quinta-feira, 26 de abril de 2012

Confira a avaliação de Sociologia (segunda chamada do segundo bimestre)


AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA 
SEGUNDA CHAMADA

PRIMEIRA SÉRIE

 

1. (CPS) Leia o texto adaptado de Frei Betto:

"De 9 de agosto - aniversário da morte de Betinho - a 15, haverá, no país, uma grande mobilização em torno da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Qualquer pessoa ou instituição - movimento social, denominação religiosa, ONG, escola, empresa, associação, etc. - pode e deve participar da Semana, recriando-a no local onde se insere. Basta promover algo que reforce a cidadania e a solidariedade: mesas-redondas; campanhas; palestras; mutirão que beneficie, SEM ASSISTENCIALISMO, a população de baixa renda."

São consideradas ações SEM ASSISTENCIALISMO aquelas que não reduzem os beneficiados a um comportamento passivo.
Das propostas a seguir, são ações desse tipo:

I. a doação de bens alimentares arrecadados em eventos a comunidades carentes.
II. a alfabetização de jovens e adultos.
III. a concessão de roupas à população necessitada, especialmente durante o inverno.
IV. o esclarecimento sobre higiene e prevenção a doenças.

Todas as ações não-assistencialistas estão contempladas na alternativa:
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas I e II
d) apenas II e IV
e) apenas III e IV

resposta da questão 1:[D]
As ações sociais sem assistencialismo, como o excerto afirmou são aquelas que não reduzem os beneficiados a um comportamento passivo. Ex: Alfabetização de jovens e adultos, esclarecimento sobre higiene e prevenção a doenças.
 

2. (FGV adaptada) (...) A cidade não pára, a cidade só cresce / O de cima sobe e o debaixo desce / A cidade se encontra prostituída / Por aqueles que ousaram em busca de saída / Ilusora de pessoas de outros lugares / A cidade, sua fama vai além dos mares (...).
(Chico Sciense e Nação Zumbi - "A cidade" em "Da lama ao caos")

A letra da música refere-se de maneira explícita e implícita a importantes questões que interessam à Sociologia, tais como:

a) O contínuo crescimento demográfico acelerado das Regiões Metropolitanas, exceto as do Rio de Janeiro e Fortaleza, que apresentaram, nas duas últimas décadas, cifras abaixo das registradas nos respectivos Estados.
b) As desigualdades sociais provocadas pela concentração de renda, quesito que equipara o Brasil a outros países também detentores de altas taxas, a exemplo da França.
c) O crescimento do terceiro setor da economia como uma forma de atuação da sociedade civil na solução de problemas sociais, promovendo a cidadania e a inclusão da população de baixa renda.
d) A falta de fiscalização na aplicação do dinheiro público, apesar de gerar a "prostituição das cidades" e a conseqüente desestruturação das políticas sociais do Estado e das iniciativas privadas, o que impediu a criação de um Estado de Bem-Estar Social no Brasil.
e) O contínuo crescimento dos fluxos migratórios para São Paulo, "ilusora" cidade mundial, pelo fato de não terem surgido novos pólos de atração demográfica, em outras regiões do Brasil.

resposta da questão 2:[C]


3. (PITÁGORAS) Nas últimas décadas, instituições da sociedade civil tem se formado no intuito de levar a cabo projetos sociais os mais diversos. Estes projetos, por sua vez, são financiados por uma ampla lista de instituições, tanto nacionais quanto internacionais, tanto governamentais quanto da iniciativa privada.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem, passo a passo, com que DEVE ser conduzido um projeto social.

a) Monitoramento, execução e avaliação.
b) Elaboração, implementação, monitoramento e avaliação.
c) Implementação, projeção e avaliação.
d) Avaliação, implementação e elaboração.
e) Elaboração, avaliação, implementação e monitoramento.

resposta da questão 3:[B]

4. (PITÁGORAS) A frase a seguir contém algumas lacunas. Dentre as alternativas que seguem, identifique aquela que CONTÉM as palavras que a completam mais adequadamente.

"Nossa sociedade é movida pela _____________, pelo ___________ de inúmeras de pessoas que decidem fazer a diferença", disse a jovem à plateia que a escutava atentamente. Para eles, o _____________ é aquela pessoa que sabe identificar problemas presentes e tem a ousadia de lutar por uma solução.

a) Ganância – corporativismo – trabalhor.
b) Iniciativa pessoal - voluntarismo - trabalhador.
c) Unidade e o comunitarismo - suor - diferencial.
d) Iniciativa pessoal - voluntarismo - empreendedor.
e) Autonomia – suor – empreendedor.

resposta da questão 4:[D]

5. (UEL) O sociólogo Herbert de Souza (1935-1997), conhecido como Betinho, nos seus últimos anos de vida liderou uma  campanha de combate à fome, mobilizando a sociedade. A campanha inovou ao defender a assistência aos que têm  fome enfatizando os direitos sociais e não apenas a filantropia.
Com base no texto, nos conhecimentos sobre a  campanha liderada por Betinho e sobre a questão da fome no Brasil, é correto afirmar:

a) Devido ao razoável nível de distribuição de renda, a pobreza e a fome estão ausentes da pauta dos problemas estruturais do Brasil. 
b) Com a finalização do programa Comunidade Solidária, desenvolvido pelo Governo Fernando Henrique Cardoso, a campanha saiu de pauta, pois o problema da fome no Brasil foi solucionado.
c) A campanha contribuiu para a ampliação de políticas públicas voltadas para o combate à pobreza e à fome e para a busca de soluções estruturais visando a superação das mesmas.
d) A contínua melhoria dos índices de distribuição de renda ocorrida nos últimos anos, mostra a superação da pobreza e da fome.
e) A campanha defende que a superação da pobreza e da fome deve ser encarada como de responsabilidade dos que vivenciam esta situação.

resposta da questão 5:[C]

6. (CNDL) Explique o significado de protagonismo juvenil.


resposta da questão 6:
O Protagonismo juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto importante do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromisso, que é responsabilidade.

7. (CNDL) Existem várias maneiras de se exercer a cidadania junto à sua comunidade através do protagonismo juvenil. Cite e comente pelo menos três delas.
 
resposta da questão 7:
Participação em associações de moradores, grupo de jovens da paróquia, grêmio estudantil, grupo de voluntários - com atuação direta em algo da sua realidade que os sensibilize e mobilize para a construção de um mundo melhor para todos, como atuação em creches, asilos, hemocentros, associação de catadores de papel, associações contra a fome, mutirão de construção de casas, trabalhos em hospitais com crianças carentes, preservação do meio ambiente, acompanhamento e fiscalização política, entre outras.

(UFJF) Leia, agora, com atenção, o Texto I, um fragmento do artigo intitulado A alma da fome é política, do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, publicado no Jornal do Brasil, em setembro de 1993, para responder às questões de 8 a 10.
Texto I
“A fome é exclusão. Da terra, da renda, do emprego, do salário, da educação, da economia, da vida e da cidadania. Quando uma pessoa chega a não ter o que comer é porque tudo o mais já lhe foi negado. É uma espécie de cerceamento moderno ou de exílio. A morte em vida. O exílio da Terra. Mas a alma da fome é política.
A fome é a realidade, o efeito e o sintoma. O ponto de partida e de chegada. A síntese, a ponta do novelo a partir da qual tudo se explica e se resolve. Porque não é episódica, nem superficial, revela fundo o quanto uma pessoa está sendo excluída de tudo e com que frieza seu drama é ignorado pelos outros. (...) Mas a fome é também o atestado de miséria absoluta e o grito de alarme que sinaliza o desastre social de um país, que mostra a cara do Brasil.
(...)
É assustador perceber com que naturalidade fomos virando um país de miseráveis, com que tranquilidade fomos produzindo milhões de indigentes. Acabar com essa naturalidade, recuperar o sentido da indignação diante da degradação humana, reabsolutizar a pessoa como centro e eixo da vida e da ação política é essencial para transformar a luta contra a fome e a miséria num imenso processo de reconstrução do Brasil e de nossa própria dignidade. Por isso é que acabar com a fome não é só dar comida, e acabar com a miséria não é só gerar emprego, mas é reconstruir radicalmente toda a sociedade.”


8. A respeito do texto de Betinho, é POSSÍVEL afirmar que ele:
a) apresenta um panorama quantitativo da situação da fome no Brasil e os impactos causados pela miséria.
b) vai além das avaliações técnicas sobre a miséria e sobre a exclusão para defender a necessidade da reconstrução social.
c) caracteriza a fome como um fenômeno natural em um país de desigualdade econômica.
d) constrói uma imagem poética dos excluídos, prejudicando, assim, o propósito comunicativo do texto.
e) discute as principais estratégias para, dentro dos limites da realidade, terminar com a fome no Brasil.

resposta da questão 8:[C]

9. De acordo com o texto, todos os elementos abaixo podem ser relacionados com a fome, EXCETO:
a) exclusão de direitos.
b) falta de solidariedade.
c) indicação de caos social.
d) indiferença dos outros.
e) preconceito racial.

resposta da questão 9:[E] 

10. As principais razões que justificam a indignação do sociólogo, em seu texto, são:
a) a política brasileira e a falta de emprego.
b) a desigualdade social e o preconceito racial.
c) a degradação humana e o cerceamento político.
d) o número de indigentes e a precariedade do sistema de saúde.
e) a fome e a indiferença do outro à fome.

 resposta da questão 10:[E]

Questões extras

1. (ACADEPOL-MG) A história do Brasil pode ser contada de vários modos e sob vários ângulos, mas para a maioria esta é a história da fome e da miséria. Um modo perverso de dividir um mundo em dois, produzindo um gigantesco apartheid.[...]. Uma parte ostensiva, rica, branca, educada, motorizada e dolarizada. Outra parte imensa na sombra, negra, analfabeta, dando duro todos os dias, comendo o pão que o diabo amassou em reais. Dois mundos no mesmo país, na mesma cidade, muito próximos pela geografia e infinitamente distantes como experiência de humanidade.

Fonte: Jornal do Brasil - Texto de Herbert de Souza - Betinho.

De acordo com o texto, é correto afirmar que:

a) os dois mundos citados referem-se aos estados das regiões Norte e Sudeste.
b) a população pobre está concentrada no campo e a rica, na cidade.
c) o apartheid brasileiro é uma forma de separação entre dois grupos populacionais movida por questões humanitárias e não geográficas.
d) a situação da população brasileira indica uma segregação movida por questões geográficas.

 resposta da questão 1:[C]

2. (MACK)

            Caía a tarde feito um viaduto
            E o bêbado trajando luto me lembrou Carlitos
            A lua, tal qual a dona do bordel
            Pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel
            E nuvens, lá no mata borrão do céu,
            Chupavam manchas torturadas, que sufoco
            Louco, o bêbado com chapéu-coco
            Fazia irreverências mil pra noite do Brasil, meu Brasil
            Que sonha com a volta do irmão do Henfil
            Com tanta gente que partiu num rabo-de-foguete...

João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”, 1979

A canção destaca a figura do sociólogo Betinho, irmão do famoso cartunista Henfil, premiado com o Global 500, da ONU, por sua contribuição em favor da ecologia na Campanha pela Reforma Agrária. A letra da música retrata, na história recente do Brasil, o perfil dos

a) estudantes secundaristas, os “caras-pintadas”, exigindo medidas éticas contra o governo de Fernando Collor de Melo.
b) anistiados políticos, vítimas do regime repressivo durante a ditadura militar e a volta deles do exílio.
c) manifestantes que participaram da Campanha contra a Fome, liderados por Betinho contra a miséria social.
d) refugiados políticos, sendo a maioria integrantes do Partido Comunista Brasileiro, cassados durante o Estado Novo.
e) integrantes das campanhas “Diretas Já”, que nas capitais do país, se manifestaram a favor do retorno ao voto direto para presidência da República.

 resposta da questão 2:[B]

3. (CNDL) Explique de que maneira a aprendizagem sociológica pode colaborar para a prática da cidadania?

 resposta da questão 3:

Reflexão pessoal dos alunos. Espera-se que o aluno perceba que através da aprendizagem sociológica ele possa se colocar de maneira mais crítica perante a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário