quinta-feira, 26 de abril de 2012

Confira a avaliação de Sociologia (segunda chamada do segundo bimestre)


TERCEIRA SÉRIE

1. (PITÁGORAS) Leia o trecho a seguir de matéria publicada na Folha Online de autoria de João Carlos Magalhães e Márcio Falcão, em 26/10/2011.

Senado aprova projeto de lei que cria Comissão da Verdade

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira, o projeto de lei que cria a Comissão da Verdade, grupo governamental que investigará e narrará as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 – incluídas as da ditadura militar.
O Congresso manteve o texto enviado pelo Executivo no ano passado, permitindo uma tramitação rápida e sem debates, como queria o governo. Agora, ele irá para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
O projeto aprovado pela Câmara no mês passado segue o exemplo de dezenas de outros países que também passaram por transições de ditaduras para democracias.
No Brasil, essa será a terceira comissão a revisitar os acontecimentos do regime militar e a primeira criada na era petista.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/997321-senado-aprova-projeto-de-lei-que-cria-comissao-da-verdade.shtml .
Acesso em 06/11/2011.



A matéria relata a aprovação de um projeto para criar uma comissão que investigará fatos ocorridos no país relacionados à violação de direitos humanos.


O Brasil, como é um Estado federativo, tem como característica

a) a falta de quórum para as votações de projetos de lei.
b) a divisão desigual de poder entre o Legislativo e o Executivo, gerando atritos políticos prejudiciais ao país.
c) o bicameralismo, onde os projetos de lei são discutidos e votados na Câmara dos deputados e no Senado.
d) o extremismo entre direita e esquerda, onde a esquerda se ocupa do Executivo e a direita do Legislativo.
e) o desacordo entre estados e federação no que diz respeito às verbas governamentais.

resposta da questão 1:[C]

2. (PITÁGORAS) Comumente, associamos a política apenas àquilo que se dá nos altos escalões do Estado. Todavia, política é uma coisa, Estado é outra. O Estado é uma instituição cujo funcionamento podemos observar com clareza, conhecemos seus oficiais e podemos identificar seus limites geográficos. Com a política, as coisas são diferentes. Para o cientista político mineiro Fabio Wanderley Reis, ela consiste na administração dos problemas da vida em conjunto. Isto é, sempre que estamos com mais pessoas e algum problema de convivência surge, precisamos de alguma forma resolver os impasses e questões. Praticamos, assim, a política em seu melhor sentido.


Assumindo essa concepção de política, podemos afirmar que todas as alternativas abaixo caracterizam situações onde surgem problemas políticos, EXCETO:


a) Toda a família se reuniu à mesa para discutir o orçamento da casa, pois algumas dívidas surgiram.
b) Ela ficou muito zangada quando viu a jovem furando fila. Logo chamou-lhe a atenção: “Ei, existe uma regra que se aplica a todos: é preciso respeitar a fila.”
c) Aquele senhor precisou correr para não ser atropelado, pois um motoqueiro tinha ignorado a faixa de pedestres.
d) O parlamentar discursou durante duas horas na tentativa de convencer seus adversários a darem seu apoio ao projeto.
e) Ele passou horas tentando consertar seu computador, sem obter sucesso.

resposta da questão 2:[E] 

 
3. (PITÁGORAS) As eleições no Brasil são noticiadas, por vezes, como a "festa da democracia". Essa expressão faz mesmo muito sentido. Devemos sempre nos lembrar que o voto direto é uma conquista muito recente. Até poucos anos atrás, por exemplo, os governadores dos estados eram indicados pelo presidente da República, não eram escolhidos pelos cidadãos.

A consulta popular é a forma pela qual a população escolhe aqueles que vão compor os principais cargos dos poderes Legislativo e Executivo.

Assinale a afirmativa que INDICA o nome dessa forma de organização do Estado.

a) Democracia direta.
b) Democracia representativa.
c) Democracia participativa.
d) Democracia deliberativa.
e) Ditadura popular.

resposta da questão 3:[B]

4. (PITÁGORAS) Complete o parágrafo com a alternativa ADEQUADA.

O texto da questão anterior, de José Murilo de Carvalho, contempla uma das mais importantes formas de participação política, o voto. Este que é, decerto, um dos principais fundamentos das democracias contemporâneas. No entanto, trata-se de apenas uma das possíveis formas de participar da vida política de uma comunidade. A todas as outras chamamos de ____________________.

a) participacionismo
b) atitudes democráticas
c) atividades participativas
d) participação não-eleitoral
e) participação cidadã

resposta da questão 4:[D]

5. (PITÁGORAS) Assinale dentre as opções a seguir aquela que contém, respectivamente, as mais altas, hierarquicamente, instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

a) Ministério da Casa Civil, Presidência do Senado, Tribunal Superior Eleitoral.
b) Ministério da Fazenda, Presidência da Câmara Federal, Ministério da Justiça.
c) Presidência da República, Senado, Ministério da Justiça.
d) Presidência da República, Presidência do Senado, Supremo Tribuna Federal.
e) Presidência da República, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal.

resposta da questão 5:[D]

6. (PITÁGORAS) Vai acontecer uma eleição para presidente, deputado federal, senador, governador e deputado estadual. Você será um dos candidatos.

a) Escolha a qual cargo você gostaria de se candidatar e explique por que você escolheu esta função.


b) Explique para que serve a função que escolheu.

c) E para os outros cargos, quais são as funções de cada um? Explique.

resposta da questão 6:
a)  Resposta pessoal. Possível: Presidente.
Por ser o cargo mais importante do país.
b)  Resposta pessoal. Possível: Serve para administrar o país.
c) Deputado estadual e federal, junto com os senadores, legislam o estado e o país, ou seja, constroem as leis. Os governadores administram os estados para o qual foram eleitos.

7. (CNDL) Observando a sua comunidade próxima, relacione as diversas formas de exercício da cidadania nela presentes e mencione os novos instrumentos tecnológicos que tornam possível a efetivação dessa participação.

resposta da questão 7:
 
Resposta pessoal. Possibilidade de resposta: participação em associação de moradores, envolvimento com o grêmio estudantil da escola. Participação nas eleições tanto votando, como propagando a ética no voto.

8. (CNDL) Observe a imagem.
 
 
O poder da mídia: um quarto poder. In: http://contextoshistoricos.blogspot.com/2011/04/cndl-colegio-notre-dame-de-lourdes.html acesso em 30 abr 2011.

a) Explique o que caracteriza a Imprensa como o quarto poder?



b) Alguns intelectuais argumentam que a Imprensa não é mais o quarto poder, como já fora em outras épocas. Você concorda? Justifique sua resposta.

resposta da questão 8:
a) Graças ao senso cívico dos meios de comunicação e à coragem de jornalistas audaciosos, as pessoas dispunham deste “quarto poder” para criticar, rejeitar e resistir, democraticamente, às decisões ilegais que poderiam ser iníquas, injustas e até criminosas para com pessoas inocentes. Dizia-se, muitas vezes, que era a voz dos sem-voz.
b)  Preocupados, acima de tudo, em ver triunfar seu gigantismo – o que obriga a adular os outros poderes -, estes grandes grupos deixaram de ter como objetivo cívico o de ser um “quarto poder”, assim como deixaram de denunciar os abusos contra os direitos ou de corrigir as disfunções da democracia para polir e aperfeiçoar o sistema político. Não pretendem se apresentar como um “quarto poder” e, menos ainda, como um contrapoder.

9. (PITÁGORAS) A partir dos seus conhecimentos sobre o três poderes da República brasileira, responda às questões.

a) Qual a importância da autonomia dos três poderes? Justifique sua resposta.

b) O que você entende por equilíbrio entre os três poderes? Justifique sua resposta.

resposta da questão 9:
a) A existência de três poderes e a ideia de que haja um equilíbrio e uma descentralização entre eles, de modo que cada um dos três exerça um certo controle sobre os outros.
b) Equilíbrio quer dizer que não há preponderância de um poder sobre o outro.

10. (PUCRS) Por não-verdade é preciso entender (...) todas as formas e todos os níveis de ausência, de recusa e de desprezo da verdade: mentira propriamente dita, informação parcial e deformada, propaganda sectária, manipulação dos meios de comunicação e outras ainda.
(Papa João Paulo II)

Considerando os acontecimentos recentes veiculados pelos meios de comunicação no Brasil - propaganda eleitoral, escândalos políticos, conquistas econômicas e sociais, etc. - como avaliar, à luz das palavras de João Paulo II, o que lemos e ouvimos a respeito de nosso país, a fim de que possamos exercer uma cidadania consciente?
Reflita sobre essa questão e apresente o seu ponto de vista, fundamentando-o com dados da realidade, a partir desta proposta:

Verdades e mentiras a respeito de um país chamado Brasil e do povo que nele habita.

 resposta da questão 10:

Reflexão pessoal do aluno.


Questões extras

1. (Mackenzie) "Votar é essencialmente um direito, não um dever. Ninguém deve ser obrigado a escolher representantes. A todo cidadão deve ser garantido o direito de se fazer representar nas instâncias executiva e legislativa. Quem não se vale desse direito está simplesmente abrindo mão de um valoroso instrumento para o exercício da cidadania. Deve, pois, arcar com os efeitos dessa omissão."
("Folha de São Paulo")

Assinale a alternativa correta sobre o trecho anterior.
a) Está pressuposto que todas as pessoas, se pudessem, não votariam.
b) O voto tem de pertencer mais ao universo do dever, do que ao universo do querer e do saber.
c) Votar é circunstancialmente um direito, mas indubitavelmente um dever.
d) Está pressuposto que alguns só votam por obrigação.
e) O cidadão que é alheio a seus próprios direitos deve permanecer isento de quaisquer ônus decorrentes dessa alienação.

resposta da questão 1:[D]

2. (CNDL) "(...) [Cidadania] é uma palavra usada todos os dias e tem vários sentidos. Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente.
Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É processar um médico que cometa um erro. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro sem ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido.
Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento, está o respeito à coisa pública.
O direito de ter direitos é uma conquista da humanidade. (...)"
(Gilberto Dimenstein. O CIDADÃO DE PAPEL. São Paulo: Ática, 1993.)

Tendo por base o texto de Gilberto Dimenstein apresente alguns direitos que o exercício pleno da cidadania pode nos oferecer.

resposta da questão 2:
O exercício pleno da cidadania pode nos oferecer nossos direitos políticos, sociais e civis. 


3. (Unicamp) "(...) O shopping center Rio-Sul - o primeiro a ser construído na cidade do Rio de Janeiro - foi invadido por um grupo de 130 pessoas formado por sem-teto, favelados, estudantes e punks. Os manifestantes, com esta invasão pacífica, inauguraram uma forma nova de protesto."
(Adaptado de "Folha de S. Paulo", 05/08/2000.)

a) Relacione essa manifestação ao exercício da cidadania e às formas de organização espacial das cidades contemporâneas.

b) Além do shopping center, cite outro exemplo de segregação socioespacial no meio urbano. Justifique sua resposta.

resposta da questão 3:
a)  Na organização espacial das cidades contemporâneas tende –se a segregar os mais pobres. Ou seja, a segregação espacial acompanha a segregação social. Pode ser realizada de forma direta ou indireta, erguendo-se barreiras visíveis ou não, delimitando-se territórios, impedindo-se o acesso aosgrupos socialmente excluídos. Selecionam-se espaços privilegiados para a localização das habitações e das atividades consideradas mais sofisticadas. Os Shopping-centers – templos do consumo –são locais emblemáticos relacionados aos apelos da sociedade de consumo. Localizam-se nas áreasmais valorizadas para atender a uma demanda das classes mais abastadas. Na implantação dessesenclaves, um dos mais elementares direitos dos cidadãos é desrespeitado – o de ir e vir sem constrangimentos  – principalmente por serem espaços públicos. Por ali circulam pessoas de alto emédio poder aquisitivo, e a aparência exigida pela sociedade de consumo, que funciona como passaporte para o livre-acesso. Assim, os direitos constitucionais do cidadão  são substituídos pelacapacidade do poder aquisitivo para o consumo. Este fato fica evidente quando cruzamos a distribuição dos grupos sociais e o zoneamento da infra-estrutura urbana nos territórios da cidade.
A  invasão ocorrida significa um protesto  à organização espacial segregacionista. Reafirma osanseios dos mais pobres por cidadania – ideologicamente confundida com consumismo. O protestoé contra o uso privilegiado do espaço público, uma vez que nos bairros de origem dos pobres  hátodo tipo de carência de infraestrutura, sendo-lhes negado o acesso às condições mínimas de vidaurbana que fundamentam o exercício da cidadania.
 
b) - A organização de moradias em condomínios fechados: bairros residenciais de classes mais abastadas que proliferam pelas grandes cidades brasileiras e são verdadeiras fortificações contra o mundo exterior (considerado inseguro). Representa a auto-segregação de grupos privilegiados economicamente, sob a alegação de segurança e qualidade de vida.
- As áreas privadas de lazer: com o abandono do espaço público pelo Estado e pelos grupos mais privilegiados, áreas de lazer privadas passaram a representar a opção de restritos grupos sociais com alto poder aquisitivo (privatização de praias, ilhas, margens de represas, e mesmo praças públicas cercadas, com acesso controlado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário