domingo, 5 de agosto de 2012

Questões de Sociologia - UFU (2010)



SOCIOLOGIA
PRIMEIRA QUESTÃO
Embora os Estados Modernos tenham sido fundados sob os ideais de igualdade e liberdade, os direitos políticos foram, até o final do século XIX, praticamente uma exclusividade de letrados (voto de qualidade) e endinheirados (voto censitário). Quando nasce a democracia moderna, representativa, ela é inicialmente restrita. Os primeiros teóricos liberais dedicaram-se a criticar não apenas a democracia direta, mas também a extensão da democracia às massas populares.
Ao longo daquele século, todavia, o movimento operário lutou pela extensão dos direitos políticos de livre associação e organização até então restritos, conquistando – exceto nos Estados Unidos da América – o sufrágio universal e a igualdade de voto apenas nos primeiros decênios do século XX. Desde então, formas de participação política foram conquistadas e experimentadas.
Considerando as formas de participação política direta e indireta:
A) Explique o que é participação política direta e indireta nas sociedades contemporâneas.
B) Dê um exemplo de participação política direta e um exemplo de participação política indireta conquistadas no século XX.

resposta:
Na letra A:  Exige-se que o candidato apresente  a definição sobre forma de  participação política direta como aquela cujo exercício da participação se dá sem  o intermédio de representante; para participação política indireta aquela cujo  exercício da participação se dá por meio de representação.
Na letra B: Neste item o (a) candidato (a) deverá apresentar um exemplo para a  forma de participação direta e um exemplo para a forma de participação indireta,  como explicitado dentre os abaixo elencados.
São entendidos como exemplos possíveis para participação direta:
- Plebiscitos
- Referendos
- Consultas populares
- Projetos de iniciativa popular
- Soviets
- Orçamentos participativos
- Conselhos gestores para políticas públicas
São entendidos como exemplos possíveis de participação indireta:
- Eleições para cargos do Legislativo
- Eleições para cargos do Executivo
- Voto (com ou sem especificações como, por exemplo: sufrágio universal,  voto feminino etc.)

SEGUNDA QUESTÃO
Para Marx, a explicação da realidade social está fundada no princípio da contradição social. Tendo como referência a afirmação acima, explique o princípio da contradição social no capitalismo para a teoria marxista.
resposta:

Espera-se que o (a) candidato (a) compreenda as contradições sociais como fruto,  elemento, produto ou resultado das relações de desigualdade, diferença, antagonismo ou  luta de classes na sociedade. Igualmente, exigir-se-á que se defina as classes sociais,  abordando o papel que cada uma cumpre levando em consideração o fato de possuírem  os meios de produção (burguesia) ou venderem a força de trabalho (proletariado). Será  ainda importante apresentar que tal relação expressa interesses contraditórios e  antagônicos, uma queda de braços em relação à produção na sociedade. Dessa forma,  também será avaliada a percepção do (a) candidato (a) acerca das contradições entre  forças produtivas e as relações sociais de produção num determinado momento histórico,  contradições estas capazes de gerar um período de crise de proporções revolucionárias.
Por fim, o(a) candidato(a) deverá apresentar como se dá a produção  de mais-valia  através da exploração do trabalho, expressa no salário não pago, entendida como  manifestação do antagonismo entre capital e trabalho.

TERCEIRA QUESTÃO
“[...] todas as formigas de uma dada espécie usam os seus membros uniformemente [...]”.
“[...] todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo [...] depende de um aprendizado [...]”.
LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986, p. 73.

Em que medida a cultura pode ser o marco diferenciador da humanidade em relação à animalidade?

resposta:

LETRA A  – Espera-se que o (a) candidato (a) compreenda que o marco  diferenciador da humanidade em relação à animalidade é a cultura. Assim, exigese que ele ou ela seja capaz de apresentar os elementos que caracterizam e  fundam tal diferença. O (A) candidato (a) deverá apresentar, no mínimo, 5 (cinco)  dentre as características abaixo.
As principais características da cultura como marco diferenciador são aquelas que  singularizam o homem tais como:
- possuir linguagem
- possuir a capacidade de significação do mundo
- possuir racionalidade
- seus comportamentos e hábitos são adquiridos em sociedade e não  transmitidos biologicamente
- criar ou formar sistemas simbólicos
- transformar o meio ambiente/físico/ecológico
- criar representações
- possuir a capacidade de conhecimento cumulativo
- transmitir sua herança sociocultural
- habilidade de aprendizado e criatividade
- capacidade de reflexividade

QUARTA QUESTÃO
Na nossa era pós-industrial (...) o esporte competitivo tornou-se um negócio fabuloso, que a revolução digital contribui para transformar em fenômeno global”
IPSOS-MARPLAN, Dossiê Esporte. Um estudo sobre o esporte na vida do brasileiro.
Disponível em: http://globosat.globo.com/sportv/hotsite/dossie/dossie_esporte.htm>

O esporte competitivo constitui aspecto fundamental da cultura de massa nas sociedades contemporâneas. Defina cultura de massa e discorra a respeito de seu impacto no mundo do esporte.

resposta:

LETRA A:  Exige-se que o (a) candidato (a) construa uma definição de cultura de  massa a partir da apresentação de no mínimo 3 (três) elementos dentre os abaixo elencados:
- Produção de massa
- Homogeneização/ Generalização/ Globalização/ massificação
- Mercantilização
- Ênfase no consumo/ consumismo
- Standartização
- Veiculação intensiva pelos meios de comunicação de massa/ TV/ rádio
- Revolução digital/desenvolvimento tecnológico: internet/ novas tecnologias
- Não representatividade de grupos específicos ou de camadas ou classes  sociais
LETRA B: Exige-se que o (a) candidato (a) relacione as características da cultura de massa em relação ao esporte, a partir da apresentação de no mínimo 2 (dois)  elementos dentre os abaixo elencados:
- Esporte é veiculado pelos meios da indústria cultural/ meios de comunicação  de massa/ novas mídias/ novas tecnologias
- Transformação do esporte em entretenimento/ espetáculo/ objeto de consumo  de massa/ mercadoria
- Esporte é patrocinado/ ou tem investimento do grande capital/ grandes  patrocinadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário