terça-feira, 11 de setembro de 2012

Confira a resolução comentada do Notrevest (Primeiro Ano)



Confira a resolução comentada da prova de Sociologia do Notrevest (terceiro bimestre)
Sociologia
Primeiro Ano
 File:Participantes do Enem.jpg
1. (ENEM 2011) O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada – poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.

ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.

A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de

a) ampliação da taxa de fecundidade.
b) diminuição da expectativa de vida.
c) elevação do crescimento vegetativo.
d) aumento na participação relativa de idosos.
e) redução na proporção de jovens na sociedade.




resposta:[B]



Resolução


Pergunta básica: A população que vive exposta à poluição de trânsito, está sujeito a...

Com o aumento excessivo de veículos, hoje o trânsito abriga uma vasta poluição, que pode sim trazer problemas de saúde àqueles que convivem nessa situação. Contudo, a população que vive na mesma situação do professor Paulo, terá sua expectativa de vida diminuída.




2. (ENEM 2011) Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é

a) a aração.
b) o terraceamento.
c) o pousio.
d) a drenagem.
e) o desmatamento.




resposta:[E]


Resolução
Com o desmatamento, a atividade humana desprotege o solo, já que as formações vegetais retêm a água nas copas, e as raízes, além da retenção da água, agregam
o solo, mantendo-o coeso. O desmatamento, feito principalmente junto a encostas, expõe as áreas mais frágeis, intensificando a erosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário