sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Confira a correção do vestibular 2011 da UFPR

Confira a correção do vestibular 2011 da UFPR
SOCIOLOGIA
 
01 -Weber concebe a Sociologia como uma ciência interpretativa, cujo objeto é a ação social, a qual deve ser compreendida pelo sentido que lhe atribuem os atores sociais.
O que é a ação social para Weber? 



02 - Em 2010, o IPEA divulgou um estudo mostrando que trinta milhões de brasileiros saíram da pobreza nos últimos anos no Brasil. Relacione redução da pobreza e mobilidade social. 


03 - “As classes sociais são agrupamentos que têm a mesma posição na estrutura de produção e mantêm relações umas com as outras, produzindo e reproduzindo a estrutura social”. 
(ARAÚJO, S.; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. Sociologia um olhar crítico, p. 26)
Com base nessa afirmação, discorra sobre as relações entre capital e trabalho na sociedade contemporânea. 


04 - Normalmente, quando se fala de socialização, se pensa no processo de interiorização de normas e de comportamentos sociais pela criança. Durkheim afirma que a socialização primária da criança, que ocorre nos primeiros anos de vida, é de responsabilidade da família, e a socialização secundária se faz em instituições como a igreja e a escola.
Considerando que vivemos no século XXI, que outras instituições participam hoje da socialização da criança? Cite duas e justifique sua escolha. 

05 - “O trabalho é o esforço para transformar a natureza e, nesse processo, o homem transforma a si mesmo”. 
(Araújo, S.; BRIDI, M. A.; Motim, B. Sociologia um olhar crítico, p. 49)
Como aplicar essa afirmação no contexto da produção atual com grande predominância da tecnologia?




06 - O Estatuto da Criança e do Adolescente é um marco na luta pelos direitos civis desses segmentos da população brasileira. Qual a relação entre direitos da criança e do adolescente e democracia?

 07 - A partir do livro O que é Sociologia? (Martins, 2004), responda: Em que circunstâncias históricas se deu o surgimento da sociologia? 

08 - De acordo com Maquiavel, em todas as sociedades existem duas forças opostas, sendo uma aquela do povo de não desejar ser dominado nem oprimido pelos grandes, e a outra, a de quererem os grandes dominar e oprimir o povo. Ainda de acordo com Maquiavel, o problema político estaria em encontrar mecanismos que tragam a estabilidade nas mencionadas relações. O autor sugere duas respostas: Principado e República. Na perspectiva de Maquiavel, quando o Príncipe é necessário?

09 - Tomando como referência a leitura do livro  Os clássicos da política (WEFFORT, 1991), explique por que Marx propunha a revolução como mecanismo para a superação do sistema capitalista.

10 - Em seu sentido mais amplo, cultura implica a transmissão de conhecimento, crença, arte, leis e costumes. De acordo com Laraia, situe o conceito de cultura em relação à ideia de aquisição inata, transmitida por mecanismos biológicos
(LARAIA, R. de B. Cultura um conceito antropológico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008). 


SOCIOLOGIA 
GABARITO

 
QUESTÃO 01
A ação social é toda a ação de um ator levando em conta a expectativa de reação de outro ator. 

QUESTÃO 02
O estudo do IPEA indica um processo de ascensão social no Brasil.


QUESTÃO 03
- Formas capitalistas tradicionais de trabalho que persiste;
- Formas flexíveis;  
-  formas precárias. 
Todas essas formas de relações entre o capital e o trabalho implicam em diferentes graus de expropriação do trabalhador. 

QUESTÃO 04
Elencar: Mercado; Meios de comunicação; Lazer; Estado. 

QUESTÃO 05
- Tecnologia como transformadora do trabalho, de suas relações e do modo de viver do homem; 
- Interdependência entre tecnologia e modo de vida.

QUESTÃO 06
- Democracia como regime sensível e garantidor dos direitos da criança e do adolescente; 
- Criação do Estatuto da Criança e do Adolescente como indicador do avanço do regime democrático no Brasil. 

QUESTÃO 07
- Revolução Industrial – modifica as relações do homem com seu trabalho; 
-  Revolução Francesa – modifica a forma de organização social e política; 
-  Iluminismo – predomínio da razão sobre os dogmas.
 

QUESTÃO 08
O príncipe é necessário em situações de crise política e social. Segundo Maquiavel, apenas com a estabilidade governativa  garantida pela dominação do principado  é que o governo poderia atingir a forma de república.

QUESTÃO 09
As reformas não são suficientes para romper com a sociedade de classes; somente a revolução é capaz de romper com a estrutura de dominação social, por isso  Marx considera a revolução como a forma de mudar radicalmente a sociedade.
 

QUESTÃO 10
- Laraia critica o determinismo biológico;  
- Cultura entendida como fenômeno absolutamente social, adquirida por diferentes meios de socialização, não podendo ser transmitida por mecanismos biológicos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário