domingo, 2 de setembro de 2012

Confira a correção da avaliação de Sociologia (segunda chamada - Primeiro Ano)


Avaliação de Sociologia 
(Segunda chamada do terceiro bimestre)
Primeiro Ano
 
(CNDL) Leia o texto a seguir.

Existem várias formas de trabalho no Brasil e no mundo.
Nas indústrias, há operários, secretárias, executivos, etc. No comércio, balconistas, vendedores, gerentes, etc. No setor de serviços: diaristas, babás, operários da construção civil, trabalhadores em informática, etc. No setor rural: bóias-frias, pequenos agricultores, roceiros, etc.
 No trabalho formal, são enquadrados os trabalhadores com contrato e/ou registros em carteira profissional. Enquanto no informal, estão incluídos os trabalhadores que não tem nenhuma espécie de contrato.
Houve em diversos momentos da História uma relação de trabalho não remunerado segundo a qual o trabalhador era considerado uma posse de seu senhor: a escravidão.
A relação de trabalho vigente hoje em dia é o trabalho assalariado, em que o trabalhador vende sua força de trabalho ao empregador de acordo com uma legislação específica. Infelizmente, ainda há locais em que, ilegalmente, existem trabalhadores em condições semelhantes às de escravos. Essa prática tem sido combatida pelo Estado e por organizações mundiais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Com base no trecho acima e em seus conhecimentos responda:
1. APRESENTE duas formas de trabalho existentes no Brasil.

resposta:  
O trabalho formal e o trabalho informal.

2. EXPLIQUE a diferença entre trabalho formal e trabalho informal.

resposta:
 No trabalho formal, são enquadrados os trabalhadores com contrato e/ou registros em carteira profissional. Enquanto no informal, estão incluídos os trabalhadores que não tem nenhuma espécie de contrato.

3. EXPLIQUE a diferença entre trabalho e emprego.

resposta:

Trabalho é a aplicação da força física ou intelectual, feita pelos seres humanos, que transforma a natureza para satisfazer as necessidades dos homens, ou ainda, trabalho é a ação material ou intelectual transformadora do homem, realizada na natureza e na sociedade em que ele vive.
Quando falamos em emprego, imaginamos uma atividade estável e realizada em tempo integral, remunerada sob a forma de salário regular e no quadro de um sistema de produção de bens e serviços mercantis.


4. (PITÁGORAS) A religião é um tema que já foi estudado por vários teóricos da sociologia. Marx já a considerou “o ópio do povo”, enquanto que para Weber a religião possui grande importância em sua obra, onde ele demonstra a efetivação do moderno sistema econômico que teria sido impulsionado por uma mudança comportamental.  

De acordo com os dois pontos de vista apresentados, discorra sobre a principal diferença entre a ideia de religião defendida por Marx e Weber.

resposta:
Para Marx, o sofrimento religioso é, a um só tempo, a expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração e a alma de condições desalmadas.É o ópio do povo.Marx, na verdade estava criticando a condição de uma sociedade que levaria as pessoas a um entorpecimento. A religião reflete o que falta na sociedade; é uma idealização das asprirações do povo que não podem ser satisfeitas de imediato. 
Para Weber, a religião possui uma importância significativa. Seu estudo sobre a ética protestante apresenta uma gênese da base irracional que se construirá em argamassa para a própria racionalidade moderna. Weber observa a unidade das práticas religiosas como primordialmente uma ação orientada por meios e fins, orienta-se, pelo menos, pelas regras da existência. 
5. (PITÁGORAS) Avalie as seguintes afirmativas acerca da organização familiar em nossa sociedade atual.
I – As famílias são menos numerosas por causa de medidas governamentais, como o controle de natalidade.                          
II – As mulheres tem ganhado espaço no mercado de trabalho, no entanto há ausência da participação dos homens nas tarefas domésticas.                                                                                                                                              
III – A família tem transferido à escola a tarefa de educar e socializar seus filhos.
ASSINALE se 
a) apenas I estiver certa.
b) apenas I e II estiverem certas.
c) apenas II e III estiverem certas.
d) apenas III estiver certa.
e) todas estiverem certas.   

resposta:[C]                                                                                                                                                                                        


6. (PITÁGORAS) Dentre as diversas características que diferenciam a modernidade de momentos históricos anteriores está a alteração do lugar da religião na vida das pessoas. No entanto, podemos notar que a história da sociedade brasileira está profundamente ligada aos seus símbolos religiosos.
Indique dentre os itens a seguir aquele que NÃO expressa essa relação entre a religião e o desenvolvimento de nossa sociedade.
a) A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
b) Feriados religiosos.
c) Expressões públicas de fé por parte de esportistas.
d) Cidades batizadas com nomes de santos.
e) Os dizeres da bandeira do Brasil, Ordem e Progresso.

resposta:[E]

7. (PITÁGORAS)  Leia as assertivas seguintes e assinale a que MELHOR classifica as ocupações listadas.
Todas elas são formas de trabalho, no entanto, apenas algumas são consideradas formas de emprego – podendo ser, inclusive, formalizado segundo as leis vigentes. Lembre-se que o principal fator de distinção entre eles é a remuneração.
I. Policial militar;
II. Dona de casa;
III. Empregada doméstica.

a) Todas as ocupações citadas são formas de emprego;
b) As ocupações I e II são considerados empregos, aos passo que III é considerado apenas trabalho;
c) As ocupações I e III são considerados empregos, aos passo que II é considerado apenas trabalho;
d) As ocupações II e III são considerados empregos, aos passo que I é considerado apenas trabalho;
e) As ocupações I e III são considerados apenas formas de trabalho, aos passo que II é considerado um emprego.


resposta:[C]
As ocupações I e III (policial militar e empregada doméstica) são consideradas emprego pois são atividade remuneradas regularmente, ao passo que a ocupação II (dona de casa) é considerada pelo senso comum como apenas trabalho pois não gera remuneração. 
 

8. (PITÁGORAS) Assinale a alternativa que CONTÉM as palavras que melhor completam a frase a seguir:
“O desenvolvimento da tecnologia tem o potencial de liberar o homem do ___________. Com _____________ mais avançadas, é necessário menos esforço por parte do trabalhador, assim como é menor o tempo total gasto na produção de cada bem industrializado. Fossem as coisas assim simples, o desenvolvimento da tecnologia permitiria que os trabalhadores tivessem a sua jornada de trabalho_________, ficando mais tempo disponível para fazerem o que bem entenderem”.

a) mundo do trabalho – máquinas - reduzida;
b) sistema capitalista - políticas - mantida;

c) setor de produção – regulações - aumentada;
d) obrigatório trabalho remunerado – organizações sindicais - extinta;
e) mundo do trabalho – ideias - diminuída.


 


 resposta:[A]
 “O desenvolvimento da tecnologia tem o potencial de liberar o homem do mundo do trabalho. Com máquinas mais avançadas, é necessário menos esforço por parte do trabalhador, assim como é menor o tempo total gasto na produção de cada bem industrializado. Fossem as coisas assim simples, o desenvolvimento da tecnologia permitiria que os trabalhadores tivessem a sua jornada de trabalho reduzida, ficando mais tempo disponível para fazerem o que bem entenderem”.

9. (PITÁGORAS) Leia matéria seguinte, publicado pelo portal da Veja no dia 26 de abril de 2010.
Mais da metade dos brasileiros tem emprego formal

Imagem retirada do site www.fem.org.br
“Mais da metade dos trabalhadores das metrópoles do país trabalha com carteira assinada pelas empresas do setor privado. É o índice mais alto de emprego formal em 16 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em janeiro, 50,3% dos empregados trabalhavam em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No mês seguinte, esse porcentual subiu para 50,7%. O trabalho informal, por sua vez, está em um de seus níveis mais baixos: 36,7% - 18,1% dos ocupados trabalham sem carteira assinada e 18,6% por conta própria. Em fevereiro, os empresários respondiam por 4,5% do total, militares e funcionários públicos eram 7,5%.

É a primeira vez que o setor privado emprega com registro metade dos trabalhadores das grandes cidades desde março de 1994, quando a abertura da economia, o câmbio valorizado, e a expansão dos serviços fechavam vagas nas indústrias. Em números absolutos, significa 11 milhões de pessoas com carteira assinada nas metrópoles brasileiras.

Estimativa - O resultado de março será divulgado nesta quinta-feira. A previsão é de que a tendência de alta continue - no mesmo mês de 2009, o índice era de 49,3%, e em 2008 foi de 48,3%. Especialistas apontam que entre os incentivos das empresas para assinar a carteira do trabalhador, apesar da alta carga tributária, está o crescimento da economia, o controle da inflação e a expansão do crédito (os investidores exigem o cumprimento das leis antes de colocar dinheiro em uma empresa)”.

Como podemos ver pela matéria, o emprego formal é ainda concentrado, deixando parte da população desprotegida de seus direitos trabalhistas. Mas, podemos perceber que o acesso ao registro na carteira de trabalho tem ____________ nos últimos tempos.

Assinale a alternativa que COMPLETA a frase apresentada.

a) diminuído;
b) se mantido constante;
c) passado por uma crise;
d) aumentado;
e) regredido.



resposta:[D]

10. (CNDL) Baseando-se na charge abaixo, apresente uma definição de mais valia destacando a exploração do trabalhador e a concentração de riqueza nas mãos dos proprietários dos meios de produção.

 



resposta:
Segundo Karl Marx, o valor do trabalho não paga ao trabalhador é denominada. Mais valia, portanto, é a parte do valor do trabalho não paga ao trabalhador. É da mais valia que o capitalista tira boa parte do seu lucro. Isso revela um pouco da exploração que o trabalhador sofre.


Questões extras

(CNDL) Leia as charges a seguir.

1. Explique a cena retratada na charge 1.


2. Na charge 2 observa-se um dos motivos do desemprego. Que motivo é esse?

3. Cite dois fatores que contribuem para que haja desemprego.


resposta:
1. Uma trabalhadora recebe um novo modelo de uniforme, que mostra que a qualquer momento ela pode ser demitida e ficar desempregada.

2. A informatização das empresa, que substitui a mão de obra e causa a demissão dos empregados.

3. A falta de qualificação profissional, reflexo da baixa escolaridade, a dificuldade de acesso à moderna tecnologia, a competição acirrada por uma vaga no mercado de trabalho, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário