades apropriadas, de acordo com a idade dos alunos, de modo que eles entendam melhor como a democracia pode ser vivenciada no dia a dia.
 
Atividades práticas sobre democracia

A educação para democracia deve ser promovida desde cedo, a partir de tarefas básicas, como pesquisas sobre o histórico da democracia na sociedade, reflexões e vivências, que podem ser muito úteis para o aprimoramento das relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar entre alunos, professores e funcionários.
 
Basicamente, democracia é uma forma de governo em que o poder de mudar a sociedade por meio de decisões políticas está nas mãos dos próprios cidadãos. Por conta disso, as escolas podem elaborar atividades práticas em que os alunos vivenciem situações democráticas. Assim, os estudantes perceberão melhor a relevância da democracia, a partir de suas próprias atitudes.
 
Uma situação bastante comum nas escolas é o tumulto causado por alunos indisciplinados. Dependendo da maneira como esses conflitos são resolvidos, a escola pode passar um exemplo para os todos os estudantes, seguindo uma conduta democrática, visando estabelecer a ordem na instituição.

É preciso ressaltar que há a democracia direta, em que as pessoas influenciam diretamente nas decisões, a partir do sistema de votos, e existe também a democracia indireta, que é mais adequada para a aplicação em escolas, pois consiste na escolha de representantes de grupos. Logo, a participação dos alunos nas decisões importantes é feita a partir da opinião desses representantes, que devem ser escolhidos pelos próprios estudantes.

A democracia pode se fazer presente em nossas ações do cotidiano.
Reflexões e vivências podem ser muito úteis para as relações nas escolas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário