sábado, 14 de julho de 2012

Confira a correção da prova de recuperação de Sociologia (Segundo Ano)


Segundo Ano
1. (PITÁGORAS) Leia o texto a seguir que faz parte do artigo “O menino selvagem e as invariantes do humano”, publicado na revista virtual “P@rtes”, de autoria de José Carlos Rocha e Gilberto da Silva:
Em meados do século dezenove, em Paris, o jovem médico Jean-Jacques Gaspar Itard dá com um aglomerado de pessoas observando na rua um menino enjaulado a quem chamavam de menino-macaco. Com autorização judicial, o médico o conduz à residência, onde tratará de educá-lo, tornando-o objeto de investigações científicas.
Aparentando seis a oito anos de idade, surdo e mudo, com posturas próximas do animalesco, o menino que fora capturado no mato, onde teria sido abandonado ainda recém-nascido, quase nada aprenderá. Itard observará meticulosamente o menino durante três anos, período que o teve de sobrevida em ambiente social. Entre as letras do alfabeto fonético, o menino aprendeu apenas a pronunciar o “ô”, derivando daí o nome Victor e o sobrenome d’Aveyron, região onde fora capturado. Durante este período o máximo de imagens que Victor conseguiu reconhecer foi o desenho de uma garrafa de leite no quadro negro.
Acesso: 28/09/2011

Com base na analise do texto, é correto afirmar que
a) a dificuldade do menino em aprender estava diretamente ligada ao processo primário de desenvolvimento das instituições responsáveis pela socialização.
b) a tentativa de se educar o menino foi mal sucedida pela ausência de técnicas desenvolvidas de aculturação dos indivíduos.
c) as tentativas de se educar o menino para uma vida social completa foram falhas por se tratarem de métodos científicos, sendo desconsiderados os métodos sociais.
d) o menino descrito no texto estava fora dos processos culturais e de socialização comuns a todos os indivíduos quando foi encontrado e capturado.
e) o menino recusou ser educado pelo médico por acreditar ser desnecessário para sua vida a educação nos padrões vigentes na França naquele período.
 
resposta: [D]

2. (PITÁGORAS) Analise a pintura de Camilo Tavares denominada “Bumba-meu-boi” e o fragmento do texto de Marcos Agostinho (Ascom/MinC) e Adélia Soares (Ascom/Iphan).
Disponível em: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/469003/gd/1253113770/CAMILO-TAVARES-TEMA-BUMBA-MEU-BOI-MEDIDA-30X40-A-S-T.jpg .Acesso em: 28/09/2011

Novo patrimônio cultural do país
Horas antes da inauguração da nova sede do Iphan, foi realizada a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que aprovou o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil. A reunião contou com a presença da ministra Ana de Hollanda, que na ocasião destacou que “a fundamentação dos processos que tramitam no Iphan é tão rigorosa e tão minuciosa que dá ao povo brasileiro a garantia de que o bem avaliado está protegido e será realmente preservado”.
A ministra disse ainda que está “especialmente feliz” por ter participado pela primeira vez da reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural exatamente neste dia porque é “fã do Bumba-meu-boi”. O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, também ressaltou a importância do registro confirmando que “em breve, todos estaremos no Maranhão para estabelecer as estratégias de salvaguarda no Bumba-meu-boi, agora um patrimônio nacional”.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2011/08/31/patrimonio-cultural-7/  
Acesso em: 28/09/2011

Na 32ª Conferência Geral da UNESCO, realizada em Paris, o Brasil, então representado por seu Ministro da Cultura Gilberto Gil, defendeu um posicionamento com relação ao patrimônio e diversidade cultural.
Ao analisar a pintura de Camilo Tavares e o fragmento de texto, assinale a alternativa correta:
a) A atitude do Ministério da Cultura em tornar o Bumba meu Boi Patrimônio Cultural do Brasil está de acordo com a posição defendida pelo Brasil na conferência da UNESCO.
b) A conferência da UNESCO opinou que o governo brasileiro devia eximir-se de estabelecer medidas de proteção às manifestações culturais do país.
c) A transformação da manifestação do Bumba-meu- Boi em Patrimônio Cultural do Brasil pelo Ministério da Cultura feriu a constituição brasileira e o acordo firmado na conferência da UNESCO.
d) O fragmento do texto mostra que as manifestações culturais devem ficar fora da proteção do Estado e que a sociedade deve ser organizada a ponto de fazê-las perpetuar.
e) O texto mostra que a cultura, de forma geral, deve ser regulada pelas leis de mercado e que num país democrático o governo deve ficar de fora dessa regulamentação.

resposta:[A]
 
3. (PITÁGORAS) Leia o trecho a seguir da matéria de Pedro Alexandre Sanches e Laura Mattos publicada na Folha de São Paulo em 15/04/2003
Gil apóia projeto de criminalização do jabá; rádios se opõem

Está em gestação um projeto de lei que irá agitar a indústria fonográfica e as rádios: a criminalização do jabá (execução de música mediante pagamento).
O objetivo do parlamentar é proibir que as emissoras cobrem para inserir uma música em sua programação, o que, segundo ele, tira o espaço de artistas iniciantes.
A iniciativa já ganhou o apoio do ministro Gilberto Gil (Cultura) e a oposição das rádios, que lucram com esse esquema de divulgação.
Segundo a Folha apurou, grandes redes de rádio chegam a cobrar até R$ 20 mil para inserir uma música de lançamento em sua programação. As gravadoras negam a existência de jabá, e a Associação Brasileira dos Produtores de Discos, que as congrega, afirma que não se pronuncia sobre o assunto porque o projeto de lei ainda não existe.
Entre artistas consultados pela reportagem, a maioria adota postura cautelosa, mas com posicionamento a princípio favorável à criação da lei. "O bacana do momento é que se sente finalmente um movimento de representação efetiva das demandas da classe musical. Não é à toa que estão retirando os esqueletos de dentro dos armários", diz Lulu Santos.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u32094.shtml. 
Acesso em : 05/10/2011

Segundo Karl Marx, a religião, a arte, o moral, a filosofia e a ciência fazem parte da superestrutura, e as relações materiais econômicas e sociais numa sociedade são chamadas de bases dessa sociedade.
Ao analisar o trecho da matéria e com base na teoria de Marx é possível inferir que
a) a veiculação cultural é desprovida de objetivos financeiros.
b) a veiculação de cultura não proporciona lucros aos meios de comunicação.
c) o capital passa a controlar os meios de produção cultural.
d) o capital só é investido em cultura de qualidade.
e) o poder aquisitivo dos artistas, de modo geral, propicia a realização desses pagamentos.

resposta:[C]

4. (PITÁGORAS) Analise a charge a seguir do Cartunista Quino.
Fonte: Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8-0ExslbvhX-z85oH2TftwAoCUjUOzcmGlOgtLpMhNdEyNKim_l6LKj4h_ubU-TpeNEipvS7ytO1IcigN1lPMT3mzhu8MjFDPtpO1d1FAdpxNYYkkaV2uEhEwrTTRtCLS1DN95gi_vk_5/s1600/consumismo+charge.jpg Acesso em: 05/10/2011
De acordo com vários estudiosos da sociedade de cultura pós-moderna, a sua principal característica é a de ser uma sociedade-cultura de consumo.
A charge de Quino passa a ideia de que
a) a sociedade de consumo é uma resposta a um período em que o consumo era restrito e a distribuição de bens e utensílio era feita de forma igualitária.
b) a prática do consumo desenfreado da sociedade-cultura pós-moderna mostra que os indivíduos estão mais preocupados com o ato de “ser” do que com o ato de “ter”.
c) os indivíduos são bombardeados por imagens e objetos descontextualizados, mas que evocam sonhos e desejos para um consumo desenfreado.
d) os veículos de comunicação de massa, ao promoverem o acesso dos indivíduos a vários tipos de manifestação da cultura, podem ser considerados os principais oponentes do consumismo.
e) os indivíduos trazem em sua essência a característica da prática consumista que pode ser observada ao longo da história das sociedades.

resposta:[C]




5. (PITÁGORAS) Leia o fragmento do texto a seguir.
NATUREZA E CULTURA - DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E O ANIMAL
de Marco Maluf
O fato de o homem ser dotado da criação simbólica o diferencia dos outros animais fazendo com que o ser humano se torne um ser histórico, um ser que constrói a sua própria história, ao contrário dos outros animais que não possuem história.
O homem vive num contínuo processo de criação de valores, ou seja, forma ideias sobre o que é o certo ou o que é o errado, noções ou conceitos como o de justiça, por exemplo. Portanto, o homem é consciente dos seus próprios atos e, por isso, é responsável por eles.
Os animais vivem em meio à natureza e se misturam com ela, vivem o instante presente. O ser humano, através do trabalho, transforma a natureza e cria a cultura. A cultura se encontra acumulada nas ciências, nas artes, nas religiões, etc., que são a grande produção da humanidade. A filosofia é também um produto do conhecimento humano e fornece as bases da civilização ocidental.
Fonte: Disponível em: http://filomundo.blogspot.com/2010/02/natureza-e-cultura-diferencas-entre-o.html . Acesso em: 06/10/2011

De acordo com o texto percebe-se o que diferencia o ser humano dos outros animais. Com base no texto, podemos entender que a diversidade cultural
a) altera os valores das sociedades provocando diversos conflitos entre os indivíduos, afastando-os, assim, da natureza humana.
c) atenta contra uma cultura globalizada, impedindo o desenvolvimento da sociedade ao torná-la múltipla.
c) busca distinguir cada individuo, aproximando-os do estado de natureza onde inexistia uma sociedade organizada.
d) constrói uma barreira entre as diferentes sociedades com sua multiplicidade de signos e valores, dificultando a relação entre os indivíduos.
e) contribui para a criação de diferentes signos, símbolos e valores que representam os indivíduos mais intimamente.

 resposta:[E]
6. (Unicentro 2010)  “Com o desenvolvimento do capitalismo, também a arte passa a ser cada vez mais regida por princípios de mercado. Em um sentido bem preciso: o formato mercadoria passa a determinar a própria forma de produção da arte. A ideia fundamental é a de que há padrões, "standards" de produção da arte que têm de ser respeitados se quem produz arte quiser ter sucesso”

(Marcos Nobre, Folha de São Paulo, coluna opinião. 16/12/2008).

Nos anos quarenta do século passado, dois filósofos e sociólogos alemães, da chamada Escola de Frankfurt, Max Horkheimer e Theodor Adorno, pensando a questão da arte e da cultura no mundo capitalista cunharam uma expressão que, desde então, passou a ser sistematicamente utilizada para designar a forma de produzir e consumir cultura nas sociedades industrializadas. Que expressão é essa?
a) Cultura industrial.  
b) Cultura mercantilizada.  
c) Indústria cultural.  
d) Mercantilização cultural.  
e) Fabricação cultural.  

resposta:[C]



7. (Uenp 2010)  “Ultrapassando de longe o teatro de ilusões, o filme não deixa mais à fantasia e ao pensamento dos espectadores nenhuma dimensão na qual estes possam, sem perder o fio, passear e divagar no quadro da obra fílmica permanecendo, no entanto, livres do controle de seus dados exatos, e é assim precisamente que o filme adestra o espectador entregue a ele para se identificar imediatamente com a realidade. Atualmente, a atrofia da imaginação e da espontaneidade do consumidor cultural não precisa ser reduzida a mecanismos psicológicos. Os próprios produtos [...] paralisam essas capacidade em virtude de sua própria constituição objetiva.”

(HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos.
Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p.119.)


Assinale a alternativa incorreta:
a) A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.  
b) A indústria cultural, enquanto negócio, tem que seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais.  
c) A indústria cultural não tem o condão de produzir necessidades no homem.  
d) A indústria cultural degenera a arte que a antítese da sociedade selvagem produzida pelo desenvolvimento do capitalismo.  
e) A indústria cultural tem como guia a racionalidade técnica esclarecida, o consumidor de cultura não precisa se dar ao trabalho de pensar, é só escolher.  
 
resposta:[C]

A indústria cultural age produzindo necessidades nos homens, construindo, segundo a lógica de mercado, a percepção artística das pessoas, massificando a cultura e reproduzindo a lógica de dominação capitalista. Todas as alternativas estão de acordo com essa definição, com exceção da [C], a única incorreta. 

 
8. (Udesc 2010)  Leia o trecho a seguir retirado do livro Aprendendo a pensar com a sociologia, de Zygmunt Bauman e TIM May (2010, p. 247). Em seguida, faça um comentário enfatizando a publicidade como fonte capaz de determinar “um estilo específico de vida”.
“Compare a vestimenta, a linguagem, os passatempos e até a forma física das pessoas nos anúncios produzidos para nos incentivar a beber determinado tipo de cerveja com as características equivalentes dos comerciais de um perfume requintado, um carro luxuoso ou mesmo um alimento de cão ou gato. O que está sendo vendido não é apenas o valor de um produto, mas sua importância simbólica, como um bloco da construção de um estilo específico de vida”.


resposta:
 A publicidade, na sociedade do consumo, funciona como uma forma de criar nos consumidores desejos que fazem com que estes consumam determinados produtos para construírem uma imagem e uma identidade a partir do produto comprado. Exemplo disso são as redes construídas em torno dos consumidores dos aparelhos eletrônicos “Apple”. As pessoas não apenas utilizam o produto, mas se relacionam simbolicamente com este. A importância do produto, portanto, vai muito além do seu valor de uso. Há uma verdadeira relação afetiva e simbólica com ele. 



9. (Uel 2009)  De acordo com a crítica à “indústria cultural”, na sociedade capitalista avançada, a produção e a reprodução da cultura se realizam sob a égide da padronização e da racionalidade técnica.

No contexto dessa crítica, considerando o fast food como produto cultural, é correto afirmar:
a) A padronização dos hábitos e valores alimentares obedece aos ditames da lógica material da sociedade industrializada.  
b) O consumo dos produtos da indústria do fast food e a satisfação dos novos hábitos alimentares contribuem com a emancipação humana.  
c) A homogeneização dos hábitos alimentares reflete a inserção crítica dos indivíduos na cultura de massa.  
d) A racionalidade técnica e a padronização dos valores alimentares permitem ampliar as condições de liberdade e de autonomia dos cidadãos.  
e) A massificação dos produtos alimentares sob os ditames do mercado corresponde à efetiva democratização da sociedade.  
 
resposta:[A]

A análise crítica da Escola de Frankfurt toma a cultura como objeto de análise. Inserida num contexto capitalista de produção, a cultura se torna cultura de massa, um produto a ser vendido e consumido pelas pessoas, segundo a lógica de acumulação capitalista. O que se observa, portanto, é a padronização dos gostos e a constituição de uma massa amorfa, alienada e a apta a consumir. 

10. (Uenp 2009)  Leia atentamente o poema, intitulado Eu, etiqueta, de autoria de Carlos Drummond de Andrade:




Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
........................................
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
........................................
Não sou – vê lá – anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
para anunciar, para vender
em bares festas praias pérgulas piscinas,
e bem à vista exibo esta etiqueta
global no corpo que desiste
de ser veste e sandália de uma essência
tão viva independente,
que moda ou suborno algum a compromete.
........................................
Hoje sou costurado, sou tecido,
sou gravado de forma universal,
saio da estamparia, não de casa,
da vitrina me tiram, recolocam,
objeto pulsante mas objeto
que se oferece como signo de outros
objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial.

Assinale a alternativa incorreta:
a) O poema faz referência direta ao conceito de cultura de massa, que segundo Adorno é uma forma de controle da consciência pelo emprego de meios como o cinema, o rádio ou a imprensa.  
b) De acordo com a Escola de Frankfurt o surgimento da cultura de massa, em meados do século passado, deveu-se em grande parte ao desenvolvimento do projeto iluminista que desencadeou uma crise ética e epistemológica dando origem por fim a já referida cultura de massa.  
c) A Revolução Industrial não foi apenas um conjunto de inovações técnicas, mas uma forma de dominação e controle do tempo do trabalhador, essa dominação se dá por meio da disciplina e da indústria cultural.  
d) O produto da indústria cultura não pode ser considerado arte em sentido estrito, já que ela tende a padronização, a ausência de conteúdo, e o apelo ao mercado.  
e) A cultura de massa tem o papel de difundir por meio do mercado as culturas regionais, contribuindo para a emancipação do homem.   
 
 resposta:[E]

A alternativa [E] não somente é incorreta, como também contraria todas as outras. A cultura de massa é um produto do modo de produção capitalista e contribui para a mercantilização da cultura e para a coisificação do homem. 


Questões extras

1. (PITÁGORAS) Leia a letra da música a seguir.


Burguesinha
Composição: Seu Jorge, Gabriel Moura e Pretinho da Serrinha

Vai no cabeleiro
No esteticista
Malha o dia inteiro
Pinta de artista
Saca dinheiro
Vai de motorista
Com seu carro esporte
Via zoar na pista
Final de semana
Na casa de praia
Só gastando grana
Na maior ganadaia
Vai para balada
Dança bate estaca

(...)
Burguesinha, Burguesinha
Burguesinha, Burguesinha
Burguesinha
(...)

Explique o que é ser burguesia, partindo da letra da música. 
 
resposta:
Burguesia é uma pessoa que tem posses, bem sucedida e rica; os ‘bem-nascidos”; uma classe social privilegiada devido ao seu poder econômico e social.
2. Observe o cartaz a seguir.








 

A alternativa que explica  CORRETAMENTE o texto do cartaz publicado na Espanha é:
a) a xenofobia faz parte do passado europeu, visto que atualmente é grande a contribuição das diversas culturas no continente.
b) o ressentimento e a violência de alguns grupos contra os imigrantes no continente europeu contradizem com a contribuição destes imigrantes nas mais diversas áreas e com a integração do mundo globalizado.
c) com o progressivo envelhecimento da população europeia, as atitudes de discriminação estão completamente erradicadas no continente. Hoje não se responsabiliza mais os estrangeiros pelo desemprego e pela criminalidade.
d) o preconceito existente nos dias de hoje na Espanha é herança do racismo praticado, com exclusividade, pelos nazistas alemães na década de 1930.

 resposta:[B]

3. (Uenp 2011)  “A política, outrora, eram as ideias. Hoje são as pessoas. Ou melhor, as personagens. Pois cada dirigente parece escolher um emprego e desempenhar um papel. Como num espetáculo. Doravante, o próprio Estado se transforma em empresa de espetáculos, em “produtor” de espetáculos. A política se faz, agora, encenação. Agora, todo dirigente se exibe e se dá ares de vedete. Por aí vai a personalização do poder. Fiel à sua etimologia. “Pessoa” não é uma palavra derivada do latim “persona”, que significa máscara de teatro?”

SCHWARTZENBERG, Roger-Gérard. O Estado espetáculo.São Paulo: Círculo do Livro S.A, 1977, p. 9.

De acordo com o texto, é incorreta qual conclusão?
a) O mercado de informações é também um mercado de poder político, de modo que as informações oferecidas pelos meios de comunicação, independentemente do formato e da linguagem, subsidiam o debate político.  
b) A imprensa é um ator privilegiado no jogo discursivo eleitoral, visto que candidatos, eleitores e financiadores, entre outros, se valem das informações disponibilizadas por ela para elaboração de sua pauta política.  
c) Entre os exemplos famosos da interferência da imprensa no debate político eleitoral podem ser citadas a eleição do presidente americano Jimmy Carter, e a do presidente brasileiro Fernando Collor de Melo.  
d) O voto de performance (influenciado pela imagem pessoal dos candidatos) não é relevante para a decisão de disputas eleitorais, já que a maioria das pessoas faz sua opção de acordo com alinhamentos ideológico-partidários.  
e) As pautas políticas estabelecidas pela imprensa sofrem forte influência econômica, de modo que é possível constatar a existência de um mercado de ideias políticas que se limita à oferta de determinados modelos, com aceitação previamente constatada. 
 
resposta:[D]

Somente a alternativa [D] apresenta uma conclusão incorreta. Essa alternativa é a antítese da relação entre voto de performance e disputas eleitorais. Na realidade, como mostram todas as outras alternativas, a imagem dos candidatos influencia de forma direta as disputas eleitorais, o que significa que as pessoas geralmente não votam segundo alinhamentos ideológico-partidários, mas por identificação pessoal com o candidato. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário