sábado, 11 de agosto de 2012

Correção da avaliação de Sociologia do segundo ano


Confira a correção da avaliação de Sociologia
Terceiro bimestre
Segundo Ano

1. (PITÁGORAS) Leia a frase a seguir.

“O que lhe dá o direito de me dizer o que fazer?”

Esta pergunta familiar sugere que, antes de obedecermos a uma instrução, temos de estar convencidos de que a pessoa que a exige tem o direito de fazê-lo.
APRESENTE um exemplo de uma autoridade formal à qual temos o dever de obedecer.
 
 resposta:

Exemplos de autoridades formais a serem obedecidas: os pais, os professores, os militares, etc.
 
2. (PITÁGORAS) Leia:
“Autoridade é um tipo de poder e baseia-se no reconhecimento da legitimidade ou na legalidade da tentativa de exercer influência. Os indivíduos ou grupos que tentam exercer influência são percebidos como tendo o direito de fazê-lo dentro de limites reconhecidos, um direito que decorre de sua posição formal numa organização.”

A partir da leitura do trecho anterior e do que foi estudado sobre as relações políticas nas sociedades atuais, EXPLIQUE qual é o limite imposto às autoridades.
 
resposta:

O maior limite imposto às autoridades formais é o respeito aos direitos do próximo.

3. (Unicamp 2012)  A noção de cidadania gerada pela visão liberal a partir do século XVIII foi uma resposta do Estado às reivindicações da sociedade, e levou à institucionalização dos direitos civis, direitos políticos e direitos sociais. Mais contemporaneamente, a noção de cidadania redefine a ideia de direitos. O ponto de partida é a concepção de um direito a ter direitos e inclui a criação de novos direitos que emergem de lutas específicas.

a) O que são direitos civis e direitos sociais?
 
b) Dentre as “novas” gerações de direitos no contexto da cidadania, pode-se falar nos direitos difusos e coletivos e até em direitos bioéticos. Dê dois exemplos desses direitos da nova geração.
 



 resposta:
 a) Os direitos civis são aqueles que dizem respeito à liberdade individual do cidadão de um Estado Nacional. Isso inclui o direito à vida, à propriedade, direito a ir e vir. Já os direitos sociais dizem respeito à vida em sociedade e à dignidade necessária para a vida em comum, englobando os direitos à educação, ao trabalho, à subsistência, à saúde, à alimentação, à habitação.
b) Entre esses direitos da nova geração podemos citar o direito ao aborto, o direito ao meio ambiente saudável, o direito a não ser discriminado, o direito à livre manifestação afetiva e os direitos do consumidor. 

 
4. (PITÁGORAS) Observe a charge a seguir:
 
Explique como a charge interliga as idéias de ignorância, hipocrisia e a aceitação de um sistema de ações antiéticas presentes na atualidade.

 
resposta:
A cidadania envolve não apenas direitos, mas também responsabilidades. Dentre elas, o dever de escolher com seriedade os seus representantes para os cargos públicos. Inclusive acompanhando a atuação dos candidatos eleitos e o compromisso destes com a Ética. Aqueles que não assumem este compromisso contribuem para que tenhamos um governo injusto e desonesto.
 
Leia o texto a seguir e responda ao que é proposto nas questões 5 e 6.

A Constituição de 1934 consagra o princípio da soberania popular segundo o qual “todo poder emana do povo e em seu nome será exercido”. A Constituição de 1988 preferiu declarar que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

5. Explique qual a diferença entre os termos Constituição e Constituinte.

resposta:
Constituição se refere à Carta Magna, e Constituinte aplica-se à assembleia, à reunião de parlamentares encarregados de construir a Constituição.


6. Compare os enunciados das Constituições de 1934 e de 1988 acima. Qual o significado da mudança do texto?

resposta:
A Constituição de 1934 consagra o princípio da soberania popular que diz: "todo poder emana do povo e em seu nome será exercido", caracterizando que o povo terá seus representantes no poder. A Constituição de 1988 preferiu declarar que "todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente, nos termos desta Constituição", mostrando-se que, além do representante, o povo pode exercer o poder diretamente, sem intermediários. 

7. (CNDL) Cite três exemplos de participação popular no poder, além do voto, que contribuem para a efetivação do direito de cidadania.

resposta:
 
São entendidos como exemplos possíveis para participação direta:
- Plebiscitos
- Referendos
- Consultas populares
- Projetos de iniciativa popular
- Orçamentos participativos
- Conselhos gestores para políticas públicas


Para responder as questões 8, 9 e 10 acompanhe a leitura de uma história fictícia e posicione-se diante dos fatos.

Uma família de seis pessoas: pai, mãe e quatro filhos, de condição social desfavorecida, encontra-se doente, e lá deparam-se com um movimento grevista, dos funcionários da saúde, que reivindicam melhorias salariais e, principalmente, melhores condições de trabalho.
Os pais, percebendo que não seriam atendidos, dirigem-se para o hospital mais próximo, cerca de noventa minutos de ônibus. Enquanto isso, agrava o estado de saúde do filho doente. Ele passa mal, tendo ânsias de vômitos, chegando a vomitar sangue. A criança de seis anos, no caminho do hospital, piora cada vez mais, provocando ansiedade e preocupação nos pais.
Depois da longa jornada de ônibus, a família chega ao hospital. O desespero toma conta dos pais quando ali lhes comunicam que, também neste hospital, os funcionários da saúde encontram-se em movimento grevista. A criança piora; o pai se desespera, protesta com veemência e até com violência. Seguranças do hospital detêm-no e encaminham-no para a polícia. Enquanto isso, a mãe, desesperada com os acontecimentos, percebe que seu filho não responde mais ao chamado. Na confusão da fila do hospital, a criança morre nos braços dela e sem nenhum atendimento.
Em outro ponto da cidade, em outro momento, vários médicos, enfermeiros e funcionários se reúnem em assembleia para analisarem os indicativos de greve sugeridos pelo sindicato. Todos ponderam sobre os salários defasados e os seis meses de atraso, analisam ainda o pouco caso das autoridades em relação à saúde, que não disponibilizam verbas necessárias para a manutenção mínima dos postos de saúde e dos hospitais. Depois de várias tentativas de negociação com o Estado, os funcionários da saúde decidem pela paralisação do atendimento médico e ambulatorial, cumprindo-se o que a lei determina, preservando o atendimento de urgência.
No hospital onde a criança faleceu, o único médico para atendimento de emergência encontrava-se assoberbado de trabalho e somente ficou sabendo do acontecido quando já não tinha mais o que fazer.
A imprensa, que acompanhava o desenrolar da greve dos funcionários da saúde, presenciou o falecimento da criança e, obviamente, noticiou-o com todo alarde, levantando o questionamento: quem seria o responsável pela tragédia acontecida?

8. Após a leitura da história, qual o seu posicionamento em relação a quem se deve atribuir a responsabilidade pela morte da criança? Justifiquem a resposta.

resposta:
Propabilidade 1: Apesar de todos os trabalhadores terem direito à greve, esta nunca pode provocar a morte de uma pessoa. Há necessidade de os movimentos grevistas, principalmente na área médica, buscarem outros meios para suas reivindicações.
Probabilidade 2: Infelizmente as condições de saúde pública no Brasil são precárias e só se dá atenção a ela quando acontece um fato trágico como esse. Muitas vezes, as crianças morrem nos postos de saúde ou hospitais não por falta de atendimento, mas por falta de recursos mínimos para esses estabelecimentos. Nesse caso, poucas vezes se faz alarde, e as autoridades responsáveis continuam em seus gabinetes sem serem questionadas.

9. Diante dos fatos apresentados na história e dos conhecimentos adquiridos até aqui, como o grupo se posiciona diante do direto de greve?

resposta:
Propabilidade: O direito de greve é legítimo, desde que não se coloque em risco a vida das pessoas.

10. Como lidar com a greve de serviços fundamentais, como em hospitais e postos de saúde? Justifiquem a resposta.


resposta:
Probabilidade: Em serviços fundamentais, como em hospitais e postos de saúde, o processo de negociação de reivindicações nunca deve se esgotar para evitar a greve. Caso ela ocorra, todas as pessoas envolvidas, sindicatos e representantes do governo, deveriam ser responsabilizadas e punidas pelos transtornos à população.
Questões extras

1. (CNDL) Com base na charge abaixo o que se pode concluir sobre o posicionamento da grande mídia perante a greve das universidades e institutos federais.


 resposta:
Espera-se que o aluno demonstre o posicionamento da grande mídia diante da greves dos professores e técnicos da universidades públicas enfatizando que os principais meios de comunicação usam diversas estratégias para tentar desmobilizar o movimento e tirar de foco um tema extremamente relevante e veicular assuntos de menor importância.

2. (PITÁGORAS) Analise a imagem a seguir.
 
Retirado de unimulti.blogspot.com

O direito de _____________ é uma das garantias necessárias para a equalização das condições entre trabalhadores e empregadores. Pois, sem ele, torna-se muito restrito o campo de ação para os trabalhadores protestarem, uma vez que poderiam ser facilmente penalizados, seja através do não-pagamento de salários, seja pela demissão.
a) associação.
b) ir e vir.
c) livre pensamento.
d) assistência social.
e) greve. 

resposta:[E]




3. (Upe 2012)  Observe a charge a seguir.

 http://digosemmedo.blogspot.com.br/2011/08/so-educacao-produz-cidadania.html

Notamos nela a presença de um processo social importante para a compreensão das mudanças e/ou transformações que ocorrem de forma contínua e que refletem determinados tipos de relações sociais entre os indivíduos e os grupos. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
a) O processo social nela apresentado é denominado conflito, pois destaca um grupo em rivalidade, buscando uma educação mais justa. 
b) A cidadania produzida pela educação é um processo dissociativo e se encontra em constante transformação. 
c) A cooperação na construção de uma educação cidadã permite que dois ou mais indivíduos atuem em conjunto para tornar o seu grupo mais atuante na formação de uma sociedade mais justa. 
d) A diversidade ideológica no grupo social permite uma maior coesão dos seus membros na cooperação por uma educação de qualidade e cidadã. 
e) Numa competição como a da charge, notamos uma necessidade de formar subgrupos que permitem uma cidadania igual para todos. 
 
resposta:[C]

Somente a alternativa [C] é correta. A questão se utiliza do tema da educação para tratar dos processos sociais. No caso, o que há é uma cooperação de indivíduos que, através da educação, procuram construir uma sociedade mais justa. 




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