sábado, 17 de março de 2012

Confira a correção do Notrevest (Primeiro Bimestre)




PRIMEIRA SÉRIE

1. (Unicentro 2012) Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais.


DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004.

Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:

a) A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.

b) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.

c) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.

d) A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.

e) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.

2. (Uffs 2011) Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associa­ção, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser conside­rada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias.

Qual foi esse autor?

a) Karl Marx.

b) Max Weber.

c) Émile Durkheim.

d) Augusto Comte.

e) Jean Jacques Rousseau

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[E]


O nascimento da Sociologia é contemporâneo às transformações sociais ocasionadas pela Revolução Industrial, como a urbanização, o surgimento da burguesia, o aumento da divisão do trabalho e a paulatina consolidação do capitalismo. Essa ciência surge, portanto, como uma forma de compreender esse mundo moderno nas suas próprias relações e especificidades.

Resposta da questão 2:

[C]

Durkheim é considerado por muitos como o pai da Sociologia. Isso porque foi quem estabeleceu não só um método característico de análise, mas também por ter conseguido instituir a Sociologia como curso acadêmico na universidade francesa. Somente a partir daí a Sociologia passou a ser reconhecida como ciência.

SEGUNDA SÉRIE

1. (Unesp 2012) Uma mãe canadense defendeu a decisão tomada por ela e por seu marido de manter em segredo o sexo de seu filho mais novo, para dar à criança a oportunidade de desenvolver a sua identidade sexual por conta própria. A decisão tomada por Kathy Witterick, 38 anos, e David Stocker, 39, de não revelar o gênero de seu bebê Storm, de quatro meses de idade, gerou uma avalanche de reações – positivas e negativas – após reportagem do jornal “Toronto Star”, publicada nesta semana [28.05.2011].

(www.g1.globo.com. Adaptado.)

De acordo com o texto, pode-se afirmar que:

a) O ponto de vista adotado pela mãe canadense pressupõe a adoção do determinismo biológico no campo da sexualidade.

b) O fato descrito pela reportagem revela a influência da fé religiosa nos padrões comportamentais contemporâneos.

c) Sob o ponto de vista moral, a decisão tomada pelo casal canadense expressa um perfil conservador.

d) O fato em questão revela que, para os pais da criança canadense, identidade sexual é um tema pertencente exclusivamente à esfera da autonomia individual.

e) A postura adotada pelos pais da criança em questão revela intolerância no campo das diferenças sexuais.

2. (Unicentro 2011) No ano de 1933, a artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social no Brasil.

Sobre o tema da diversidade étnica, as teorias sociológicas afirmam que, sob a perspectiva cultural,

a) os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos.

b) as populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas.

c) os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia.

d) alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais.

e) a chegada dos japoneses, em 1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais no Brasil.

Gabarito

Resposta da questão 1:

[D]

A postura dos pais parte do pressuposto de que a identidade sexual é construída pelo sujeito, não devendo ser-lhe imposta pelo meio social. Essa posição corresponde a uma postura ética que está de acordo com diversos estudos de gênero contemporâneos, ainda que seja controversa e não livre de ambiguidades.

Resposta da questão 2:

[C]

Somente a alternativa [C] apresenta uma afirmação verdadeira a respeito da diversidade étnica. O conceito de “etnia” foi elaborado no sentido de retirar o caráter preconceituoso do conceito de “raça”, valorizando as determinações culturais na construção da identidade dos grupos sociais. Assim, tal identidade, atualmente, não pode ser reduzida a uma concepção somente biológica.

TERCEIRA SÉRIE

1. (Uema 2011) Entre as opções abaixo, indique aquela em que a afirmativa sobre globalização está incorreta.

a) Envolve uma intensa competição entre as economias do norte e do sul com alternância entre mercado global, nacional e local.

b) Exclui a competição financeira entre os Estados Nacionais e a disputa entre esses por novos mercados.

c) Supõe uma intensa competição produtiva e financeira entre os países desenvolvidos.

d) Implica a disputa de mercados entre empresas multinacionais de países imperialistas com redes nacionais.

e) Supõe um intenso comércio internacional que une mercados globais às classes empresariais sob o impulso da revolução tecnológica.

2. (Ufu) Nunca antes conseguiu o capital, como agora, no início do século XXI, exercer um poder tão completo, absoluto, integral, universal e ilimitado sobre o mundo inteiro. Nunca antes pôde impor, como atualmente, suas regras, suas políticas, seus dogmas e seus interesses a todas as nações do globo. Nunca antes existiu uma tão densa rede de instituições internacionais – como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio – destinada a controlar, governar e administrar a vida da humanidade segundo as regras estritas do livre mercado capitalista e do livre lucro capitalista. A ditadura internacional que exercem as multinacionais e o capital financeiro mundial é sem precedente na história.

LÖWY, Michael. A luta contra o capital global não tem fronteiras. Porto Alegre: Fórum Social Mundial, 2001.

Segundo a análise do autor pode-se dizer que a globalização

a) corresponde a um período em que as fronteiras políticas e econômicas não existem mais.

b) aprofunda, em escala mundial e sob a predominância do capital financeiro, a lógica do capitalismo, intensificando a desigualdade entre nações e no interior delas.

c) significa o fim de qualquer hegemonia nacional, já que há um equilíbrio entre os Estados nacionais.

d) permite a toda a humanidade o livre acesso aos bens, serviços e à tecnologia produzidos na economia capitalista.

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[B]

Somente a alternativa [B] corresponde a uma afirmação incorreta a respeito da globalização. Esse sistema está em grande relação com o sistema financeiro global, que corresponde a uma intensa competição entre grandes corporações e Estados Nacionais por novos mercados e áreas de investimento. A globalização é, portanto, também a globalização do capital.

Resposta da questão 2:

[B]

O argumento do texto está em consonância com a interpretação de que a Globalização corresponde à fase Superior do Capitalismo, na qual se manifesta a mundialização do capital para além das barreiras nacionais, aumentando em escala as suas contradições e o poder da oligarquia financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário