quarta-feira, 25 de julho de 2012

Simula! 5



QUESTÃO 01 – (UPE 2010)
Dentre os principais autores articuladores da Sociologia na sua fase inicial de desenvolvimento, é CORRETO citar os nomes de
a) Marx e Foucault.
b) Comte e Durkheim.
c) Descartes e Marx.
d) Aristóteles e Comte.
e) Durkheim e Chartier.


resposta:[B]

QUESTÃO 02 – (UNIOESTE 2010)
ASSINALE o item que melhor completa a frase “Os dois conceitos sociológicos: família e parentesco, ajudam no desenvolvimento sociológico ao
a) desvelarem a forma, a intensidade e finalidade da reprodução sexual da humanidade, pela qual a humanidade se perpetua.”
b) provocarem a constatação de que estão na origem das classes sociais, por meio do nascimento dos indivíduos.”
c) serem o local do amor e outras tantas e importantes relações afetivo-emocionais experimentadas pela sociedade.”
d) possibilitarem a compreensão da organização social apenas nas sociedades de menor densidade.”
e) tornarem compreensíveis as relações de afinidade e consanguinidade experimentadas pelos membros de um determinado grupo.”


resposta:[E]

QUESTÃO 03 – (UEAP 2010)
Durkheim definiu com clareza o objeto da Sociologia – os fatos sociais – e distinguiu três características: a exterioridade, a coercitividade e a generalidade.
Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, analise as proposições e, posteriormente, assinale a alternativa CORRETA.
I – O fato social exterior é aquele que existe e atua sobre o indivíduo, independente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
II – O fato social coercitivo só se manifesta no indivíduo se ele reagir à sanção. Portanto, depende da forma como o indivíduo se expressa.
III – O fato social é geral quando se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles. Nesse sentido, a generalidade se manifesta na natureza coletiva ou em um estado comum ao grupo.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) Todas as proposições estão corretas.
e) Nenhuma das proposições está correta.

resposta:[C]



QUESTÃO 04 – (UNIOESTE 2009)
Com base nos seus conhecimentos sobre o termo IDEOLOGIA, considere as afirmativas a seguir.
I – Trata-se de um conjunto de idéias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e políticos.
II – Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa consciência”: uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes.
III – A ideologia consiste em idéias explícitas, fruto da reflexão coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem possibilidades de se romper com seus pressupostos.
IV – A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a visão das pessoas sobre determinado assunto ou questão.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
a) I e II.
b) I, II e III.
c) I, II e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.


resposta:[C]

QUESTÃO 05 – (UEG 2009)
A expansão cada vez maior da sociedade de consumo implica o crescimento elevado da produção de lixo, cuja destinação vem se tornando crucial na medida em que se agravam os problemas ambientais urbanos.
Sobre essa temática, é CORRETO afirmar que
a) a coleta de resíduos sólidos inibe a contaminação do solo e das águas, evitando a produção de chorume e, consequentemente, do chamado lixo cadavérico.
b) a construção de aterros sanitários é uma das soluções adequadas à destinação final do lixo, pois elimina as possibilidades de contaminações do lençol freático.
c) através da coleta de lixo é feita a compostagem, importante para ser utilizada como adubo nas plantações de hortaliças.
d) nos locais onde a coleta de lixo é irregular ou inexiste, há uma probabilidade maior de transmissão de doenças, uma vez que os microrganismos proliferam rapidamente.


resposta:[D]

QUESTÃO 06 – (UEMS 2010)
A modernização e o crescimento das redes de transporte, por exemplo, o ferroviário, foram fenômenos decisivos para a consolidação do capitalismo como um sistema econômico e social de escala mundial. Entretanto, durante muitos anos, essa escala foi fortemente disciplinada pela importância dos Estados Nacionais. Ao longo da segunda metade do século XX, transformações como o enfraquecimento dos Estados Nacionais, formação e fortalecimento de diversos organismos internacionais (Organização das Nações Unidas, Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial), grandes avanços no campo da informática, digitalização dos processos de comunicação, entre outros, produziram um novo fenômeno de ampliação do alcance do capitalismo. 
Esse fenômeno ficou conhecido como
a) evolucionismo.
b) globalização.
c) mercantilização.
d) desenvolvimentismo.
e) industrialização.

resposta:[B]

QUESTÃO 07 – (UEMS/2010)
Iracema voou
Iracema voou
Para a América
Leva roupa de lã
E anda lépida
Vê um filme de quando em vez
Não domina o idioma inglês
Lava chão numa casa de chá
Tem saído ao luar
Com um mímico
Ambiciona estudar
Canto lírico
Não dá mole pra polícia
Se puder, vai ficando por lá
Tem saudade do Ceará
Mas não muita
Uns dias, afoita
Me liga a cobrar
É Iracema da América.
Disponível em: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45137/ (15/7/09). Composição: Chico Buarque


No texto “Iracema voou”, entre os diversos problemas que envolvem a migração, o compositor Chico Buarque explicita o fato “Iracema (...) / Lava chão numa casa de chá”. Tal fato evidencia dois fenômenos simultâneos: a entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho ao longo do século XX e as dificuldades que as mesmas encontram para atingir postos de trabalho qualificados.
Sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, pode-se afirmar que, atualmente,
I – mulheres recebem, em média, salários menores que os salários recebidos pelos homens.
II – mulheres com alta qualificação sempre conseguem bons postos de trabalho, mesmo quando migram ilegalmente para outros países.
III – o nível de escolaridade das mulheres que estão no mercado de trabalho é, em média, superior ao dos homens.

É VERDADEIRO o que se afirma em
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) III apenas.
e) I, II e III.


resposta:[B]

QUESTÃO 08 – (UFU 2009)
Com relação à chamada cultura de massas ou à mercantilização da cultura, marque a alternativa CORRETA.
a) Para os autores da teoria crítica, as modernas sociedades industrializadas desenvolvem uma produção cultural diversificada, produzida pelas massas. Essa produção tem por objetivo a satisfação das necessidades humanas, independentemente da lógica do mercado.
b) De acordo com a teoria crítica, as sociedades modernas capitalistas têm como característica fundamental a produção do valor de troca, o que possibilita a existência de uma produção artística e cultural totalmente independente da lógica do mercado.
c) Segundo os autores da chamada teoria crítica, há uma tendência, na moderna sociedade capitalista, de transformar tudo em mercadorias, fazendo com que o critério estético das pessoas passe a ser diferente daquele pelo qual as mercadorias são analisadas. Esse outro critério é fundado na exterioridade e na lógica de mercado.
d) De acordo com a teoria crítica, há uma tendência na sociedade moderna capitalista de transformar tudo em mercadoria, fazendo com que o critério estético das pessoas passe a ser o mesmo das coisas. Esse critério funda-se na exterioridade e na lógica do mercado.


 resposta:[D]

QUESTÃO 09 – (UEL 2008)
De acordo com Max Weber, a Sociologia significa: “uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la casualmente em seu curso e em seus efeitos.”
Por ação social entende-se as ações que “quanto ao seu sentido visado pelo agente, se refere ao comportamento dos outros, orientando-se por este em seu curso.”
WEBER, M. Economia e sociedade. trad. por Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. v.I. Brasília: Editora UnB, 2000. p. 3

Com base no texto, considere as afirmativas a seguir:
I – “Mesmo entre gente humilde, porém, funcionava o sistema de obrigações recíprocas. O nonagentário Nhô Samuel lembrava com saudade o dia em que o pai, sitiante perto de Tatuí, lhe disse que era tempo de irem buscar a novilha dada pelo padrinho... Diz que era costume, se o pai morria, o padrinho ajudar a comadre até ‘arranjar a vida’. Hoje, diz Nhô Roque, a gente paga o batismo e, quando o afilhado cresce, nem vem dar louvado (pedir a benção).”
CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982. p. 247.
II – “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.”
CUNHA, E. Os Sertões. São Paulo: Círculo do Livro, 1989. p. 95.
III – “Não há assim por que considerar que as formas anacrônicas e remanescentes do escravismo, ainda presentes nas relações de trabalho rural brasileiro, [...], dando com isso origem a relações semifeudais que implicariam uma situação de ‘latifúndios de tipo senhorial a explorarem camponeses ainda envolvidos em restrições da servidão da gleba’. Isso tudo não tem sentido na estrutura social brasileira.”
PRADO Jr., C. A Revolução Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 106.
IV – “O coronel, antes de ser um líder político, é um líder econômico, não necessariamente, como se diz sempre, o fazendeiro que manda nos seus agregados, empregados ou dependentes. O vínculo não obedece a linhas tão simples, que se traduziriam no mero prolongamento do poder privado na ordem na ordem pública [...] Ocorre que o coronel não manda porque tem riqueza, mas manda porque se lhe reconhece esse poder, num pacto não escrito.”
FAORO, R. Os donos do poder. v. 2. Porto Alegre: Editora Globo, 1973. p. 622.

Correspondem ao conceito de ação social citado anteriormente SOMENTE as afirmativas
a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.


 resposta:[A]

QUESTÃO 10 – (UFU 2008)
A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.
a) A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo.
b) A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c) Um dos principais legados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.
d) Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento produzido pelo senso-comum.


resposta:[B] 



QUESTÃO 11 – (UFU 2008)
Em matéria veiculada na revista CULT (número 115, julho/2007, p. 46-48), o sociólogo e professor da USP, Laurindo Lalo Leal Filho, assim se manifestou acerca da TV digital no Brasil:
...vozes que se levantam contra a qualidade do serviço prestado pela televisão são contidas sob a alegação de que com a nova tecnologia [TV digital] tudo será diferente [...]. As perspectivas não são muito animadoras. Há fortes indícios de que uma tecnologia, como a da TV digital, capaz de impulsionar a democratização da oferta televisiva, venha a ser apropriada pelos mesmos grupos que sempre controlaram o setor. São empresas operadoras de um serviço público atuando estritamente nos limites da lógica comercial, determinada pela maximização dos lucros [...]. A diversidade da programação ficará, outra vez, posta de lado.

Considerando esse ponto de vista, marque a alternativa CORRETA.
a) Nenhuma forma de estruturar a mídia televisiva pode ser democrática, pois as relações sociais que a enquadram não podem ser alteradas.
b) A diversidade da programação televisiva é a expressão da soberania do telespectador, consumidor de produtos culturais nessa mídia.
c) A tecnologia da TV digital democratizará o acesso a um leque mais amplo de abordagens e conteúdos, pois essa tecnologia independe das relações sociais nas quais se insere.
d) A mercantilização das relações sociais também se expressa no espaço televisivo, que se serve, também, de estereótipos para fins econômicos. 



resposta:[D] 

QUESTÃO 12 – (UFU 2008)
No tocante aos princípios centrais do taylorismo, como propostos por Frederick Winslow Taylor na obra Princípios de Administração Científica, marque a alternativa CORRETA.
a) O chamado sistema taylor de produção proporcionou aos trabalhadores maior tempo livre nos processos de execução das tarefas produtivas.
b) O taylorismo implicou maior autonomia decisória aos trabalhadores responsáveis pela execução das tarefas produtivas.
c) O taylorismo consistiu em um conjunto de princípios críticos e contrários ao estudo científico do processo de produção econômica.
d) Os princípios tayloristas estabelecem uma separação clara entre, de um lado, as fases de planejamento, concepção e direção do processo produtivo e, de outro, as tarefas de execução.


resposta:[D] 

QUESTÃO 13 – (UFPR 2010)
Ao longo das últimas três décadas, houve um aumento significativo dos movimentos sociais em todo o mundo. Qual é o objetivo dos movimentos sociais? CITE três movimentos entre os que mais se destacaram em todo o mundo nos últimos 30 anos. Comente seus objetivos e modos de atuação.

 resposta:
 
a) Os movimentos sociais visam estimular mudanças sobre uma questão pública, a fim de expandir os direitos civis para um segmento da população, trata-se também de um canal para o exercício da cidadania. 
b) Movimento feminista, que luta por mais direito para as mulheres; movimento ecológico, que busca a conservação do meio ambiente através do desenvolvimento sustentável; movimento homossexual, que visa mais igualdade de tratamento e oportunidades para os homossexuais.




QUESTÃO 14  - (UFPR 2010)
Uma das questões que vêm afetando a todos na sociedade contemporânea são os efeitos da emissão de carbono no meio ambiente. Esse fenômeno não é recente: ele se inicia com o processo de industrialização instaurado na modernidade. Nos últimos anos do século XX, a emissão de carbono passou a ser considerada um dos problemas a serem enfrentados na atualidade. IDENTIFIQUE os agentes sociais que têm atuado no enfrentamento da questão e o que eles propõem.

resposta: 
 
Os cidadãos comuns interessados na causa ambiental e principalmente a sociedade civil organizada em ONGs – Organizações Não Governamentais - que propõe: a) a educação ambiental e a adoção do consumo consciente por parte dos cidadãos comuns; e b) a criação de leis e políticas públicas que visam desencorajar (podendo ser utilizados incentivos econômicos) ou mesmo punir práticas que possam levar à degradação do meio ambiente. Ações de ativismo são tidas como importantes na medida em que dão visibilidade para a causa ambiental

QUESTÃO 15 – (UFPR 2010)
Como Marx define ideologia?

 resposta: 

 Marx define ideologia predominantemente como “falsa consciência”. Trata-se de um conjunto de crenças determinado socialmente e que tem por objetivo estabilizar a ordem social vigente, em favor das classes dominantes e em detrimento do proletariado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário