quinta-feira, 12 de julho de 2012

Confira a recuperação semestral de Sociologia (Primeiro Ano)


Confira a prova de recuperação semestral de Sociologia
Getty Images
Primeiro Ano

1. (PITÁGORAS) Leia, atentamente, um trecho da música “Pacato Cidadão”, da Banda Skank:

Pacato Cidadão

Pacato cidadão te chamei atenção não foi a toa não
C’ est fini la utopia, mas a guerra todo dia, dia a dia não
Tracei a vida inteira planos tão incríveis tramo a luz do Sol
Apoiado em poesia e em tecnologia agora à luz do Sol
Pra que tanta tevê tanto tempo pra perder
Qualquer coisa que se queira saber querer
Tudo bem, dissipação de vez em quando é bom
Misturar o brasileiro com o alemão.
Pacato cidadão da civilização
SKANK - www.letrasdemusicas.com.br

O trecho da letra da música “Pacato cidadão”, do Skank,
a) apresenta as condições necessárias para que uma pessoa possa ser considerada cidadã.
b) chama a atenção do indivíduo apático a tudo o que acontece em seu país, e o convoca à participação.
c) denuncia o desrespeito da população e das autoridades aos direitos políticos e sociais em geral.
d) mostra como funciona uma sociedade em que as pessoas têm consciência de seus direitos e deveres.

resposta:[B] 

A letra da música da banda Skank claramente chama a atenção do indivíduo apático a tudo o que acontece em seu país e faz um chamamento para que ele participe de maneira efetiva dos assuntos relacionados à seu cotidiano, bem como do país onde vive.

2. (Ufpr 2012)  “O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu.”

(FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da Sociologia. In: FORACHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 11.)

Que realidades daquela época passaram a constituir um problema e um objeto da Sociologia?
 
resposta:
 A sociologia se relaciona ao processo de modernização. Esse processo é caracterizado pelo surgimento de uma sociedade urbana, industrial, racionalista, capitalista e laica. Isso gerou um novo sistema de estratificação social e modificou as relações sociais, que passaram a ser objeto de estudo da sociologia.  

3. (PITÁGORAS) Leia o texto seguinte:
O que Gandhi, Jesus, Madre Teresa, Martin Luther King tinham em comum? Todos vieram de uma origem pobre, sem recursos, sem poder político ou financeiro. Porém todos eles geraram grandes revoluções em seus segmentos respectivos! Como? A maioria das pessoas acredita que pra mudar a vida dos outros ou a sua própria vida, é necessário ter grandes poderes, grandes conquistas, só assim eles terão sua opinião ouvida. O que esses grandes líderes ensinaram é que muitas vezes a Autoridade é maior que o Poder.

http://ethnos.wordpress.com/2007/01/11/autoridade-e-poder/

O texto nos permite compreender que:
a) a capacidade de liderança dos personagens citados foi conseguida principalmente porque eles tinham grandes poderes.
b) quem tem um grande poder está habilitado a conseguir conquistar e promover mudanças, mesmo que não tenha autoridade.
c) Gandhi, Jesus, Madre Teresa e Martin Luther King conseguiam influenciar os outros por meio de sua capacidade de liderança.
d) o poder é algo involuntário e o seu exercício pressupõe o emprego da força e a negociação entre as partes.

resposta:[D]
 As personalidades históricas citadas, Jesus Cristo, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Ghandi e Martin Luther King, possuem em comum, além da origem humilde, a extrema capacidade de liderar grandes contigentes populacionais em torno de causas relevantes.
4. (MACKENZIE) Leia o texto:
"Este Brasil onde aparentemente não cabem os 150 milhões de habitantes das estatísticas demográficas é assim por descaso. Com a produção agrícola atual, poderia alimentar 300 milhões de pessoas. Nada, em sua economia, impede que sejam gerados 9 milhões de empregos de emergência. Se a posse da terra fosse democratizada de maneira rápida e decidida, abriria lugar para 12 milhões de famílias. Se as coisas assim acontecessem, 32 milhões de pessoas que estão passando fome teriam comida, pelo menos comida (...)"
(Herbert de Souza - "Reflexões para o futuro" - Revista VEJA "25 anos")
Nos últimos anos, importante campanha relacionada com o texto acima vem ocorrendo no Brasil, cuja denominação é:
a) Ação da Cidadania contra Fome e Miséria e pela Vida.
b) Campanha pela Reforma Agrária da Contag.
c) Movimento de Geração de Emprego do SEBRAE.
d) Campanha de Aumento da Produção Agrícola.
e) Frente Nacional pela Paz no Campo e na Cidade.

resposta:[A] 
 A Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida é um movimento de ação social no Brasil.
Entre os seus objetivos encontram-se o fomento da mobilização de todos os segmentos da sociedade brasileira na busca de soluções para as questões da fome e da miséria, visando realizar o sonho de um país sem fome, sem miséria, onde todos tenham direitos de cidadania, onde a justiça seja mais do que uma palavra e que a integração social seja mais fato do que discurso. Desde 1993, a Ação da Cidadania visa estimular a participação cidadã na construção e melhoria das políticas públicas sociais. Para esse fim, é essencial a co-responsabilização da sociedade na luta.
O movimento atua através de comitês locais: cidadãos solidários que se mobilizam para dissiminar esses ideais por toda a nação. Todos os estados brasileiros têm comitês regionais da Ação da Cidadania e promovem ações conjuntas integradas pela coordenação nacional, com sede no Rio de Janeiro. Os comitês locais atuam junto às famílias, promovendo ações assistenciais e de mobilização das comunidades na luta pela conquista dos direitos sociais. Formados por voluntários, os comitês promovem, individualmente e por iniciativas próprias, projetos nas mais diversas áreas, como a doação de alimentos, a geração de emprego e renda, educação, creches, esporte e lazer, arte e cultura, saúde, assistência à população de rua e outras.

5. (CNDL) Existem várias maneiras de se exercer a cidadania junto à sua comunidade através do protagonismo juvenil. Cite e comente pelo menos três delas.

 
resposta:
Participação em associações de moradores, grupo de jovens da paróquia, grêmio estudantil, grupo de voluntários - com atuação direta em algo da sua realidade que o sensibilize e mobilize para a construção de um mundo melhor para todos, como atuação em creches, asilos, hemocentros, associação de catadores de papel, associações contra a fome, mutirão de construção de casas populares, trabalhos em hospitais públicos com crianças carentes, preservação do meio ambiente, acompanhamento e fiscalização política, entre outras ações.
 
6. (CNDL) Leia o texto abaixo.
[...] é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É a forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. [...] significa, tecnicamente o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade ampla.
(Livro de Sociologia Ensino Médio. vol. 1 Coleção Pitágoras, p. 19)
O texto refere-se à (ao):
a) protagonismo juvenil
b) alienação juvenil
c) comodismo juvenil
d) apatia juvenil
e) desmobilização juvenil

 resposta:[A]
O protagonismo juvenil pode e deve se tornar uma "corrente de energia", porque a tendência é que esse movimento cresça e seja propagado. O jovem protagonista é aquele que molda o mundo a cada instante e cria idéias para melhorá-lo - seja na sua casa, na comunidade, na escola, no trabalho - e sua atuação pode atingir grandes proporções.

7. (Ufpr 2012)  Para muitos autores, a década de 1980 foi muito importante para a pluralização e fortalecimento dos movimentos sociais em nosso país. Agora surgem novas formas de participação e mobilização social. Comente o papel dos movimentos sociais no Brasil dos anos 80 e compare-os às novas formas de participação política do século XXI.
 
 Resposta:
 Os movimentos sociais da década de 1980, no Brasil, estavam relacionados ao fim da ditadura e à luta pela democracia e carregavam consigo uma forte conotação de classe. Já as novas formas de participação política do século XXI carregam uma crítica ao modelo capitalista e desenvolvimentista internacional, estão relacionados a demandas por direitos sociais e se apropriam da internet e das redes sociais como uma das suas principais formas de ampliação e divulgação. Podemos citar como movimentos contemporâneos a Primavera Árabe, o movimento estudantil na Espanha e a ocupação de Wall Street. 

 
8. (Uncisal 2012)  Leia o texto abaixo.

Como valor universal, os direitos humanos justificam ações políticas e intervenções militares internacionais e, paradoxalmente, influenciam movimentos sociais de dimensão universal ou regional e local. Os movimentos sociais produzem conflitos, ampliam os espaços de participação e procuram novas formas de organização social.

(Sólon Eduardo Viola. Movimentos Sociais e Direito – adaptado)

Com referência aos novos movimentos sociais, qual opção se apresenta como incorreta?
a) As questões ambientais se inserem efetivamente no conjunto de temas abordados pelos novos movimentos sociais, assim como questões relativas à situação das mulheres, os direitos dos homossexuais e as questões étnicas e raciais.   
b) Os novos movimentos sociais refletem a complexidade das relações existentes no mundo globalizado, considerando as diversidades e evitando assumir posições políticas contestatórias e/ou polêmicas.   
c) Os atuais movimentos sociais lutam por uma cidadania universal por meio da extensão dos direitos de cidadania a todos os indivíduos que compõem a sociedade.   
d) A busca de reconhecimento identitário é uma das marcas mais visíveis dos novos movimentos sociais.   
e) Os avanços tecnológicos e o barateamento dos meios de transporte potencializam as ações dos movimentos sociais. As redes sociais ampliaram os fóruns de discussão, unindo ativistas de vários segmentos com ideias semelhantes e tornando mais visível a conexão entre os problemas locais e suas fontes globais.   
 
 resposta: [B]

Somente a alternativa [B] está incorreta. Os novos movimentos sociais problematizam diversas posições políticas que acabam por prejudicar as minorias. Sendo assim, suas posições políticas são claramente contestatórias e, muitas vezes, polêmicas, como é o caso da defesa do direito ao aborto, enquanto direito humano. 

9. (Upe 2011)  Dentre os principais autores que articularam a Sociologia em sua fase inicial de desenvolvimento, está correto citar os nomes de
a) Karl Marx e Michel Foucault.  
b) Augusto Comte e Émile Durkheim.  
c) Max Weber e Augusto Comte.  
d) Descartes e Aristóteles.  
e) Émile Durkheime e Platão.  
 
 resposta:[B]

Um dos primeiros empregos de Augusto Comte foi o de secretário do Conde Henri de Saint-Saimon, o primeiro filósofo a ver claramente a importância econômica na sociedade moderna e cujas ideias Comte absorveu sistematizando nelas um estilo pessoal que logo difundiu na fase inicial do desenvolvimento da Sociologia como ciência e do Positivismo.
Émile Durkheim é considerado, ao lado de Comte, um dos pais da sociologia moderna e fez sociologia combinando teoria empírica com teoria sociológica.  

10. (Unicentro 2011)  Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes, por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que
a) envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto.  
b) determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.  
c) produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais.  
d) se desenvolvem a partir do controle do Estado e dos partidos políticos.   
e) realizam pressão política, apoiando contestação da política econômica, e lutam por melhores salários.  
 
 resposta:[A]

Os novos movimentos sociais são caracterizados pelas novas demandas sociais surgidas como extensão das lutas do feminismo. São movimentos que lutam pelo “direito à diversidade” e pela extensão dos direitos de cidadania, possuindo uma concepção mais abrangente a respeito desta. Assim, buscam também redimensionar as fronteiras entre o particular e o global nas lutas políticas. Exemplo claro dessa concepção é a forma como tais movimentos se articulam com as demandas dos Direitos Humanos. 

Questões extras
1. (Uema 2011)  No Brasil, segundo Juliana Tavares (In: Revista Sociologia. São Paulo: Escala, ano 1, nº 3, 2007), o custo do fracasso das mobilizações sociais e as tentativas de mudanças sociais evidenciam a questão do desemprego, da violência institucional e do agravamento no processo de marginalização. Nesse contexto, o povo convive e se acomoda pacificamente com a miséria cotidiana, sem perspectiva de mudança. A partir desse raciocínio, identifique os conceitos sociológicos relacionados a movimentos sociais no Brasil.
a) Cidadania; indústria cultural; identidade; individualismo; resistência social.   
b) Participação política; violência; desmobilização; alienação; individualismo.   
c) Ideologia; participação política; cidadania; identidade; projeto político.   
d) Identidade; comportamento de massa; propriedade; cidadania; alienação.   
e) Projeto político; cidadania; propriedade; alienação; identidade.   

resposta:[C]

Os movimentos sociais são, em geral, movimentos de contestação e de busca da transformação social em um contexto democrático. Sendo assim, os conceitos que se relacionam com esse panorama são os elencados na alternativa [C].
 
2. (PITÁGORAS) Leia os versos da canção abaixo.
“Há soldados armados, amados ou não,
Quase todos perdidos de armas na mão,
Nos quartéis lhes ensinam antigas lições,
De morrer pela pátria e viver sem razão.
Nas escolas, nas ruas, campo, construções,
Somos todos soldados, armados ou não,
Caminhando e cantando e seguindo a canção,
Somos todos iguais braços dados ou não,
Vem, vamos embora que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora não espera acontecer.”
(Geraldo Vandré, Pra não dizer que não falei de flores, 1968)

a) Diante do que foi proposto na unidade Projeto Betinho:empreendedorismo social, que relação podemos estabelecer entre a música de Geraldo Vandré e o Protagonismo Juvenil?

b) Explique quem foi Geraldo Vandré e comente sua importância na luta contra a ditadura militar na década de 1960.

resposta:
a) O Protagonismo juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto importante do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromisso, que é responsabilidade. A música do Geraldo Vandré nos sugere esse protagonismo e os versos "Vem, vamos embora que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" são a representação concreta disso.

b) Geraldo Vandré foi um cantor e compositor que, na década de 1960, criou músicas de protesto contra a ditadura militar e, por isso mesmo, foi exilado do país. A música "Caminhando" tornou-se um hino para uma parte significativa da juventude de época, pois representava o desejo de liberdade.

3. (Simulado ENEM/Terra) Observe as imagens.
Foto 1

 
 
Foto 2
 
A análise relacionando as duas imagens, foto 1 em uma pequena cidade e foto 2 em uma metrópole, permite afirmar que:
a) nas últimas décadas, tem ocorrido a valorização econômica do transporte, utilizando-se cada vez mais a energia animal e a humana.
b) na imagem 2, observa-se a completa autonomia econômica e social do homem, diferentemente do que ocorre com a figura 1.
c) o crescimento do uso dos transportes com energia animal e humana evidencia a preocupação ecológica com transportes não poluentes.
d) a precarização da vida e do trabalho e a informalidade se mantêm mesmo com os avançados progressos econômicos e tecnológicos.
e) nas pequenas cidades, predomina o trabalho formal e nas grandes cidades (metrópoles) predomina trabalho informal.

resposta:[D]
 Questão meramente interpretativa. Pode-se concluir que a precarização da vida e do trabalho e a informalidade se mantêm mesmo com os avançados progressos econômicos e tecnológicos.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário