domingo, 6 de maio de 2012

Empreendedorismo social

 Atividade com a temática do Empreendedorismo social


ATIVIDADE 04 (Objetivo: Observar e relatar os problemas sociais ocorridos no caminho entre a casa e a escola)
Assunto: Empreendedorismo Social
Bairro em Salvador


Disponível em: http://cidadaoreporter.atarde.com.br/?tag=coleta Acesso em: 12 jan. 2012.


 

Empreendedorismo Social

 

Conceito
O termo Empreendedor Social foi cunhado por Bill Drayton – Fundador e Presidente da Ashoka – ao perceber a existência de indivíduos que combinam pragmatismo, compromisso com resultados e visão de futuro para realizar profundas transformações sociais.
O Empreendedor Social aponta tendências e traz soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, seja por enxergar um problema que ainda não é reconhecido pela sociedade e/ou por vê-lo por meio de uma perspectiva diferenciada. Por meio da sua atuação, ele(a) acelera o processo de mudanças e inspira outros atores a se engajarem em torno de uma causa comum.
Disponível em: http://www.ashoka.org.br/visao/empreendedorismosocial/ Acesso em: 12 jan. 2012.

Iniciativas pioneiras no Brasil: exemplos de cidadania

Luiz Carlos Merege *
Márcia Moussallem *
Os vencedores dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro 2011 destacam mais duas iniciativas de cidadãos brasileiros que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social.
As iniciativas e as histórias desses vencedores nos mostram exemplos de indivíduos transformadores e preocupados com a coletividade.
Explodem em todos os cantos do país e do mundo movimentos, ações e iniciativas de indivíduos e organizações do terceiro setor, demonstrando que os cidadãos estão se tornando sujeitos de sua história. Por outro lado, nos fazem também refletir que paulatinamente os valores e princípios de uma vida coletiva vão ocupando o lugar dos valores individualistas, competitivos e consumistas.
A sensibilidade e consciência dos projetos apresentados durante a seleção das organizações nos animam e despertam cada vez mais a vontade de continuar a trilhar caminhos que fortalecem essas organizações. O papel do empreendedor é muito mais que uma ideia ou simples iniciativa de um indivíduo, mas um compromisso e responsabilidade perante as questões sociais que envolvem toda a sociedade.
Exemplos de cidadania como de Gisela Solymos, da organização Cren (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), e de Henrique Saraiva, Luana Nobre e Phelipe Nobre, da Adaptsurf (Associação Adaptação e Surf), são iniciativas que merecem ser conhecidas, divulgadas e apoiadas por todos os setores da sociedade.
Essas iniciativas, ao contrário do que é visto como ações assistencialistas e pontuais, são ações de cidadania que têm como referência a Constituição Federal de 1988, como também as principais diretrizes das Metas do Milênio e a da Agenda 21.
O nosso respeito e apoio a esses cidadãos brasileiros que contribuem para a construção de uma sociedade mais ética e humana.
*Luiz Carlos Merege: economista, mestre e doutor pela Maxwell School of Citizenship and Public Affairs da Universidade de Syracuse, NY. É presidente do IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor e autor do livro "Terceiro Setor: A arte de administrar sonhos". E-mail: merege@iats.org.br
*Márcia Moussallem: cientista social, MBA em Gestão para Organizações do Terceiro Setor, mestre e doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP. Professora da PUC-COGEAE e FGV-PEC nos cursos de Gestão para o Terceiro Setor. Vice-presidente e coordenadora do IATS -Instituto de Administração para o Terceiro Setor Luiz Carlos Merege. e-mail:moussallem@iats.org.b
Descrição da Atividade: O aluno deve observar e relatar os problemas sociais ocorridos no caminho entre a casa e a escola e, a partir dessa observação e relato, propor soluções para os mesmos. Essa atividade deve ser apresentada e discutida em sala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário