sábado, 1 de setembro de 2012

Confira a correção do Simula Enem (terceiro bimestre)


Confira a correção do Simula Enem (terceiro bimestre)
Sociologia
Segundo Ano
 
1. (PITÁGORAS)
Da greve ao controle do Estado: o que mudou no PT?

“Berço histórico do chamado ‘novo sindicalismo’ brasileiro, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC comemorou 50 anos de existência no último dia 12 de maio. É praticamente impossível lembrar dessa efeméride sem associá-la àquele movimento grevista do ano de 1978 que renovou o cenário político brasileiro catalisando o fim da ditadura e impulsionando a luta pela redemocratização do país por meio, principalmente, da criação do Partido dos Trabalhadores (PT) – e, posteriormente, da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A imagem de um Lula sanguíneo, portando uma barba agreste encimada por uma cabeleira assanhada e discursando ao microfone para mais de 100 mil trabalhadores em assembleias improvisadas já faz parte do imaginário coletivo da nação.”
Trata-se de uma representação exemplar daquilo que o sociólogo Pierre Bourdieu (1930-2002) chamou de “classe mobilizada”, isto é, o agente – e o produto – de uma luta simbólica “de classificação” enraizada na existência concreta do mundo social. Amalgamada pelo desenvolvimento industrial acelerado, pelo despotismo fabril, por condições de trabalho degradantes, pelo autoritarismo estatal e por intensos fluxos migratórios, essa “nova” classe trabalhadora fordista, periférica, do ABCD paulista não tardaria a contradizer os prognósticos sociológicos do início dos anos 70. Em vez de politicamente “passiva”, pois carente de “tradições” organizativas, ela seria militante e rebelde.
RUY BRAGA e MARCO AURÉLIO SANTANA. De volta à condição proletária. Revista Cult, no. 139, página 57, Setembro de 2009


A chegada de um partido tão apoiado pelos movimentos sociais ao poder alterou a interlocução dos trabalhadores com os canais governamentais.

De acordo com a análise da crítica exposta, identifique a afirmativa que discute os fatores sociais e econômicos que fizeram a classe trabalhadora recuar da condição de mobilização para a condição de proletarização.

a) A ampliação da produção e circulação de riquezas proporcionada pelos avanços técnicos reduziram os tamanhos das unidades produtivas, dificultando a mobilização de classes em grandes contingentes.
b) A chegada de um partido popular no poder inviabilizou os interesses dos setores industriais da economia, uma vez que as lideranças desconhecem os interesses econômicos dos empresários.
c) O desenvolvimento de políticas públicas enfatizando os interesses do setor agrícola e extrativista impossibilitou o governo de representar os interesses das centrais sindicais, dificultando o diálogo com essas instituições.
d) A questão da urbanização dificultou a produção industrial porque dispersou a ação sindical e contribuiu para a precarização do ambiente de trabalho.
e) A exigência de qualificação prejudicou a preparação educacional dos trabalhadores, dificultando a incorporação de conteúdos ideológicos de transformação social.

resposta:[A]

2. (Unioeste 2011)  O conceito de cidadania é considerado um dos mais importantes nas Ciências Sociais. Diz respeito à participação de um cidadão na comunidade, e no compartilhamento de valores comuns. Pode-se dizer que, nos últimos anos, a construção da cidadania diz respeito à própria construção da nacionalidade. Para que ela se realize plenamente, o cidadão pleno seria aquele titular de três direitos fundamentais: os direitos civis, os direitos políticos e os direitos sociais. Entre as questões abaixo, assinale a alternativa referente às características dos direitos civis.
a) Diz respeito à participação no governo da sociedade, de fazer demonstrações políticas. Através dele podemos discutir problemas do governo, de organizar partidos, de votar, de ser votado.
b) Diz respeito à vida em sociedade que garante a participação das pessoas no governo; garante a participação na distribuição da riqueza coletiva; incluem o direito à saúde, a um salário justo, ao trabalho, à aposentadoria, enfim, um mínimo bem-estar para todos.
c) Diz respeito aos direitos essenciais à vida, ao direito de propriedade e à igualdade perante a lei. Trata-se de um direito que se desdobra na garantir de ir e vir, de escolher o seu próprio trabalho, de liberdade de expressão, de não ser condenado sem processo legal regular, de garantias da liberdade individual.
d) Diz respeito aos elementos que garantem a existência de uma máquina burocrática administrativa do Poder Executivo. A ideia central desse direito é a justiça social.
e) Diz respeito à participação de poucos indivíduos no governo da sociedade. Está mais voltado para pessoas vinculadas a partidos políticos que elaboram projetos sociais.

resposta:[C]

3. (PITÁGORAS) Assinale a alternativa que melhor avalia as frases seguintes:

I • Os movimentos sociais consistem em organizações formadas exclusivamente a partir da iniciativa de governos em seus diversos níveis (municipal, estadual e federal).
II • O movimento ambientalista tem ao menos duas linhas ideológicas distintas, uma que defende a preservação irrestrita da riqueza natural, outra que defende o seu uso responsável e sustentável.
III • Os movimentos sociais são caracterizados por uma diversidade de linhas ético-políticas, o que demanda rigor e cuidado na análise. Em geral, erramos ao falar “da opinião” do movimento feminista, ou do movimento negro – por exemplo.

a) Apenas I está correta, II e III estão erradas.
b) Apenas II está correta, I e III estão erradas.
c) Apenas III está errada, I e II estão certas.
d) Apenas I está errada, II e III estão certas.
e) Todas estão certas.


resposta:[D]

4. (PITÁGORAS) Segundo uma interpretação sociológica, a década de 1960 seria um marco na história dos movimentos sociais. Até então, dentre outros aspectos, a mobilização política da sociedade teria se dado de forma conflitiva com o Estado, além de dizer respeito a problemas de sobrevivência. Trata-se de uma fase marcada por questões relacionadas ao mundo do trabalho, e, portanto, com grande ênfase nos movimentos sindicais e de trabalhadores. Desde a segunda metade da década de 1960, no entanto, teriam ganhado força movimentos de fundamento identitário, como o movimento feminista, pacifista, ambientalista, negro, etc.

Assinale a alternativa que APRESENTA a distinção a que faz referência o texto:
a) movimentos sociais e movimentos coletivos.
b) movimentos sociais clássicos e novos movimentos sociais.
c) movimentos trabalhistas e movimentos verdes.
d) movimentos dos trabalhadores e movimentos contemporâneos.
e) movimentos sociais antigos e movimentos sociais recentes.

resposta:[B]

5. (PITÁGORAS) De acordo com Alain Touraine, um movimento social apresenta três princípios básicos:
1. O princípio de identidade é a definição do ator por ele mesmo. Um movimento social só pode se organizar se esta definição é consciente;
2. O princípio da oposição. (...) Um movimento social só se organiza se ele pode identificar seu adversário, mas sua ação não pressupõe identificação. O conflito faz surgir o adversário, forma a consciência dos atores presentes.
3. O princípio da totalidade nada mais é que o sistema de ação histórica (...) O movimento social, portanto, não é necessariamente global.(...) Mas, mesmo se é localizado, o movimento social não deixa de recorrer a um princípio de totalidade.
(Alain Touraine. Os movimentos sociais. In: Sociologia e Sociedade. Marialice Foracchi e José de Souza Martins)

Identifique a afirmativa que apresenta os princípios que orientam as ações dos movimentos sociais.

a) Uma central operária como a CUT perde sua identidade com a classe trabalhadora ao ser incorporada na base de um governo de esquerda.
b) Um movimento de trabalhadores rurais como o MST defende uma visão do conjunto sobre a sociedade ou ideia de totalidade que contraria o histórico de lutas camponesas no Brasil.
c) A incorporação do movimento ambientalista ao Ministério do Meio Ambiente altera a qualidade da contestação e suas ações perdem o sentido de oposição aos setores que avançam sobre os recursos naturais.
d) Os movimentos pela ampliação dos direitos dos homossexuais são considerados movimentos sociais restritos porque interessam à uma parte dos atores sociais.
e) O movimento feminista representa as mulheres desinteressadas pelas políticas públicas acerca dos direitos relacionados ao gênero.

resposta:[C]


6. (UFU 2012- adaptada) Leituras comuns acerca da democracia associam seu conteúdo, exclusivamente ao universo eleitoral. Todavia, outras dimensões da democracia são igualmente importantes, como testemunha o trecho da canção Da lama ao caos de Chico Science e Nação Zumbi
 
Oh, Josué eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça
Peguei o balaio, fui à feira roubar tomate e cebola
Ia passando uma velha e pegou a minha cenoura
Aí minha velha, deixa a cenoura aqui
Com a barriga vazia não consigo dormir
E com o bucho mais cheio começei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar
Que eu me organizando posso desorganizar [...]

Nessa canção, outra dimensão da democracia, além da eleitoral é apresentada por meio da noção de:
a) participação política presente no verso "Que eu me organizando posso desorganizar".
b) solidariedade, presente no verso "Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça.
c) respeito à diversidade, presente no verso "E com o bucho mais cheio começei a pensar".
d)  igualdade econômica e social, presente no verso "Peguei o balaio, fui à feira roubar tomate e cebola".
e) racionalismo, presente no verso “Com a barriga vazia não consigo dormir”.


resposta:[A]

7. (PITÁGORAS) Leia o trecho da matéria a seguir publicada no Jornal Valia - Informativo da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social Ano X - Nº 116 - Janeiro de 2005.

A chegada da Kombi é saudada por homens, mulheres e crianças que se organizam rapidamente em filas para receber a sopa e o pão. Mais que o alimento, as pessoas recebem o carinho e a palavra de incentivo de Maércio e José Gabriel. A noite avança e eles continuam com uma alegria que só o trabalho voluntário é capaz de proporcionar a seus praticantes. A atividade só termina às 22h.
“É assim toda sexta. Mas o trabalho funciona sete dias por semana. Nosso movimento surgiu no início de 1980, liderado por um grupo de jovens. A eles juntamos nossa experiência e de lá pra cá muita coisa mudou. O projeto cresceu, tornou-se uma entidade filantrópica reconhecida como de utilidade pública pelos governos municipal, estadual e federal”, conta José Gabriel.
Disponível em: http://www.sopaomineiro.org.br/materia_006.asp Acesso em: 30/09/2011




Indique a afirmativa que pode ser associada à matéria jornalística.
a) As ações descritas na matéria são destinadas às melhorias de um bem comum à sociedade, demonstrando que o cidadão comum pode intervir de modo direto pela busca de mudanças.
b) A mudança no estilo de vida moderno, onde o tempo parece estar cada vez mais escasso, faz com que atividades como a descrita na matéria tornem-se inviáveis.
c) A realização de atividades como a descrita na matéria contribui para causa de um mal para a sociedade ao beneficiar apenas poucos indivíduos que se encontravam naquele local no momento.
d) Os avanços e conquistas dos direitos sociais no Brasil ao longo dos últimos anos tornam atividades como essa que vimos na matéria de jornal completamente desnecessárias.
e) Toda ação que tem como objetivo fornecer algum tipo de serviço ou assistência à população sem nenhum ônus traz um prejuízo social ao acostumar aquele individuo a não pagar por serviços recebidos.

resposta:[A]


8. (PITÁGORAS) Analise a charge a seguir.
 Disponível em: http://www.marcuslemos.com.br/wp-content/uploads/2011/05/politico-charge.jpg. Acesso em: 11/10/2011

Segundo Aristóteles, o homem é um animal social e político por natureza. E se o homem é um animal político, significa que tem a necessidade de conviver em sociedade, de promover o bem comum e a felicidade.
A análise da charge e do pensamento de Aristóteles permite concluir que
a) as ações de má fé, abuso de poder e benefício próprio de indivíduos ligados a atividades políticas proporcionam uma péssima imagem para os políticos. 
b) as ações políticas estão sendo consideradas satisfatórias e a representação disso é a charge retratar um diálogo positivo entre as crianças.
c) as atividades políticas já chamam a atenção dos indivíduos desde a infância por se tratar de um tema importante para toda a sociedade.
d) o garoto elogia o outro com a palavra “político”, retratando a boa imagem que as atividades políticas representam.
e) os políticos devem investir mais na divulgação de sua imagem e em ações para o público infantil com o intuito de formar novos eleitores.

resposta:[A]
 
9. (PITÁGORAS) Analise a charge seguinte.


Fonte: Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1dWtbsOm5qTKFV43l3y3rl6OWhxyZbczdpZU3NcxlZQHTLV9r7cwKu-H-n5-tbnqDWIU9yw4AbPEuaZgFi92SmELds1oXDt8zlcgkn-JFZT6bUbc7K9UyMg0hyK07uple6OeMAFhqN-c/s1600/futebol10.jpg. Acesso em: 13/10/2011
Com base na análise da charge, é correto inferir que
a) a política não tem a característica de ser universal, de unir as diferentes pessoas em um só propósito; essa característica é comum do esporte.
b) a política, por se tratar de um tema sério e bem complexo, tornou-se impossível de ser discutida em qualquer lugar ou por qualquer pessoa ao contrário do esporte que é apenas uma diversão.
c) os indivíduos se envolvem com mais intensidade com o esporte do que com a política, proporcionando perdas para toda a sociedade.
d) os indivíduos têm o hábito de se envolver intensamente com as atividades que os cercam e isso também pode ser verificado no que diz respeito à política.
e) os temas “política” e “esporte”, por serem bem distintos, faz com que sejam também distintas as pessoas que se envolvem com cada um deles.

resposta: [C]


10. (PITÁGORAS) No ano de 1996 a banda carioca O Rappa lançou seu segundo álbum chamado “Rappa-Mundi”. A letra da música a seguir, de autoria de Pedro Luis, faz parte deste álbum. Confira.
 

“Senhoras e senhores estamos aqui
Pedindo uma ajuda por necessidade
Pois tenho irmão doente em casa
Qualquer trocadinho é bem recebido
Vou agradecendo antes de mais nada
Aqueles que não puderem contribuir
Deixamos também o nosso muito obrigado
Pela boa vontade e atenção dispensada

Bom dia passageiros
É o que lhes deseja
A miséria S.A
Que acabou de chegar”

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/o-rappa/miseria-s-a.html#ixzz1cSbBeszw . Acesso em 01/11/2011.

A letra da música retrata uma situação corriqueira no cotidiano das pessoas que utilizam o serviço de transporte público, onde é bem comum encontrar pessoas pedindo ajuda financeira aos passageiros.

A letra da música “Miséria S.A”

a) demonstra a crença de que a desigualdade na distribuição de renda pode ser superada com investimentos na criação de novas empresas como forma de combate à miséria.
b) enfatiza a melhoria na distribuição de riqueza proporcionada pela estabilização econômica, e faz isso satirizando a criação de pequenas empresas.
c) ironiza, ao acrescentar a sigla S.A à palavra “miséria”, que a prosperidade proporcionada pelo mercado global leva os trabalhadores a criarem seus próprios negócios.
d) retrata o avanço do mercado global que transforma todo lugar em local de comércio, utilizando a metáfora da empresa Miséria S.A nos transportes coletivos.
e) traz em seu conteúdo uma analogia entre a miséria e as grandes empresas ao acrescentar a sigla S.A à palavra “miséria”.

resposta:[E]

Nenhum comentário:

Postar um comentário